RECADO AOS VISITANTES:

Olá! O blog está de férias, mas já estou trabalhando em novas postagens. O Sushi POP voltará a ser atualizado no dia 1 de agosto (terça), no período da tarde.

O que vem por aí:
- Ultraman Geed, Novo Lobo Solitário, resultado da convocação para trabalhos acadêmicos e mais!

Esteja aqui para conferir. Até breve!

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Animelo Summer Live - Reunindo a elite das anisongs

No Japão, desde 2005 acontece o maior festival de anisongs (canções-tema de animês) do mundo, o Animelo Summer Live. É um evento grandioso realizado a cada verão, com nomes de destaque dos temas de animês, games, tokusatsu a afins. 

RAINBOW (2011)
Cada edição tem um tema, e o de 2011, Rainbow, gerou uma canção que pode ser considerada uma das mais bonitas já gravadas por qualquer um dos cantores participantes - e não são poucos. Revezando-se na voz solo, criando harmonias de duas ou três vozes ou combinando todos os talentos em um coro poderoso, os artistas são mostrados em estúdio, gravando suas partes de forma bem descontraída. 



A composição foi de Chiyomaru Shikura e entre os cantores, nomes de peso como JAM Project, Minami Kuribayashi, May´n, Kanako Itô e muitos outros. 


A energia dessa canção é espetacular. Se você gosta de boa música, de música bem tocada, com boa melodia, harmonias vocais impecáveis e muita emoção, recomendo que preste atenção.

O clipe está legendado com tradução em inglês e também com o texto em japonês romanizado, mas é legenda de fã, então não posso garantir sua precisão. Não importa, curta o som e divirta-se.

ONENESS (2005)
Eis aqui o tema da primeira edição do evento, em 2005. A composição foi de Masami Okui, do JAM Project. As imagens do vídeo foram capturadas em dois dias do evento, o que explica os mesmos cantores aparecerem com roupas diferentes. A música começa a 1m34s do vídeo, após mostrar imagens de ensaios. Divirta-se.




Animelo Summer Live 2013 - Flag Nine
O evento deste ano será realizado nos dias 23, 24 e 25 de agosto, no espaço Saitama Super Arena. Será a 
 edição do evento e a primeira a durar 3 dias. Entre as presenças já confirmadas, estarão lá Yukari Tamura, Mamoru Miyano, May´n, nano.RIPE, angela e vários outros.

O tema do evento não será uma canção criada especialmente para o Animelo. Será um clássico absoluto das anisongs. "The Galaxy Express 999", tema do primeiro longa-metragem da saga espacial homônima criada por Leiji Matsumoto, autor de Patrulha Estelar (Yamato) e Capitão Harlock (que, inclusive, participa de GE 999). A música original é do grupo Godiego (leia "Godaigo"), cujo vocalista, Yukihide Takekawa, compôs a melodia não apenas dessa canção, mas também os temas de abertura e encerramento do seriado Flashman


Eu estou realmente empolgado para ouvir essa canção maravilhosa nas vozes de grandes nomes das anisongs. Aliás, veja abaixo a versão original da música, que é um rock vibrante e cheio de energia. Merece mesmo uma regravação para que outra geração a descubra e se emocione. 

THE GALAXY EXPRESS 999 - GODIEGO


A versão original, de 1979, é um clássico das anisongs e da música pop japonesa.
Conseguirá a versão 2013 causar o mesmo impacto?


LINKS

Site oficial do Animelo Summer Live: anisama.tv

Página do evento na Wikipedia, repleta de informações, como lista de participantes de cada edição, as músicas apresentadas, convidados especiais e muito mais.

12 comentários:

Natália Maria disse...

Olá!!

Já li em algum lugar sobre esse evento.. contudo, meu pc fica fazendo graça e não deixou eu ver os vídeos, que pelos artistas participantes parecem ser realmente fantásticos!! ^^

Ficarei de olho para poder conferir (vou tentar) a versão 2013. ^^

Ótima postagem!!

Ale Nagado disse...

Natália, espero que consiga ver logo os vídeos, pois são muito legais.

Meu amigo Michel Matsuda, do blog Universo Otaku (http://universo-otaku.blogspot.com) já comprou seus ingressos para assistir ao Animelo de 2013. Certamente, irá contar no blog. Fique de olho.

Abraço!

JJ Marreiro disse...

De arrepiar essas canções. Sou leigo no assunto, mas particularmente acho o idioma japonês muito "musical". Adoro as músicas de abertura dos animês e tokusatsus.

É um som viciante:) Se possível, deixa aí umas dicas de bandas pra gente ouvir, Nagado.

Ale Nagado disse...

Fala, JJ! Legal que gostou. A Rainbow eu já ouvi mais de 500 vezes, é uma grande canção. E estou muito curioso pra ouvir a versão 2013 de The Galaxy Express 999 cantada nesse esquema de revezamento de vozes. Ouvi a música pela primeira vez quando assisti o longa do GE 999, num festival de animação japonesa que rolou no MIS, em São Paulo, lá pela metade dos anos 1990. A música é arrepiante, feita pra encerrar o primeiro longa. Não sosseguei enquanto não consegui uma gravação. Hoje eu tenho um CD original da banda GODIEGO, com essa música.

Bom, falando de sugestões, vai muito de gosto. Aqui no blog eu já indiquei Chage and Aska, Suga Shikao, Rimi Natsukawa, JAM Project, Acacia Orchesta, Mami Ayukawa, Bank Band, Yanawaraba, The Checkers, Anzen Chitai. Eu geralmente misturo nomes novos com aqueles que já se aposentaram. Meu gosto é bem eclético.

De cara, dá pra citar também YUI, Fumiya Fujii, Angela Aki, Multimax, doa, Yumi Matsutoya e mais.

Agora, se conferir a seção Rádio Sushi POP aqui do blog vai dar pra ouvir um monte de músicas que eu gosto e recomendo. Confere lá, que acho que poderá gostar de algumas coisas.

Abraço!!

João Aranha disse...

O Animelo é uma oportunidade única pra ver quem está no topo do nicho das animesongs e quem está em crescente. Conhecia os temas anteriores e são muito bons, mas a desse ano eu desconhecia, e foi uma grata surpresa, não somente por ser uma homenagem a um grande anime, mas pela energia que a música traz. Ficarei ansioso para ver como ficará esse tema cantado por muitas vozes.

Muito bom , Nagado. As pessoas precisam sair da caixinha e saber que esse universo é bem mais expandido do que pensam, e esse tipo de postagem sempre ajuda. Boa!

Ale Nagado disse...

João, também fiquei surpreso e contente com o anúncio da música tema de 2013. Vi direto no site do evento, acho que essa passou batido pra muita gente que acompanha o cenário das anisongs. Espero que saia logo o vídeo promocional.

Valeu a força!
Abraço!

Rafael Kaen disse...

Cheguei a baixar o Animelo 2010 acho, não vi ainda o show, interessante esse negócio de ter uma tema todo ano!

Ale Nagado disse...

Esse lance da música tema é um tremendo gancho de marketing e um presente para os fãs. "Rainbow" se tornou uma das minhas músicas favoritas. E saber que uma das minhas anisongs favoritas de todos os tempos vai ganhar nova e turbinada versão realmente dá motivo pra ficar mais ainda de olho nas notícias do evento.

Abraço!!

sarah-chibi disse...

Animelo <3
Comecei a acompanhar em 2007/2008 e já assisti a todos, e posso recomendar em especial o de 2008 e 2011! Os dois melhores na minha opinião!
Uma pena que na edição de 2012, por conta de outros shows, vários cantores já "da casa" não participaram.
Estou ansiosa pelo deste ano <3
Excelente post Nagado!

Ale Nagado disse...

Também achei uma pena que o JAM Project não participe neste ano.

Por outro lado, já tem um preview do evento e dá pra ouvir um trechinho de The Galaxy Express 999 na voz do Akira Kushida.

Mal posso esperar pra ver o vídeo oficial. :-D

Abração, Sarah-chan!

Michel disse...

Por enquanto, já garanti o ingresso do primeiro dia, 23/8 (sexta). Estou aguardando sair o resultado do sorteio para o segundo ou terceiro dia. Caso seja sorteado, daí é só concorrer para o dia que faltar. Entretanto, a possibilidade de conseguir nos três dias é muito difícil, pois o Animelo é disparado o live mais disputado.
P.S.: Preciso arranjar tempo para assistir os Blu-ray do Animelo Summer Live 2012 -Infinity-.

Ale Nagado disse...

Deve ser incrível poder conferir um evento desses ao vivo. Vou procurar depois no Universo Otaku uma postagem sua comentando como foi o Animelo 2013.

E estou muito curioso pra ouvir a nova versão de The Galaxy Express 999. O trechinho na voz do Kushida que toca ao fundo num dos vídeos promocionais já arrepia. Aliás, acho muito legal terem chamado ele. O cara é um tremendo batalhador, humilde pra caramba e um gigante quando canta. Que seja uma referência pra garotada mais nova.

Abraços!