segunda-feira, 2 de julho de 2018

The Wedding Eve - A Véspera do Casamento e Outras Histórias

Lançada já há algum tempo no Brasil, uma excepcional coletânea de histórias curtas em mangá pode encantar os que ainda não descobriram suas preciosas páginas. 
As coisas podem não ser o que aparentam
quando dois jovens passam o dia que
antecede a aguardada cerimônia
de casamento.
Dois jovens conversam sobre a vida e o cotidiano enquanto a moça demonstra toda sua ansiedade pelo fato de estar na véspera do dia de seu casamento. O clima de intimidade despreocupada e cumplicidade entre eles irá terminar, inevitavelmente, e ambos sabem disso. De forma envolvente, aos poucos a narrativa revela que as coisas não são o que aparentam e que há muita coisa oculta sob olhares e palavras não ditas. 

A Véspera de Casamento é o título da primeira história de uma linda coletânea de contos em mangá voltado ao público feminino adulto, a demografia chamada no Japão de josei (leia "jôssei"). Mas não considere isso uma limitação, é apenas um segmento de mercado que é bastante forte no Japão. Sensível e de bom gosto, é uma leitura agradável para ambos os sexos. 
Trecho de "A Véspera do Casamento".
A primeira história, um pequeno e singelo drama de cotidiano, é seguida por outra que irá dilacerar os corações mais duros. Conta a história de uma menina incompreendida passando um dia feliz pela presença do pai. Mas ela sabe que essa alegria é rara e passageira. 

Relacionamentos familiares formam o tema principal do álbum, que segue com a história de dois irmãos que se encontram depois de muitos anos, para o funeral de uma amiga que foi paixão platônica de ambos na juventude. Em outra das histórias, um jovem volta ao distante interior de onde saiu para tentar a vida na cidade grande, somente para acompanhar o casamento de sua irmã. A infância de sofrimento e abandono de ambos vem à tona em uma história carregada de ternura e um toque de fantasia. 

Em outro conto, desta vez com um acentuado toque sobrenatural, um escritor em crise tem a visita de uma jovem parente da qual não se recorda. E ele sente que algo está fora do rumo nessa situação em que se encontram. 

Finalmente, depois de uma sucessão de histórias emocionantes e com rumos inesperados, a que fecha a edição é simples e singela, mostrando um acontecimento na vida de uma família narrado pelo gatinho da casa. 
Trecho de "Reencontro em Azusa n. 2".
No total, são seis histórias curtas (uma delas em duas partes), sempre com temas de cotidiano envolvendo complicadas relações pessoais. Em três dessas narrativas, há também um elemento de fantasia sobrenatural. Sentimentos represados, mágoas do passado e um certo senso de encantamento permeiam as histórias, que tratam de sentimentos profundos de gente comum. 

Os contos foram publicados individualmente na revista Flowers, da Editora Shogakukan. Depois, foram publicadas no volume único Shiki no Zenjitsu (式の前日, ou "O dia antes da cerimônia"), em 2012. Com texto e arte de Hozumi, é uma obra de grande qualidade técnica e artística. 

Dona de uma narrativa precisa e capaz de criar histórias com sentimentos e situações complexas em poucas páginas, Hozumi brinda o leitor com seu desenho elegante e roteiros criativos. 

The Wedding Eve é daquelas obras altamente recomendadas para pessoas que não estão familiarizadas com mangá ou mesmo com histórias em quadrinhos. Uma vez que se inicia a leitura, é impossível ficar indiferente perante os personagens e situações inusitadas que ganham vida em suas páginas. 

A capa original, um belo trabalho de arte de Hozumi.
The Wedding Eve - A Véspera do Casamento

Autora: Hozumi
Formato: 13,4 x 20 cm, com 192 páginas (edição única)
Lançamento no Brasil: Julho de 2016
Preço médio: R$ 15,90 (Algumas lojas estão com preços menores.)
Editora: Panini Comics/ Planet Manga
Classificação indicativa: 16 anos 

4 comentários:

Usys 222 disse...

Dei uma olhadela na amostra da Amazon e a primeira vista parece ser um drama cotidiano comum. Mas pelo visto tem uma surpresa no final e fiquei bem curioso para saber o que é.

Azusa Nº2 me lembra a canção homônima da dupla Karyudo. Só que não parece ter relação, já que é a que fala de pai e filha. E suponho que a história do parente desconhecido tenha a resposta para o enigma logo no título.

Dei uma pesquisada e vi que The Wedding Eve pegou o segundo lugar entre os mangás recomendados para mulheres na revista Kono Manga wa Sugoi! (algo como "Esse mangá é incrível!") de 2013, perdendo só para Ore Monogatari. Com isso posso ver a força dessa obra.

Uma boa indicação e vou tentar conseguir. Gosto desses temas cotidianos. E o clima bucólico da primeira história me agradou.

Alexandre Nagado disse...

Fala, Mr. Usys!

Então, eu não conhecia a música "Azusa ni-gou", fui procurar depois de ler o mangá. Vendo a tradução, dá pra encontrar algumas conexões com a história, que é triste e fala de saudade e separação.

Fiquei sabendo que essa canção tocou em um episódio da Sailor Moon clássica. É o n. 99, já da fase S, em que aparece um ajudante no templo onde a Rei vive e ela se apaixona por ele. Realmente, é uma canção muito bonita.

E "The Wedding Eve" merece a fama que conquistou, pois é um trabalho muito bom. Prestarei atenção a mais obras de Hazumi.

Valeu! Abraço!

Mauricio disse...

Preciso reler. Na época que comprei, estava muito corrido no trabalho e acabei não lendo com a devida atenção. Mas deu pra perceber que tinha muito sensibilidade. Eu recomendo mesmo depois de somente uma leitura superficial.

Alexandre Nagado disse...

Olá, Mauricio. Na época, nem tomei conhecimento, estava ocupado e a nota sobre esse lançamento passou batido.

Só recentemente, procurando algo em formato "one-shot", que descobri esse título. Gostei muito e espero ver mais trabalhos da autora sendo lançados por aqui.

Falou! Abraço!