RECADO AOS VISITANTES:

Olá! O blog está de férias, mas já estou trabalhando em novas postagens. O Sushi POP voltará a ser atualizado no dia 1 de agosto (terça), no período da tarde.

O que vem por aí:
- Ultraman Geed, Novo Lobo Solitário, resultado da convocação para trabalhos acadêmicos e mais!

Esteja aqui para conferir. Até breve!

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

The Ultraman - Um eletrizante curta em animê

Os Irmãos Ultra clássicos!
O Japan Anima(tor)´s Exhibition é um projeto de curta-metragens criado em 2014 pelo renomado diretor Hideaki Anno (de Evangelion) e seu Studio Khara junto com a empresa Dwango

As produções são exibidas através de um site oficial e toda sexta-feira tem um título diferente. Animações tradicionais, técnicas experimentais, homenagens, produções inéditas ou adaptações são mostradas. Qualquer ideia tem espaço no projeto, que tem conquistado novos fãs a cada semana por sua qualidade e diversidade de temas, estilos e técnicas. 

Cena da abertura, um deleite para os fãs nostálgicos
Hoje, para comemorar a marca de 30 curtas exibidos no site, foi lançado The Ultraman - Jackal vs Ultraman, Trata-se da adaptação de um mangá dos anos 1970 assinado por Mamoru Uchiyama, o autor mais associado ao Universo Ultra, falecido em 2011, aos 62 anos.



O curta abre com o primeiro Ultraman enfrentando novamente seu arquirrival Zetton. A trama mostra o plano de vingança de Jackal, um antigo inimigo que retorna em busca de vingança, extermina os Irmãos Ultra e domina a Terra. Quando tudo parece perdido, chega Melos, antigo herói dos mangás de Uchiyama que fazia parte do universo dos Ultras. Ele é o personagem central do animê, que tem cerca de 8 minutos de duração e é cheio de ação com ritmo frenético e ângulos de cena arrojados, além de múltiplas referências e homenagens. 
Melos: Clássico herói dos mangás
de Mamoru Uchiyama para o Universo Ultra
A cereja do bolo vem com o tema de encerramento. Com imagens de silhuetas e um fundo com efeitos gráficos no estilo das séries clássicas, é tocada a música "Tatakae Ultraman" (ou "Lute, Ultraman!"), cantada por Jiro Dan (o Hideki Goh/ Ultraman Jack). A canção, já conhecida pelos fãs, foi gravada para a série O Regresso de Ultraman em 1971, mas não chegou a ser usada com o vocal de Jiro Dan, apenas incluída em coletâneas. A letra foi escrita por Kyoichi Azuma (pseudônimo do diretor Hajime Tsuburaya), com a melodia e arranjo assinados por Koichi Sugiyama, os mesmos da canção-tema de O Regresso de Ultraman

O roteiro, story board e direção ficaram a cargo de Akitoshi Yokoyama. O character design, assinado por Hisashi Mori, segue os padrões do mangá de Mamoru Uchiyama. A trilha sonora reaproveita sons eletrizantes compostos por Toru Fuyuki em sua maioria para O Regresso de Ultraman, série que é bastante homenageada nesse curta. A página do curta também mostra estudos de design e cor, basta rolar a página abaixo da tela para ver as artes. A qualidade da direção é notável e deixa o espectador com vontade de ver mais. 

**********************************************************

Extra: 
Os fãs de tokusatsu também foram presenteados com o curta Denkou Chojin Gridman, que homenageou um herói da Tsuburaya Pro de 1993. Aqui no Brasil, conhecemos a versão americanizada do personagem, chamada de Super Human Samurai Cyber Squad. O vídeo, infelizmente, já não está mais disponível no site oficial, mas pode ser visto no YouTube: 



Gridman também ganhou seu curta em animê

12 comentários:

Usys 222 disse...

Espetacular essa animação! E eles usaram efeitos sonoros das séries, assim como as músicas! Mantiveram um tremendo respeito ao original. E mais uma vez usaram o tema rejeitado de O Regresso de Ultraman, como no filme amador do Hideaki Anno.
Vibrei e ao mesmo tempo ri ao ver o Ultraman usar contra Zetton golpes que já não funcionaram anteriormente. Mas gostei de ver a versão "combate aéreo", bem movimentada.
O encerramento, usando aquelas sombras como nas séries clássicas, também foi ótimo. Foi emocionante ver a sombra do Melos correndo.

Conheci esse personagem de uma revista de mangá antiga que desencavei no depósito da minha casa quando era garoto no fim dos anos 1980. Quando li, minha cabeça entrou em parafuso, pois conhecia outro personagem com um nome parecido, o Andromelos, e por um tempo acreditei que eles eram o mesmo personagem. Era só um capítulo e por isso não tinha muitas explicações sobre quem era ele. Só muitos anos depois, pesquisando na Internet em meados dos anos 1990, consegui descobrir a história do Melos. Bem que eu queria que ele aparecesse em algum filme. Um Ultra-Act também ia cair bem.

Ale Nagado disse...

Fala, Usys!

Olha só, confesso que eu não sabia que a "Tatakae Ultraman" era o tema rejeitado do Jack. Descobri a música numa coletânea e achei fantástica. Deve ter sido difícil escolher entre essa e a que foi usada. Mas acho que fizeram certo. O tema usado tem um arranjo muito original e marcante.

Esse curta bem que merecia ser um especial de uma hora, direto pra DVD/Blu-ray, não é mesmo?

Abraço!

Rogério disse...

Boa noite,

O curta ficou muito bom e realmente faz a gente desejar uma série em anime do Ultraman, mesmo que fossem episódios curtos produzidos diretamente para a internet.

Seria um canal interessante para um produto assim.

Michel disse...

Cheguei a ver o Mamoru Uchiyama numa sessão de autógrafos do The Ultraman, há uns 10 anos, num evento no Tokyo Big Sight.

Ale Nagado disse...

Fala, Rogério! Das animações com Ultraman, uma que eu gostei muito de ver foi a "Ultraman Choutoshi Gekiden", que foi um especial de uns 40 minutos que adaptou um mangá bem interessante. Apesar do traço mais caricato, a história é séria e deu uma abordagem bem épica aos heróis, com os Ultras clássicos usando armaduras e com o velho rival Mephilas como aliado. Recomendo.

E voltando a esse curta, o que é interessante é que ele usa enquadramentos e ritmo de direção para dar um ar dinâmico. Se congelar imagens quadro a quadro, dá pra perceber que os desenhos isoladamente são meio imprecisos, apesar da expressividade. O resultado é realmente muito bom, sendo uma aula de enquadramentos e narrativa visual.

Abraço!

Ale Nagado disse...

Fala, Michel!

Então você viu pessoalmente o Mamoru Uchiyama, que legal. Eu tenho alguns volumes avulsos da série The Ultraman, comprados faz muito tempo na Livraria Sol, no bairro da Liberdade. E tenho a obra dele completa para O Regresso de Ultraman. Ele é um autor pouco conhecido entre fãs de mangá que não sejam apreciadores de Ultraman, mas seu trabalho tem grande qualidade e ele era muito bom com tramas rápidas e dramáticas. Sua ideia das capas para os Ultras clássicos acabou sendo levada aos cinemas, como em Megabatalha na Galáxia Ultra, onde ele próprio fez uma ponta.

Acho que algumas de suas histórias renderiam grandes filmes ou animações. De repente, uma receptividade boa desse curta pode incentivar a Tsuburaya a buscar mais material do Uchiyama para servir de base para novas produções.

Abraço!

Rogério disse...

Este traço mais solto é uma das coisas que mais gosto no curta, Nagado.
Dá um jeitão mais autoral e menos controlado.

Claudio Martins disse...

Olá,Boa tarde!!
Vivemos um momento especial sem dúvidas!!
Ultraman aos poucos vai realçando todo seu brilho...
E com uma qualidade digna da história do herói!!
este video é maravilhoso!!
O Regresso de Ultraman prá lá de homenageado!!!
Após muito tempo "apagada" a Estrela de Ultra torna a brilhar intensamente!
este ano tivemos aquela homenagem do Google,aquele video fabuloso do Ultraman bem alienígena,a série do X e agora este...
Nagado obrigado mesmo por nos trazer a luz estes videos...
Um forte abraço!!
Estrela de Ultra Brilhando Intensamente como deve ser... SEMPRE!!!!!

Maurício Dantas disse...

Excelente dica! Obrigado!

Bruno Seidel disse...

Demorei pra dar o ar da graça aqui porque queria assistir a esse curta com toda calma e atenção do mundo. E valeu a pena! É um trabalho impecável. Uma excelente animação com qualidade, ação e homenagens na medida exata. Para um verdadeiro fã de Ultra, é impossível assistir a esse vídeo sem se arrepiar. Tomara que pinte outros como esse mesmo.

Valeu pela dica, Nagado!

Ale Nagado disse...

Rogério: Realmente esse traço mais solto deu um charme especial ao curta. E lembra mesmo o desenho do Mamoru Uchiyama, um bom autor.

Claudio e Mauricio, que bom que gostaram. Espero que voltem mais vezes ao blog e que se animem a comentar mais vezes. Este não é um blog focado em Ultraman, mas se der uma busca, vai descobrir MUITO conteúdo ligado aos Ultras, incluindo sobre artistas importantes na história da franquia. Fiquem de olho.

Abraços!

Ale Nagado disse...

E aí, Bruno!

Imaginava que ia gostar. Realmente uma overdose de homenagens e adrenalina. Já vi quatro vezes e certamente tentarei ver mais. Aliás, tem que rever mesmo, que em uma só vez é difícil pegar todos os detalhes e referências. Se em 8 minutos fizeram tudo isso, imagine um longa com essa mesma equipe e valores de produção.

Abraços!