RECADO AOS VISITANTES:

Olá! O blog está de férias, mas já estou trabalhando em novas postagens. O Sushi POP voltará a ser atualizado no dia 1 de agosto (terça), no período da tarde.

O que vem por aí:
- Ultraman Geed, Novo Lobo Solitário, resultado da convocação para trabalhos acadêmicos e mais!

Esteja aqui para conferir. Até breve!

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Boletim 69 - KISS vs Momoiro Clover Z


Uma parceria um tanto inusitada está fazendo sucesso no Japão. É o encontro musical do grupo de hard rock americano KISS, com seu som pesado e viril, com as sorridentes garotas da banda Momoiro Clover Z, da ala mais dançante do J-pop. 

A canção resultante dessa parceria é a "Yume no ukiyo ni saitamina" (algo como "Floresça neste mundo ilusório" - Veja explicação sobre o significado no fim do post), lançada em 28 de janeiro e que vendeu logo na primeira semana mais de 58 mil cópias. Com isso, foi direto para a oitava posição no top 10 da Oricon, que faz o levantamento de músicas mais vendidas do país. 

A autoria da música é do guitarrista do KISS, Paul Stanley com Greg Collins, produtor que já trabalhou com a banda no álbum Monster, de 2012. Já a letra em japonês ficou a cargo da veterana compositora Yuho Iwasato. É a primeira vez que o KISS chega ao top 10 japonês. Mesmo tendo já influenciado diversos artistas por lá, nunca foram realmente populares na Terra do Sol Nascente. 



O genial clipe, que mistura live-action e animação, foi dirigido por Masatsugu Nagasoe, que brincou com o estilo contrastante dos dois grupos. 



O KISS é formado por Paul Stanley (guitarra e vocal), Gene Simmons (baixo e vocal), Thommy Thayer (guitarra e vocal) e Eric Singer (bateria e vocal). Da formação original, que estreou nos EUA em 1973, apenas Paul e Gene continuam. Esse lançamento não deixa de ser estranhamente coerente com a carreira do KISS. Eles já fizeram filme de ficção, tiveram revistas em quadrinhos e Gene Simmons é um grande entusiasta de HQs. Faz todo o sentido do mundo eles ganharem visual de animê no clipe, bem como aparecer ao lado de uma banda japonesa. Só que jamais se imaginou que seria uma banda de garotinhas de apelo quase infantil. 
O KISS em trecho do clipe

O Momoiro Clover Z existe desde 2008 e é um dos mais populares conjuntos idol, caracterizado por jovens cantoras e dançarinas que também são modelos e personalidades da mídia em geral. Com seu repertório repleto de sucessos, elas seguem atraindo multidões hipnotizadas por suas músicas, coreografias e por aquele jeito que mistura sedução e infantilidade que faz tanto sucesso no Japão. 

A formação inclui Kanako Momota, Shiori Tamai, Ayaka Sasaki, Momoka Ariyasu e Reni Takagi, todas com idades entre 18 e 21 anos. É delas, entre outros sucessos, o tema "Moon Pride", da série Sailor Moon Crystal, iniciada em 2014. O nome significa "Trevo Cor-de-rosa" ou, literalmente, "Trevo Cor de Pêssego". O "Z", como última letra do alfabeto, foi usado para marcar uma mudança para o que imaginam ser a formação final. Isso aconteceu em 2011, após a saída da integrante original Akari Hayami, o que deixou o grupo como um quinteto. 
Momoiro Clover Z: Toda a fofura que uma idol
deve transmitir, com cada movimento
planejado em reuniões empresariais
O KISS aproveitou a badalação em torno da parceria para promover no Japão o lançamento de The Best of KISS 40, sua coletânea de mais de quatro décadas de carreira. Seus fãs certamente sentirão falta de suas vozes, visto que nesse primeiro lançamento da parceria japonesa, eles apenas tocam seus instrumentos. Mas foi lançada simultaneamente uma outra versão, toda em inglês, na qual o KISS canta, com a Momoiro Clover Z fazendo apenas vocais de fundo. Essa versão foi batizada de "Samurai son". (Ouça aqui antes que tirem do ar.)

E assim, os velhos roqueiros se divertiram, estão faturando alto, ganharam uma bela promoção no ainda lucrativo mercado fonográfico japonês e mostraram ao mundo que ainda estão vivos e em forma. E, por paradoxal que seja, injetaram novidade no mundo das idols e do J-pop em geral. 

Bastidores do encontro:



*****************************
Bônus! Explicação sobre o significado da canção, com um blogueiro convidado:


夢の浮世に咲いてみな - Yume no ukiyoni saitamina
Florescendo num mundo ilusório

O título da música é poético e achei que valia a pena explicar um pouco, indo além de dicionários e do pouco confiável Google Tradutor. Assim, pedi a um amigo de longa data, o blogueiro Usys222, que me ajudasse a explicar o significado da canção. Eis a resposta:

[ "Ukiyo" é o mundo dos mortais, que na visão japonesa tradicional seria um sonho, uma ilusão (yume). Saku quer dizer "desabrochar", "florescer". O saitemina é imperativo de saku, num tom de deboche, como se estivesse duvidando. Não é uma negativa como pode parecer. A letra tem a ver com auto-realização, com a realização de sonhos. 

Tem uma parte que diz que "todos são sonhadores durante a vida inteira", pois "o que traz cor à vida é o amor e os sonhos" e "faça desabrochar a flor que é você". Por isso talvez a melhor tradução para o título da música seja algo como "floresça neste mundo ilusório cheio de sonhos". ]
- Usys222, do blog Casa do Boneco Mecânico 

7 comentários:

Rogério disse...

Boa noite Nagado,

Adorei o clip. Qual será o estúdio que fez a animação?

Ale Nagado disse...

Fala, Rogério.

Não sei se teve mesmo um estúdio assinando ou se foram apenas freelancers contratados pela gravadora.

De qualquer forma, a animação foi feita pelo animador e diretor Sushio, que trabalhou na série Kill la Kill.

Abraço!

Bruno Seidel disse...

Interessante! Eu cheguei a curtir bastante o Kiss há uns 15 anos atrás. Era uma das minhas bandas de rock preferidas. E, realmente, essa relação do quarteto com a cultura pop japonesa tem muitas semelhanças em comum.

Stefano disse...

1- Eric Singer. ele ostenta bem o sobrenome dele !
2- Os fãs mais "tradicionalistas" do KIϟϟ vão odiar o clipe.
3- você curte KIϟϟ?

Natália Maria disse...

Sou obriga a dizer que cheguei a torcer o nariz quando li o anúncio. O que sairia dessa inusitada parceria? A questão foi que adorei a música, ela tem uma pegada bastante excitante e o Kiss, com seu jeito artístico, conseguiu se encaixar perfeitamente com as garotas do Momoclo.

Não sabia que o single havia vendido tanto assim.... ^^

Cheguei a comentar sobre a música no Naty in Wonderland, você deu uma olhada?

Até

Ale Nagado disse...

Fala, Naty!

Vi seu post sim, claro. Ficou bacana e de certa forma me obrigou a buscar informação diferenciada, pois eu estava chegando atrasado pra divulgar o trabalho.

A música é boa, e a versão do KISS poderia ser uma música do repertório original da banda.

O legal é que o KISS, com aquelas caras e bocas, não se leva a sério, entra na brincadeira e continua sendo relevante, mesmo com mais de 40 anos de carreira.

Abração!

Ale Nagado disse...

Fala, Stefano!

Olha, quando eu era garoto eu achava legal o visual do KISS. Gosto da "Rock and roll all nite", mas não conheço muito o repertório deles.

O que muitos não entendem é que o lance do KISS, acima de tudo, é diversão e grana, sem deixar a boa música de lado. Se o mercado fonográfico brasileiro fosse bom e atrativo, o KISS poderia até vir aqui e fazer parceria com, sei lá, a Banda Calypso. É do contraste que vem a originalidade da parceria.

Abraço!