domingo, 9 de maio de 2021

Vai em paz, amigo Juabas

Uma grande perda para a cultura pop no Brasil.


Faleceu ontem um grande entusiasta e divulgador de cultura pop, um sujeito de excelente caráter e espírito empreendedor. 

Conheci o Juabas meses atrás, por intermédio do meu amigo Bone, do canal Resistência Tokusatsu. Ele tinha um canal, o Retro Juabas, onde, entre outros quadros, apresentava a série Revisitando a Herói, dedicada à publicação da qual fiz parte. O Juabas queria gravar uma live comigo e assim fizemos, no dia 14 de março passado. E passamos a ter contato desde então. 

Era extremamente simpático e atencioso, pesquisava cuidadosamente para as matérias que apresentava em seu canal e era um entrevistador e tanto. Fazia a conversa fluir com qualquer pessoa e logo se tornou muito querido, especialmente no meio dos fãs de tokusatsu. 

Semanas atrás, ele postou no Twitter que a mãe e irmão, que moram com ele, estavam com Covid e ele mesmo estava aguardando resultado do exame. Aparentemente, estava bem. Na mesma hora, mandei mensagem para ele via WhatsApp falando sobre tratamentos possíveis, mandei link pra ele se informar sobre isso, não acreditar na grande mídia e me coloquei à disposição para explicar melhor. Nunca me respondeu, infelizmente. 

Dias atrás, postou em suas redes que estavam todos ficando pior a cada dia. Dizia que estava muito doente, e alertava que "não é possível sair de casa sem estar vacinado". Tentei novo contato, implorando que buscasse tratamento, pois mesmo em casos mais avançados, há extensa literatura médica indicando tratamentos. Nunca deu ouvidos ou talvez sequer tenha visto, pois me disseram que estava evitando falar com qualquer pessoa. 

Juaci Junior (1985~2021)

Ontem, dia 8 de maio, ele morreu em casa. Eu não sabia quase nada sobre ele. Soube agora que tinha 36 anos, tinha um emprego e sofria de comorbidades, sendo a hipertensão uma delas, fora uma pequena obesidade. Mesmo jovem, estava no grupo de risco. Era imperativo que o tratamento precoce tivesse sido prescrito e seguido. Mas ele não acreditava em tratamento, era visível que tinha muito medo da doença e que só acreditava em vacina e isolamento total para combater a pandemia. Acreditou no pânico incentivado pela mídia negacionista de tratamento. E agora ele se foi. Há apenas seis dias, publicou seu último vídeo (sobre G.I. Joe), antes de seu estado se agravar rapidamente. 

Juabas não foi apenas vítima do Covid, mas foi um dos milhares que morreram, ou por que lhe foi negado tratamento, ou simplesmente não procurou tratamento por não acreditar que pudesse funcionar ou ajudar. Ele, que dizia que não se devia politizar a doença, foi vítima de quem verdadeiramente politizou a doença e seus tratamentos. 

A grande mídia, as big techs (especialmente de redes sociais) e os governos são culpados pelo genocídio em andamento. Tudo por interesse político, por dinheiro, por poder. Nosso presidente é um fraco indeciso, por nunca ter nomeado um Ministro da Saúde que defendesse algum tipo de tratamento para a doença, coisa que ele próprio tentou divulgar. Ficar em casa sem tomar nada (ou tomando Dipirona), com o quadro se agravando, é aguardar a morte chegar. No caso dele, que tinha comorbidades, talvez o tratamento nem fosse tão eficaz, mas tentar algo é melhor do que esperar a morte chegar. Teve gente me criticando porque eu tentei convencer ele a buscar tratamento. 

Tenho plena ciência de que este post pode custar caro para mim, que meu blog pode ser deletado por causa disso, que posso ser perseguido. A censura assassina que combate quem divulga ou defende o fato de que há tratamento para aliviar os sintomas (e permitir grandes chances de sobrevida) avança a passos largos de forma ditatorial. Não importa, não irei me calar. 

Por ora, só me resta desejar que Juabas esteja sendo bem recebido no Reino dos Céus, e pedir que Deus conforte sua família e amigos. O corpo pode perecer, mas a alma é imortal e ele deixou um legado com seu divertido canal de entretenimento e cultura pop. 

Vai em paz, Juabas. Você foi dedicado, você foi autêntico, você foi GRANDE!


CANAL RETRO JUABAS

- Médicos Pela Vida - Covid19


Nota: Depois de alguns comentários, resolvi trancar este post. Ter sugerido tratamento (mesmo que não tenha sido ouvido) atraiu a ira de pessoas que vieram me provocar e xingar por causa de política. Como se eu ainda apoiasse o presidente. Já passei por isso antes e preferi sair de vez do Twitter e do Instagram. Não tenho que lidar com vermes. 

3 comentários:

Laércio Rogério disse...

parabéns pelo comentário Nagado, o canal de Juabas era muito bom, realmente Ele entendia como pouco o universo Tokusatsu e também lhe dou os parabéns pela definição precisa e correta.sobre a franquia Metalhero que vc participou no canal da Resistência. Somos sim fã de Metalder. Um forte abraço

Riojin disse...

Nao conheci. Mas, infelizmente muitos estao indo por conta de brigas politicas. Infelizmente nem implorando alguns pensam em se tratar, por causa da narrativa da midia. Triste.

tuneldotempotv disse...

Meus sentimentos aos familiares e amigos do grande Juabas, o qual tive o privilégio de conhecer e participar de live em seu canal. Era muito simpático com todos os convidados, tratava as pessoas e canais parceiros com grande consideração. Ainda que não tivéssemos as mesmas convicções políticas e quanto ao atual momento, tínhamos em comum o gosto por tokusatsu e clássicos da TV. Foi um privilégio conhecê-lo, compartilhar dos gostos apresentados por nossos canais de YouTube e compartilhar informações. Enfim, Juabas foi um grande amigo e será sempre lembrado por seu grande talento.

Ass: Bruno (Canal Túnel do Tempo TV)