RECADO AOS VISITANTES:

Olá! O blog está de férias, mas já estou trabalhando em novas postagens. O Sushi POP voltará a ser atualizado no dia 1 de agosto (terça), no período da tarde.

O que vem por aí:
- Ultraman Geed, Novo Lobo Solitário, resultado da convocação para trabalhos acadêmicos e mais!

Esteja aqui para conferir. Até breve!

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Sushi POP ~ Seleção Especial (e-book)

Representação 3D
da capa do e-book
Criado em 2008, este blog é uma continuação de um trabalho de divulgação, estudo e debate da cultura pop japonesa em suas diversas manifestações, iniciado em 1993. Sem me prender a pautas específicas, tenho postado resenhas e dicas, mas principalmente venho tentando explicar aspectos históricos e conceituais, levantando assuntos polêmicos e buscando entender sobre mercado e os bastidores das produções.

Agora, resolvi fazer um teste, que é também algo que pode interessar a vários leitores. Trata-se de uma compilação de postagens com temas altamente relevantes para quem deseja conhecer mais a fundo a cultura pop japonesa, sempre tentando colocar no contexto para não-iniciados ao mesmo tempo em que levanto temas interessantes para os mais aficionados. 

Foram 10 matérias escolhidas e que renderam milhares de visualizações, abordando temas interessantes e que agora o leitor pode guardar em seu computador ou dispositivo móvel. 



As postagens selecionadas:


· Explicando cultura pop japonesa para leigos

· Reflexões sobre mangá e animê, por grandes mestres

· Anime boom – O impacto na sociedade japonesa

· Idolatria e perseguição no mundo otaku

· Sobre pirataria, direitos autorais e a cultura pop japonesa

· Guardiões do Animê e do Mangá

· Kayokyoku – O pop japonês clássico

· Sobre a relevância do tokusatsu e seu lugar na cultura pop japonesa

· Sensibilidade, cultura otaku e a polêmica de Miyazaki

· Sobre sucesso, audiência e lucratividade dos heróis japoneses 


O e-book foi editado em PDF e ficou com 130 páginas em formatinho, permitindo que seja facilmente lido em computadores, tablets ou e-readers. Basta ter um Adobe Acrobat Reader ou similar instalado em seu equipamento. 

Atenção! - Atualização 11/08/2015
Período de download livre encerrado. Agora, o ebook do Sushi POP somente estará disponível como brinde do Almanaque da Cultura Pop Japonesa

8 comentários:

Stefano disse...

veja , Are-san !
http://fasdeanimesemangas.blogspot.com.br/2014/08/documentario-sobre-o-mestre-osamu-tezuka.html

Stefano disse...

você tem + PDF ?

Ale Nagado disse...

Por enquanto não. Ah, peço que não publique ou compartilhe meu novo ebook, somente o link da postagem.

Abraços.

Bruno Seidel disse...

Acabei de fazer a minha parte! Você entrando nessa onda de "Pague quanto quiser" acabou levantando uma discussão que tem ganhado cada vez mais força na internet, graças ao "pagamento voluntário". Acho que quem começou com isso foi o jornal Estadão, nessa campanha aqui: http://youtu.be/C8coEhBp6Sg É uma atitude ousada, porque você coloca o "contribuinte" num dilema: "dou uma de malandro e adquiro um bom produto por uma pechincha (ou até de graça) ou mostro em cifras o valor que esse produto tem na minha vida?". Confesso que para alguém como eu, que me criei lendo seus textos e virei o que sou graças à sua influência, qualquer valor seria doado pequeno.
Acho que essa história de "pagar por um e-book", nos dias de hoje, é realmente equivalente a uma doação. Qualquer pessoa meramente esperta e que sabe fazer download tem condições de adquirir livros, séries, animes, filmes e músicas de forma gratuita na internet. Eu vivo fazendo isso! Entra em cena, portanto, outras formas do artista ganhar dinheiro pra sobreviver: músicos fazem shows, atores gravam comerciais, autores de personagens infantis faturam em cima de produtos licenciados... E o escritor? Essa história de "doação" é, na minha percepção, uma boa alternativa. Eu até poderia baixar de graça esse e-book, mas seria como cuspir no prato que comi. Espero que mais gente que acompanha o blog e que colecionava a Revista Herói (entre tantas outras) pense nisso antes de efetuar o download.

Ale Nagado disse...

Bruno, em primeiro lugar, muito obrigado pelo apoio e pela contribuição, já conferi aqui.

A primeira vez que ouvi essa ideia da doação foi com um lançamento da banda Coldplay. A ideia me soou interessante, mas não tinha tido oportunidade de testar isso.

Esse e-book é um teste de mercado. Talvez lançar isso como algo vendido, como já tinha tentado antes, não daria certo provavelmente, mas atrelar isso a uma aprovação ao blog e ao meu trabalho de décadas na área poderia dar algum resultado. Foi nisso que apostei. Daqui a algumas semanas, comentarei aqui um balanço da empreitada. Mas o começo tem sido interessante.

As pessoas estão baixando e algumas estão realmente contribuindo.

Por ora, muito obrigado novamente.

Abração!

Robinson Oliveira disse...

Achei uma ótima ideia Nagado. Aprovo todos os trabalhos executados para contribuir na difusão da cultura japonesa, principalmente relacionados aos temas Tokusatsu e anime. E ainda acrescentando e valorizando muito mais o seu trabalho por conter um alto grau de pesquisa e seriedade nos textos.
Download efetivado e amanhã realizarei o depósito. Parabéns Nagado por mais uma iniciativa!

Ale Nagado disse...

Robinson, muito obrigado pelo apoio de sempre. Desde a revista Herói e o Street Fighter, temos contato e você sempre tem dado valor ao meu trabalho.

Valeu, espero nunca decepcionar.

Abração!

Ale Nagado disse...

Olá. Só pra deixar registrado, foram mais de 120 downloads até o momento. A arrecadação ficou em torno de 380 reais. A maioria não pagou, mas alguns pagaram bem mais do que o sugerido. A esses, independente da quantia, meu muito obrigado.

O material continua no ar. Pelo sistema do SendSpace, se um arquivo fica 30 dias sem downloads, ele é deletado automaticamente. É isso o que vai determinar o quanto vai se estender essa disponibilização.

Um dia, gostaria de investir em uma coletânea impressa, mas não sei se seria viável no momento atual do mercado.

Abraços a todos os leitores.