quarta-feira, 19 de maio de 2021

Isao Sasaki: Heroísmo e nostalgia na voz

Uma pequena homenagem a um dos maiores cantores de trilhas sonoras do Japão.

Isao Sasaki

Uma das mais poderosas vozes da música japonesa já acumula mais de 60 anos de carreira e segue encantando fãs de animê e tokusatsu de várias gerações. 

Dono de um timbre grave muito peculiar e grande extensão vocal, Isao Sasaki é famoso por interpretar os temas de Uchuu Senkan Yamato (Patrulha Estelar), Getter Robo, Gorenger, Jakkar, Kyodain, Rei Arthur, Galaxy Express 999, Metalder e muitas outras séries. Sua carreira atravessa mais de seis décadas e ele ainda se mantém em atividade. 

Nascido em 16 de maio de 1942, Isao Sasaki é natural de Tokyo, a capital do Japão. Já se destacava como cantor na época do colegial e fez sua estreia profissional em 1960, com uma versão de "Make Me Know It", de Elvis Presley. A gravadora Columbia, inclusive, fez a campanha de lançamento do single anunciando Isao Sasaki como o "Presley Japonês", devido às semelhanças vocais. No mesmo ano, estreou como ator no filme Taiyou no Hakaba ("O Túmulo do Sol"), do polêmico e ousado cineasta Nagisa Oshima


Com desenvoltura, trabalhou como ator em cinema e TV (e posteriormente, teatro) paralelamente à sua carreira musical, que era mais focada no estilo rockabilly, o rock dos anos 1950. 

Como ator, tem uma vasta carreira, incluindo dois trabalhos marcantes em tokusatsu: O professor Nanbara em Jaspion (1985) e o Dr. Mochizuki em Kamen Rider ZO (1993). 

Em 1968, dublou Elvis na versão em japonês do filme Flaming Star (1960), conhecido no Brasil como Estrela de Fogo. Isso abriu possibilidades novas em sua vida e ele seria chamado para dar voz em japonês para muitos astros internacionais, como Sylvester Stallone (Rocky, Rambo, Cobra, Os Imperdoáveis), Christopher Reeve (Superman), David Hasselhof (Super Máquina) e outros. Também fez várias vozes originais em animê, com destaque para o Condor, em Gatchaman (1972) e vozes de personagens variados em Yamato. Desde 1981, é casado com a veterana dubladora Miyuki Ueda

Em 1973, cantou o tema do animê Casshern, o que deu início à sua carreira de cantor de temas de animê e tokusatsu, atividade pela qual é mais conhecido internacionalmente. 


Em 1999, na série para vídeo Ultra Seven 99, cantou e escreveu a letra de "Seven no Ballad", que teve melodia e arranjo do compositor original de Ultra Seven, o igualmente lendário Toru Fuyuki

Em Zenkaiger (2021), obra comemorativa de 45 séries da linha Super Sentai, ele canta o tema de encerramento ao lado da incrível Mitsuko Horie, repetindo um dueto feito na primeira série da franquia, Gorenger, em 1975. Não apenas uma homenagem a veteranos, mas uma chance do público ouvir mais uma vez dois dos maiores cantores de anime songs de todos os tempos.

A associação de Isao Sasaki com Elvis Presley ficou para trás há décadas, pois ele construiu um caminho próprio e de enorme relevância em seu país. Ator, dublador, ator vocal, narrador, cantor, compositor e personalidade do rádio. Sua carreira é tão extensa que é difícil cobrir todos os aspectos, pois ele deixou marcas em todas as áreas onde trabalhou. 

Sua interpretação e voz poderosas são perfeitas para canções sentimentais e nostálgicas, bem como temas que evocam heroísmo e nobreza. Sem dúvida, um tesouro vivo, não só das anime songs, mas da cultura japonesa como um todo. 

::: SELEÇÃO DE VÍDEOS :::

1) Tema de abertura da Patrulha Estelar:
"Uchuu Senkan Yamato" ("Encouraçado Espacial Yamato")
Letra: Yuu Aku / Melodia e arranjo: Hiroshi Miyagawa

- Dividindo o palco com Isao Sasaki, está o maestro e compositor Hiroshi Miyagawa.

2) Tema de abertura de Metalder:
"Kimi no seishun wa kagayaiteiru ka" 
("Sua juventude está brilhando?")
Letra: James Mizuki / Melodia: Takashi Miki


3) Tema de encerramento de Ultra Seven 99:
"Seven no Ballad" ("Seven´s Ballad")
Letra: Isao Sasaki / Melodia e arranjo: Toru Fuyuki


4) G.I. Blues:
- Tema 
do filme Saudades de um Pracinha ("G.I. Blues", de 1960), estrelado por Elvis Presley. 

5) Temas de abertura e encerramento de Galaxy Express 999:
"Ginga Tetsudô 999" ("Galaxy Express 999") / "Aoi Chikyu" ("Terra Azul")
Letra: Jun Hashimoto / Melodia: Masaaki Hirao


 🍣🍣🍣🍣🍣

Apoio coletivo ~ Sushi POP:

Colabore com a continuidade de minhas atividades como redator e divulgador cultural, com qualquer valor a partir de R$ 5,00. 

Pode ser contribuição única ou recorrentepública ou anônima. Agradeço de qualquer forma. 

ApoioColetivo 

5 comentários:

tuneldotempotv disse...

Olá, Nagado.

Ótima homenagem ao grande Isao Sasaki, que marcou época para nós como o Professor Nanbara em "Jaspion". Na época do auge dos tokusatsu nem sabíamos que ele também era o cantor de temas como de "Metalder" e o do animê "Patrulha Estelar". A imprensa especializada, como a revista Herói nos anos 90, e o Sushi Pop atualmente, são de grande importância para nós que gostamos de séries japonesas, pois sem estes meios jamais teríamos estas informações riquíssimas. Parabéns pelo trabalho!

Bruno (Canal Túnel do Tempo TV)

Alexandre Nagado disse...

Obrigado, Bruno. O Isao Sasaki merece muito mais homenagens, é uma verdadeira lenda viva que merece ser cada vez mais aplaudido.

Grande abraço!

Jason Scott disse...

Hoje em dia eu associo ele primeiramente ao Joe do Condor, de Gatchaman. Só depois lembro do Nanbara rs O personagem dele é tão legal, ele acabou cantando os temas das sequencias Gatchaman II e Gatchaman F... Aliás em Gatchaman II ele também cantou o tema de encerramento com a Mitsuko Horie =)

Alexandre Nagado disse...

Fala, Jason!

Pra você ver como ele é uma lenda viva. Deixou marcas em diferentes áreas. E imagine o pessoal no Japão que não se liga em mangá, animê ou tokusatsu, mas que se acostumou a ouvir ele como a voz do Stallone e vários outros atores em filmes americanos dublados.

Valeu, abraço!

Jorge Hakaider disse...

Um dos meus cantores favorito. Uma bela e merecida homenagem. 👏🏻