RECADO AOS VISITANTES:

Olá! O blog está de férias, mas já estou trabalhando em novas postagens. O Sushi POP voltará a ser atualizado no dia 1 de agosto (terça), no período da tarde.

O que vem por aí:
- Ultraman Geed, Novo Lobo Solitário, resultado da convocação para trabalhos acadêmicos e mais!

Esteja aqui para conferir. Até breve!

domingo, 1 de abril de 2012

Boletim 29: Akibaranger - Otakus com superpoderes


Dentro do universo das produções de tokusatsu (efeitos especiais), a franquia Super Sentai é das mais representativas. As séries se renovam a cada ano, com fórmulas estéticas, conceituais e de enredo sendo constantemente recicladas ou reinventadas, com resultados irregulares. Recentemente, terminou a série Gokaiger, dando lugar a Gobusters, o novo esquadrão de defensores da Terra. E eis que a Toei Company prepara a estreia de outra série suspeitamente parecida com as que fazem parte do universo Super Sentai. É o Hikonin Sentai (Esquadrão Não-oficialAkibaranger, uma produção desconsiderada dentro da franquia e com elementos suficientes para inspirar uma análise preliminar. Formado por um herói e duas heroínas, Akibaranger não é exatamente o que pode parecer.

Primeiro, é importante salientar que é uma série para adultos, a ser exibida de madrugada. Além das produções mais conhecidas, existem muitas séries tokusatsu projetadas para durar apenas 12 ou 13 capítulos e serem veiculadas de madrugada. Há produções sérias, cômicas, dramas com efeitos especiais e muitas obras experimentais. Sendo voltadas para adultos (ou pelo menos maiores de idade), há situações maliciosas e violência sem as limitações das produções infanto-juvenis. 

DEFENSORES DA CULTURA OTAKU
O trio Akibaranger entrega sua essência já no título, já que Akiba é como é carinhosamente chamado o famoso bairro de Akihabara, em Tóquio, paraíso dos produtos eletrônicos e do universo de consumo do público otaku. O bairro tem ficado cada vez mais famoso  no mundo inteiro, inclusive por ter sido o berço do mais grudento fenômeno J-pop dos últimos anos, o famoso coral de 48 idols, o AKB48. (Sim, o AKB vem de Akiba.)

E antes de continuar, vale lembrar que "otaku" não significa, como se convencionou chamar no Brasil, apenas fã de mangá e animê. Pode ser também (e a maioria é), mas indica muito mais uma definição de indivíduo sem vida social, voltado a cultuar um hobby e fechado em si mesmo. É diferente de um nerd e tem sentido pejorativo perante a maior parte da sociedade japonesa. Bem, vamos conferir quem são os heróis.



O primeiro vídeo promocional.

Nobuo Akagi (Masato Wada) é o Akibared, funcionário da lanchonete Sentai Cafe e um otaku fissurado em Super Sentai e que também se tornou fã de um animê fictício chamado Gakuen Z-Cune Aoi. Suas companheiras são Mizuki Aoyagi (Kyoko Hinami) é Akibablue, uma garota que faz o tipo mais fria e adora animê; e Moegi Yumeria (Karin Ogino), a Akibayellow. Ela é fanática por animê e Super Sentai e faz cosplay. Usa sempre acessórios espalhafatosos (como orelhas de gato), fala como personagem de desenho animado e é a menos "normal" da trupe. O trio usa como artefato de transformação uma boneca da heroína de Z-Cune. Não soa muito heróico, mas que seja. 

Na produção do que parece ser uma grande tiração de onda, há nomes de ponta como o diretor Ryuta Tazaki (Sailor Moon, Kamen Rider The Next), o roteirista Naruhisa Arakawa (Gokaiger, Kamen Rider W), o diretor e designer Keiichi Satô (Giant Robo, Tiger and Bunny) e o compositor Kenji Kawai (Ghost in The Shell). A música-tema, a ser anunciada, será entoada pelo vozeirão poderoso de Yukio Yamagata (Gaoranger) ao lado de Haruko Momoi. O encerramento ficará com Masato Wada (o Akibared). 

Os vilões são os integrantes de uma organização que pretende destruir tudo relacionado à cultura otaku. Além disso, os heróis querem ter sua própria série de TV e serem reconhecidos como um autêntico grupo Super Sentai. Com tudo isso não dá pra levar a sério mesmo, mas também não dá pra saber se a série irá satirizar ou apenas celebrar e capitalizar o que faz sucesso entre o público otaku. Deverá ser uma produção bastante hermética, que somente poderá ser bem apreciada por quem entende um pouco sobre a cultura otaku, Super Sentai, animê e tokusatsu em geral. Mas parece que será bem divertido, sem dúvida. 

Akibaranger estreia no Japão no dia 7 de abril à 1h30 da manhã no canal BS Asahi, depois, no dia 10, à 1h00 da manhã, começa a transmissão pelo canal Tokyo MX. (*)

Site oficial: www.akibaranger.jp

(*) CURIOSIDADE: No site oficial, aparece como dia de estreia o 6 de abril, às 25h30. É a forma que encontraram no Japão para informar que é na madrugada. Citando outro exemplo, já vi anunciarem um programa às 26h00 de um dia, o que equivale dizer que seria às 2 da manhã do dia seguinte. 

O segundo vídeo promocional, com mais cenas de bastidores.

- SITE OFICIAL DO BAIRRO DE AKIHABARA (em inglês): www.akiba.or.jp/english/

9 comentários:

hamleprimeiro disse...

Boa noite, Nagado.

Para falar a verdade, parece muito divertido.
E nada impede que a Toei faça uma sátira e capitalize em cima ao mesmo tempo.

Alexandre Nagado disse...

Seja qual for o resultado, vou querer conferir ao menos um episódio.

E sinceramente eu gostei do visual dos uniformes. Melhor que o Sentai atual, o Gobusters.

Abraço!

Bruno Seidel disse...

Eu comparo Akibaranger com Kamen Rider G, outra produção feita pela própria Toei (em 2009) em caráter "extra-oficial". Muita gente já saiu por aí classificando Akibaranger como a "37ª série Super Sentai", mas isso é um equívoco: Akibaranger, como o próprio nome já diz, é um Sentai "NÃO-oficial". Quanto ao visual do trio, me lembrou vagamente uma série clássica dos anos 70: Ninja Captor.

Alexandre Nagado disse...

É, alguma coisa lembra mesmo o design do Ninja Captor, além do Battle Fever J. Esse visual já me convenceu a querer ver eles em ação.

Abraço!

Michel disse...

Esse Akibaranger deve ser como aquele especial de video Cho Ninja Tai Inazuma, de 2006. Muita gente acabou considerando como Sentai. Vamos ver no que vai dar!
Ah, a coletiva de anunciamento aconteceu no sabado, dia 31, no evento Tamashii Feature's Vol.3, em Akihabara. Uma amiga japonesa conseguiu ser sorteada pra participar. Eu passei so na exposicao, pouco antes de encerrar.

Alexandre Nagado disse...

Nessa coletiva até o Yukio Yamagata apareceu, cada vez mais excêntrico, pelo que vi em uma foto no Jefusion.com. Esse cara canta muito, estou curioso para ver a abertura de Akibaranger.

Abraço!

senna889091 disse...

Mas talvez esse "não oficial" no nome seja uma das tirações de sarro.

To ansioso pra ver o visual dessa série

Anônimo disse...

Já estou No 3 capitulo e é sensacional!!!

Anônimo disse...

HSUAUASHUASHU
ADOREI AKIBALANGER E Ñ VEJO A HORA QUE MES ESTREIA LÁ NO JAPÃO A SEGUNDA TEMPORADA DE AKIBARANGER PQ A PRIEMIRA ACHEI 10
UASHASHUASHUASHU
E VOU VER SE ACHO A PRIMEIRA TEMPORADA NO BAIRRO DA LIBERDADE AQUI EM SP (CAPITAL) NO MEIO DO ANO PA TER EM MINHA COLEÇÃO PQ A SÉRIE É UM ITEM INDISPENSÁVEL MSM :)


ASS: EDUARDO - PUNK DA PERIFERIA