sábado, 3 de abril de 2021

Dicas na Web! #6

Reboot de Kamen Rider BLACK e do Kamen Rider original, homenagens a Ultraman Jack e mais!
Vem aí o Kamen Rider de
Hideaki Anno.

Universo Kamen Rider em expansão!

Como parte das comemorações pelos 50 anos da franquia Kamen Rider, a Toei Company anunciou três grandes projetos, descritos abaixo na ordem em que foram divulgados.

1) Kamen Rider W em animê - Um dos mais populares Riders da Era Heisei (1989~2020), Kamen Rider W (Double) irá ganhar uma versão em animê, baseada no mangá FUUTO PI, publicado na revista semanal Big Comic Spirits (Ed. Shogakukan) e reconhecido como a continuação oficial da série de TV de 2009. 

- Veja a página oficial, em inglês.


2) Kamen Rider BLACK SUN - Um reboot da série clássica será exibido em 2022, ano em que a saga original completa 35 anos. Assim, a luta de Kohtaro Minami contra a seita Gorgom ganhará uma nova versão, provavelmente mais fiel ao mangá, pelas mãos do renomado diretor Kazuya Shiraishi. 

Por enquanto, pouco se sabe e muito se especula sobre o projeto, que será voltado ao público adulto. Lembrando que o mangá original foi anunciado para lançamento ainda neste ano, pela editora NewPOP. [Relembre a série clássica aqui.]



3) Shin Kamen Rider

O terceiro e último grande projeto anunciado pela Toei consiste em um ambicioso filme para cinema chamado Shin Kamen Rider ~ シン 仮面ライダー, reboot do Kamen Rider original, cuja série estreou no Japão em 3 de abril de 1971. A direção e roteiro ficarão a cargo de Hideaki Anno, precisamente escolhido pelo hype gerado por seus filmes Shin Godzilla (sucesso em 2016) e Shin Ultraman (a estrear ainda neste ano). 

Aqui, vale uma explicação sobre o nome: Em japonês, o "Shin" do título foi grafado como " シン ", usando o alfabeto katakaná, que somente representa fonemas (sons), sem atribuir um significado específico para esse nome. 

Em 1992, a Toei lançou o filme Shin Kamen Rider: Prologue, no qual a palavra "Shin" era grafada com " ", o kanji (ou ideograma) que significa "verdadeiro". Em aparições posteriores na franquia, o personagem passou a ser chamado de Kamen Rider Shin 仮面ライダーシン ], desta vez sem ideograma, apenas com a representação da sonoridade do nome em katakaná. Muito antes disso, em 1979, houve a série do herói Skyrider, que originalmente era chamada apenas de Kamen Rider, por ser uma tentativa de reboot da franquia. Depois, muitos passaram a se referir à série como sendo Shin Kamen Rider, usando na palavra "Shin" o kanji " ", que significa "novo". Finalmente, vale lembrar que a última tentativa de reboot do Rider original foi com o filme Kamen Rider The First, em 2006.

Voltando ao vindouro filme de Hideaki Anno, esse Shin Kamen Rider deve manter a grafia dessa forma, sem especificar se é o "novo" ou o "verdadeiro" Kamen Rider, até para estabelecer bem a similaridade conceitual com Shin Godzilla e Shin Ultraman. Isso acabará criando, de maneira informal (pois cada filme pertence a um estúdio) uma trilogia que revisita os três maiores ícones do tokusatsu, pelas mãos de Hideaki Anno. 

A versão mais realista do Kamen Rider original tem previsão de estreia para março de 2023. Que venha um grande filme!


🍣🍣🍣🍣🍣

Casa do Boneco Mecânico - 11 anos!

Criado em 3 de abril de 2010, o blog Casa do Boneco Mecânico, do meu amigo Usys222, está completando 11 anos. Excepcional fonte de informações sobre Ultraman, Kamen Rider e PreCure, também tem extensas resenhas sobre livros japoneses que contam bastidores da indústria de animê, mangá e tokusatsu, um trabalho sem paralelos no ocidente. 

Inicialmente focado em action figures das três franquias favoritas do autor, a Casa evoluiu para algo muito maior, sendo uma das referências mais confiáveis na web sobre os assuntos que comenta. Parabéns ao Usys222, e obrigado por tantos artigos memoráveis! 


E falando em artigos memoráveis, hoje (3 de abril), ele postou um que destaca os 50 anos da franquia Kamen Rider, contando sobre sua relação com esses incríveis personagens. Leitura mais do que saborosa.



🍣🍣🍣🍣🍣

Ultraman Jack no canal Retro Juabas


Para comemorar os 50 anos de O Regresso de Ultraman, o canal Retro Juabas vai fazer uma live especial tendo como convidados o jornalista e editor Marcelo Del Greco e o radialista esportivo Fernando Camargo. Dia 4 de abril (domingo), às 19h00.


🍣🍣🍣🍣🍣

Mais Ultraman Jack no site Visão Tokusatsu


O blog Visão Tokusatsu postou uma matéria bem legal sobre O Regresso de Ultraman, produzida pelo Venâncio Souza. Ele também convidou algumas pessoas para escreverem pequenos depoimentos sobre a série, incluindo este que vos escreve. 

🍣🍣🍣🍣🍣

Lado humano de Ultraman Dyna cancelado pela Tsuburaya?

Ultraman Dyna e Takeshi Tsuruno

Cenas com o ator Takeshi Tsuruno, o Asuka de Ultraman Dyna, estão sendo removidas do programa de retrospectivas Ultraman Chronicle Z: Heroes´ Odyssey, exibido na TV japonesa e no YouTube. Esse apagamento já vinha sendo feito com cenas do personagem Daigo (Ultraman Tiga), por causa dos direitos de imagem do astro Hiroshi Nagano, controlados por sua agência empregadora. Já no caso de Takeshi Tsuruno, a motivação teria sido uma opinião política que ele emitiu. Veja o caso:

- Ultraman Dyna em polêmica envolvendo ativista chinesa 

Atualização (16/04/21):
Cenas com o ator voltaram a aparecer em Ultraman Chronicle Z. Aparentemente, o incidente foi resolvido entre as partes. 

🍣🍣🍣🍣🍣

Apoio coletivo ~ Sushi POP:

Curte minhas publicações? Acompanha minhas atividades? Colabore com a continuidade do meu trabalho como redator e divulgador cultural, com qualquer valor a partir de R$ 5,00. Pode ser contribuição única ou recorrente, pública ou anônima. Agradeço de qualquer forma. 

Com várias pessoas ajudando um pouco, eu consigo investir mais em material de pesquisa, em mais leituras e trazer mais conteúdo. Enquanto puder, continuarei a produzir, aqui e em outros veículos. 

Apoio Coletivo 

4 comentários:

Jorge Hakaider disse...

Fiquei bastante animado com os anúncios referentes a comemoração dos 50 anos de Kamen Rider. Espero que resgatem o conceito original do personagem criado por Shotaro Ishinomori. Uma dúvida Nagado, Skyrider não foi produzido em 1979? Se não me engano em 1974 foi Kamen Rider Amazon. Quanto ao Takeshi Tsuruno, ganhou ainda mais meu respeito ao se manifestar contra o PCch, mesmo que esteja sofrendo retaliação por parte da Tsuburaya. Um abraço e Feliz Páscoa! 🙏🏻

Alexandre Nagado disse...

Fala, Jorge! Você tem razão, eu cometi esse erro de data na hora de escrever, mas já corrigi, graças à sua observação. Obrigado! E que esse caso lamentável contra o Takeshi Tsuruno possa ser resolvido logo.

E uma grande Páscoa para você e sua família. Vamos renovar a esperança em dias melhores e continuar trabalhando duro para isso!

Abração!

Riojin disse...

Confesso que Kamen Rider W nunca me animou. Tem uma pegada que nao curto.

Alexandre Nagado disse...

Fala, Riojin. Eu estava vendo a live da Resistência Tokusatsu onde eles comentavam sobre os Kamen Riders. Todos elogiaram o roteiro, dizendo que os episódios eram normalmente arcos duplos, com um bom desenvolvimento. Eu nunca vi o W, somente a aparição dele no filme All Rider vs Dai Shocker, onde ele é apresentado como sendo o mais poderoso de todos, disparado. Só pra depois ser colocado como mais um.

Mas eu quero ver mesmo é o Shin Kamen Rider e o Black Sun. Quando tiver mais informações, trarei aqui.

Abraço!