RECADO AOS VISITANTES:

Olá! O blog está de férias, mas já estou trabalhando em novas postagens. O Sushi POP voltará a ser atualizado no dia 1 de agosto (terça), no período da tarde.

O que vem por aí:
- Ultraman Geed, Novo Lobo Solitário, resultado da convocação para trabalhos acadêmicos e mais!

Esteja aqui para conferir. Até breve!

quarta-feira, 10 de junho de 2015

Otome Road - O paraíso das garotas otaku


Em Tokyo, no Japão, existe um bairro que é considerado a "meca" do público otaku: Akihabara. Recheado de lojas de produtos eletrônicos, mangás, animês, garage kits, games, modelismo, pornografia e tudo o mais que os solitários buscam como hobby, é um local onde o público masculino é predominante. Mas há um lugar, ou melhor, uma rua com lojas repletas de mangás, games, animês, light novels e merchandising voltados ao público feminino. É a Otome Road

Otome não é bem o equivalente a otaku (por não ser pejorativo, ao contrário do que acontece com os homens), mas muitos entendem assim. O termo, ao pé da letra, vem de "donzela" e ficou popular graças aos jogos chamados "otome games", voltados para garotas que fizeram um bom sucesso e tiveram grande repercussão nos anos 1990. 

O blog Japanista dedicou um post bem sucinto e muito esclarecedor sobre esse tema, com um artigo assinado por sua colaboradora alemã Pamela Drobig. Nesse texto, você fica sabendo que na Otome Road existe até mesmo um equivalente aos maid cafe: o Swallow Tail Cafe, onde elegantes rapazes atendem suas clientes com toda a gentileza do mundo. 

Um artigo extremamente curioso e, por isso, vale a recomendação.

Otome Road ~ Ikebukuro´s Female Akihabara (Texto em inglês.)

2 comentários:

Bruno Seidel disse...

Que legal! Eu estive em Akihabara em 2010, quando visitei o Japão. É um dos lugares que eu mais curti conhecer. O verdadeiro paraíso para qualquer fã hardcore de cultura pop japonesa, nerds, geeks e afins. Outra dica interessante pra quem curte Akihabara e Super Sentais em geral é a série Hikoonin Sentai Akibaranger, que trata o assunto com bastante bom humor.

Ale Nagado disse...

Akihabara é mesmo muito muito legal. Pena que minha visita lá em 2008 foi bem corrida. E não fui com grana, então foi meio frustrante, mas valeu pra ver como é. Ainda volto lá.

E será que aparece alguém aqui que tenha visitado a Otome Road? Gostaria de ler algum depoimento.

Abraço!