quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Takeshi Tsuruno: Humor, rock e Ultraman

O versátil Takeshi Tsuruno como
Shin Asuka, o Ultraman Dyna
Em qualquer tipo de história, é comum o chamado “comic relief” (ou “alívio cômico”), aquele personagem cuja maior função na história é fazer o público relaxar e rir um pouco, o que funciona bem em histórias dramáticas, de aventura, ação, romance ou mesmo suspense. Na série de TV Ultraman Dyna, de 1997, o alívio cômico era o próprio herói principal. 

Shin Asuka, o jovem piloto que se transforma no herói espacial, é dado a atitudes e caretas de boboca, especialmente no começo da série, mais leve que o restante. Cortesia do ator Takeshi Tsuruno, nascido em 26 de maio de 1975, um verdadeiro showman da mídia japonesa, que tem mudado sua imagem de comediante para cantor do primeiro escalão.
Mesmo tendo participado de alguns doramas (ou J-drama, as novelas japonesas), o astro teve sua imagem marcada mais como comediante do que como ator dramático ou de ação fora do nicho de fãs de Ultraman. Em grande parte, por conta de sua participação, durante anos, do programa de variedades Quiz! Hexagon II, da TV Fuji. Um dos muitos programas de auditório da TV japonesa, o show de variedades e gincana de perguntas e respostas, Hexagon se popularizou por apresentar muito humor em seus quadros, sendo Takeshi Tsuruno um dos principais comediantes. 


Ultraman Dyna, um herói
de sucesso duradouro.
Com a popularidade do programa, participou de dois grupos vocais com outros integrantes do elenco regular, o Shuchishin e o Aladdin. Shuchishin ("vergonha", em japonês) era um nome formado pelo apelido de seus três integrantes, Shu, Chi e Shin. Tsuruno era o "Shu" nesse trio vocal cheio de coreografias estilo boys band, apesar dos integrantes não serem exatamente garotos. Como Shuchishin, Tsuruno lançou 3 singles de sucesso, tendo um deles conquistado o primeiro lugar e dois o segundo no ranking da Oricon (entidade que mede vendagens no Japão). E como Aladdin, alcançou mais um segundo lugar. Em 2009, sem abandonar totalmente seus parceiros de Hexagon, lançou-se em carreira solo, tendo já quatro álbuns. Como músico, já havia lançado em 2003 um álbum pelo selo Roadrunner Japan, com a banda Taiyou no Shodou, mas só decolou mesmo depois de sua fama no Hexagon. 

Em 2011, cantou o rap "Pokémon Ierukana? BW", segundo encerramento da série Pokémon Best Wishes, com uma entonação cômica. Mas engana-se quem pensa que sua música está atrelada ao humor. Multi-instrumentista e cantor de grande voz, foi um dos destaques do show Ultraman Family Concert, realizado em Tóquio no final de 2011, ao lado de Isao Sasaki, Tatsuya Maeda e do grupo Voyager. Astro bastante popular e com público fiel, não decepcionou seus fãs ao aceitar participar do filme Ultraman Saga, a ser lançado em março no Japão. Seja atuando em papéis heroicos, cômicos, seja cantando com sua voz imponente, Takeshi Tsuruno é hoje um dos grandes nomes do cenário artístico de seu país. 
SELEÇÃO MUSICAL

Pegasus Fantasy: Tsuruno canta com muita energia sua versão cover do tema original dos Cavaleiros do Zodíaco, que registrou no álbum Tsuruno Uta, de 2009. Num tom mais grave e imponente, é uma das melhores versões da famosa canção do grupo Make-Up


Kimi dake wo mamoritai - Aqui, Tsuruno canta o tema de encerramento de Ultraman Dyna, originalmente gravada por Fumiaki Nakajima. A versão de Tsuruno apareceu no álbum Tsuruno Oto (2009). Alguns Ultras aparecem pra dar uma força, mas nem precisava. 



Nakanaide - Segundo single de Tsuruno com o Shuchishin em 2008, ficou em segundo lugar na Oricon. Aqui, uma versão solo de Tsuruno em 2011.

Site oficial: www.tsurunoweb.com 

5 comentários:

Bruno Seidel disse...

Muito legal essa versão de Kimi dake wo mamoritai. Adoro essa música!

Michel disse...

Takeshi Tsuruno é simplesmente ô cara! Pra qualquer lugar que ele vai, sempre rouba a cena! No programa Quiz! Hexagon II, o apresentador Shinsuke Shimada deitava e rolava em cima das bobagens que o Tsuruno falava, principalmente quando não sabia responder. Teve uma vez, que eu morri de rir, quando o Shinsuke chegou pra ele e disse algo assim, "o quê, você não sabe a resposta? Mas tu não é o Ultraman!?" Tsuruno também chegou a comandar o programa, devido ao escândalo elvolvendo o Shimada, mas por pouco tempo, até o programa ser cancelado. Teve muitas outras histórias hilárias, envolvendo o Tsuruno. Uma vez, ele e mais um outro artista, foram numa loja, acho que a Mandarake, e levou seu uniforme da Super Guts, pra ver quanto valia. E ficou espantado em saber que o do Daigo valia muuuito mais!

Monstrolândia disse...

Vira e mexe o "Asuka" tá num desses programas matinais da NHK! Semana passada mesmo eu tava zapeando a tv e vi ele!

Bruno Seidel disse...

Aliás... o Dyna tem uma participação destacada nesses filmes do Ultraman Zero que pintaram nos últimos anos. Muito mais do que seus "conterrâneos" Tiga e Gaia (que nem sequer aparecem na forma humana)? Será que isso se deve à popularidade do ator??

Alexandre Nagado disse...

Legal essa história dos uniformes que o Michel contou. Eu me lembro que, na época do Ultra 8 Brothers, comentava-se que Hiroshi Nagano era o único grande astro do filme. Na verdade, ele já estava em baixa em termos de sucesso, enquanto o Tsuruno, na época, já era top de paradas com o Shuchishin e o Aladdin. Hoje, ele é sem dúvida o grande popstar da franquia Ultra.

E acho que o Dyna vai ser daqueles heróis que vão acompanhar o ator por toda a vida. O interessante é que, diferente do Koji Moritsugu e outros, ele não ficou preso ao personagem. Fez fama como comediante com o Hexagon e agora como cantor.