quinta-feira, 21 de junho de 2018

Sailor Moon - Concerto Clássico

Uma das mais famosas franquias de Garotas Mágicas será tema de uma grandiosa apresentação musical.
Um luxuoso evento irá celebrar
as famosas heroínas do animê e mangá.


No Japão, está sendo preparado um grande concerto sinfônico especial em homenagem à série clássica de Sailor Moon, que completou 25 anos de estreia em março de 2017, com uma grande maratona de eventos que só agora está chegando ao final. Tanta comemoração reflete o impacto que a série teve, não apenas no Japão. 

Produzida pela Toei Animation, a primeira versão em animê de Sailor Moon estreou no Japão em 1992 e conquistou audiências pelo mundo. No Brasil, a primeira temporada, com 46 episódios, estreou em 1996 na extinta TV Manchete e repetiu aqui o sucesso mundial. 

A chamada série clássica teve 200 episódios (1992~97), divididos em cinco fases distintas. Entre Manchete, TV Record e Cartoon Network, toda a saga foi exibida no Brasil, mas a primeira fase foi sem dúvida a mais marcante. 
Um luxuoso show encantou o público em abril passado e
deverá servir de base para o novo concerto anunciado.
Bastante diferente do mangá concebido por Naoko Takeuchi (publicado no Brasil pela Editora JBC), o seriado era bem mais rico em humor, inclusive com uma alteração na personalidade da Sailor Mars, bem mais caricata e meio "barraqueira" em seu modo temperamental de ser. Isso rendeu muitas situações hilárias na série, que no entanto também tinha seus momentos de drama intenso. Os dois antológicos episódios finais, inclusive, estão entre as melhores coisas que a Toei produziu naquela década, com cenas trágicas e uma grande carga emocional. 

Muito do mérito do sucesso veio do planejamento da série, a cargo de Sukehiro Tomita, que escreveu o enredo básico das três primeiras temporadas. Capitaneada pelo diretor Junichi Sato, a série clássica foi motivo de longas brigas com a autora Naoko Takeuchi, o que atrasou em muitos anos a produção de novas aventuras em animê.


Mitsuko Horie (Sailor Galaxia), grande
veterana das anime songs. (Foto: TV Tokyo)
A versão moderna, Sailor Moon Crystal (disponível no Crunchyroll) surgiu em 2014, para uma nova geração de fãs, sendo bastante fiel à concepção original. Ainda assim, a série clássica possui muitos admiradores entusiastas (como este que vos escreve) e tem grandes méritos. E são esses fãs que estão comemorando mais intensamente a estreia televisiva da Princesa da Lua, desde o ano passado. A nova sinfonia deve seguir os moldes do show ocorrido em abril deste ano, com uma luxuosa orquestra. Entre os convidados especiais, deverá subir ao palco a renomada cantora Mitsuko Horie, que dublou a inimiga Sailor Galaxia

Pretty Guardian Sailor Moon Classic Concert 2018 será realizado no Japão em três datas: 28 e 29 de agosto em Tokyo, seguindo depois para o show de encerramento em Osaka, no dia 7 de setembro. Fica a torcida para que ao menos alguns trechos apareçam na web

Site oficial: sailormoon-official.com 

::: E X T R A S :::

1) Gravado em 28 de abril de 2018, no Osaka Festival Hall, um luxuoso concerto emocionou o público com uma apresentação de gala.

Tema de abertura: 
Moonlight Densetsu ("A Lenda do Luar") ~ Instrumental
Letra: Kanako Oda/ Melodia: Tetsuya Komoro





2) Sailor Moon Symphony, gravado nos EUA por ocasião da comemoração dos 20 anos da série clássica. No trecho abaixo, um pedacinho do tema de abertura e um medley de músicas de fundo (BGM) compostas por Takanori Arisawa. Quem acompanhou a série clássica vai se emocionar. 


10 comentários:

anderson disse...

Acho que foi o lado de autoparódia da série original que me ensinou a não levar essas coisas a sério demais,não fico condenando Saint Seiya Omega pela baixa quantidade de sangue ou pelos cavaleiros ás vezes agirem como garotos reais,não fico esperando que cada novo Power Rangers seja tão sombrio quanto PR Lost Galaxy ou PR RPM e ainda assisto Pokemon Sun And Moon as vezes sem fingir que a fase clássica Indigo era bem mais séria e realista. Claro que existem renovações que realmente não dá para defender,como aquilo que o cartoon chamará de Thundercats.

Alexandre Nagado disse...

Olá, Anderson.

Hum, não vejo assim a série clássica da Sailor Moon. Mas eu gostava muito do humor presente, do exagero. E quando tinha drama, era bem colocado. São propostas diferentes.

Sobre o Thundercats, talvez funcione pra quem cresceu vendo Steven Universo e outras crias do Cartoon. Pro meu gosto, dispenso.

Valeu, grande abraço!!

Usys 222 disse...

Um dos grandes fatores do sucesso de Sailor Moon foi a música. Não só o tema marcante de Moonlight Densetsu, como a própria trilha sonora. A da cena de transformação em especial é inconfundível, assim como as de ação, que elevam a tensão. E como deixar de citar o tema do Tuxedo Mask? Logo dá para imaginar o personagem surgindo de algum lugar com a capa tremulando ao vento e jogando uma rosa.

Os temas cotidianos, inspirando tristeza, tranquilidade, diversão e romance também são dignos de nota. Todos colocados de forma competente em cada cena para dar o clima adequado. Um excelente trabalho de direção.

O meu tema de encerramento favorito desta série é Otome no Policy. A letra em especial me cativou na época e a sua mensagem continua presente nas obras atuais.

Alexandre Nagado disse...

Fala, Usys!

Eu adoro a série clássica, incluindo sua trilha sonora. Tanto que tenho dois CDs originais, um de canções e outro de temas instrumentais. Pode ter sido diferente do mangá, mas eu gostei demais, talvez por não ter o referencial dos quadrinhos.

Acho bacana esse resgate e a gente nota como foi uma trilha sonora muito boa quando vê essas orquestrações ao vivo. Sem dúvida, um trabalho de muita sofisticação e bastante emocionante.

Valeu! Abraço!!

anderson disse...

Na verdade pelo que eu li Codename Sailor V pretendia ser uma simples paródia dos super-heróis japoneses,mas a Toei enxergou um potencial maior e orientou Nakao Takeuchi a retrabalhar a história como um tipo de Super Sentai feminino nascendo Sailor Moon.Só que o mangá de SM se tornou mais dramático enquanto a versão animada mantinha um pouco mais da comédia inicialmente proposta.

Alexandre Nagado disse...

Olá, Anderson.

Falando na Sailor V...

http://nagado.blogspot.com/2015/09/codename-sailor-v.html

Detonation Uchiha disse...

Nunca assisti nada relacionado à está série, sou um completo analfabeto no assunto, mas quem sabe algum dia para um pouco para assistir, gosto desses animes dos anos oitenta.

Alexandre Nagado disse...

Fala, Uchiha!

Sailor Moon, especialmente a primeira temporada, é um animê muito divertido, com ação, drama, romance e comédia na medida certa. Recomendo muito, mas não gostei tanto das outras temporadas, apesar de ter visto quase tudo. A fase "R" ainda é bem legal. Só a fase recente, a "Crystal" não fez minha cabeça.

Ah, sim, Sailor Moon é anos 90. 1992, pra ser exato.

Falou! Grande abraço!

Detonation Uchiha disse...

obrigado por me avisar, achei que era da década de 80. Enfim como eu disse, sou analfabeto no assunto

Alexandre Nagado disse...

Ah ah ah, acontece. (E com a idade piora, veja o meu caso, eh eh...)

Abraço!