RECADO AOS VISITANTES:

Olá! O blog está de férias, mas já estou trabalhando em novas postagens. O Sushi POP voltará a ser atualizado no dia 1 de agosto (terça), no período da tarde.

O que vem por aí:
- Ultraman Geed, Novo Lobo Solitário, resultado da convocação para trabalhos acadêmicos e mais!

Esteja aqui para conferir. Até breve!

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

BOLETIM SUSHI POP - 5

Gamera, um clássico
do cinema japonês
GAMERA EM BLU-RAY NOS EUA
Esta dica é pra quem compra importados. Em setembro, a Mill Creek Entertainment irá lançar em formato Blu-ray o terceiro e último volume da trilogia moderna da tartaruga gigante Gamera, um dos mais clássicos monstros japoneses. Vários filmes de Gamera da década de 1960 foram exibidos no Brasil pela TV Record nos anos 1970 e fizeram a alegria de muitos garotos na época, inclusive este que vos escreve. 


A trilogia (já não muito) moderna foi composta por filmes lançados em 1995, 96 e 99. Todos tiveram roteiro de Kazunori Ito (Ghost in the Shell, Patlabor, .hack) e direção de Shusuke Kaneko (Death Note – live action, Ultraman Max, Godzilla - Mothra - King Ghidra), sendo que o diretor ainda coescreveu o último filme da tartaruga gigante. Além disso, os dois volumes anteriores de Gamera serão novamente disponibilizados ao público estadunidense, compondo uma caixa para colecionadores com toda a trilogia. O filme que fez ressurgir o famoso personagem foi lançado no Brasil como Gamera - A guardiã do Universo e faz parte da programação de filmes da TV Aparecida, ligada à Igreja Católica. Quem disse que "filme para toda a família" tem que ser chato?


Em outra nota relacionada, a distribuidora Mill Creek já anunciou também, via site SciFi Japan, que irá lançar outro clássico do tokusatsu: Daimajin, composto de 3 filmes lançados em 1966 como uma cinessérie. Daimajin, assim como Gamera, foi produzido pela Daiei, atualmente Kadokawa Pictures


Coleção em 6 volumes
ensina técnicas
de desenho
APRENDA A DESENHAR MANGÁ
A Criativo Mercado Editorial lançou uma coleção de seis volumes sobre o desenho de mangá. É o Curso Prático de Mangá Passo a Passo, de Arthur Garcia. São livros repletos não só de explicações técnicas, mas também muitos conselhos profissionais de um autor premiado e veterano. As lições tratam sobre fundamentos do desenho, aplicáveis em qualquer tipo de trabalho, não só mangá. 


Trabalhei com Arthur Garcia em várias ocasiões na década de 1990, quando ele ilustrou roteiros meus para Maskman, Changeman, Blue Fighter e Street Fighter, sendo esta última nossa parceria mais duradoura e famosa. Ele conhece como poucos o mercado de trabalho e possui vasto conhecimento técnico.

Para quem sabe se disciplinar para estudar por conta própria, uma das melhores opções disponíveis no mercado. Fui um dos autores convidados a assinar um posfácio com um texto apresentando um depoimento sobre o profissional Arthur Garcia. Meu texto é o que complementa o primeiro número.

Cada volume tem 96 páginas e custa R$ 29,90.

Você pode comprar on-line no site da Comix clicando aqui. 


Black finalmente poderá
ter seu final dublado
BLACK KAMEN RIDER EM DVD
A Focus Filmes deve lançar, para o final do ano, a série Kamen Rider Black, lançada no Brasil como Blackman no início dos anos 1990.

A expectativa gira em torno do final da série, nunca exibido no Brasil e que sequer foi dublado. Como a Focus vai lançar Jiban com o final inédito e finalmente dublado, deverá fazer o mesmo com Black.

A voz original do herói foi feita por Élcio Sodré, um dos mais admirados dubladores brasileiros pelo público da "geração Manchete", por ter feito também a voz de Shiryu, dos Cavaleiros do Zodíaco, entre outros personagens famosos.




4 comentários:

Bruno Seidel disse...

A não-exibição do final de algumas séries pela TV Manchete nunca foi algo devidamente explicado. De qualquer forma, ainda soa estranho essa dublagem "tardia" que estão fazendo com o Jiban e, agora, com o Black. Mas acho que o Élcio Sodré é a pessoa certa para emprestar a voz ao Issamu (Kotaro) Minami, já que o próprio dublador o fez na década de 90 (além do Sharivan, em matéria de Tokusatsu).

Alexandre Nagado disse...

Fala, Bruno. A Focus, a despeito das muitas reclamações que já recebeu pela qualidade de alguns produtos, está corrigindo uma injustiça com os fãs. Poder ver o final do Jiban em português é algo esperado há muitos anos, assim como o final do Black. Espero que corra tudo bem com esse lançamento, que ainda não tem data oficial.

Abraços!

Anônimo disse...

Sugoi!!!
Agora vamos torcer que alguma distribuidora de vídeo nacional venha adquirir os direitos autorais da GAMERA o mais breve possível. Existe alguma possibilidade real disto acontecer Nagado
Sem dúvidas que o segundo BOX do Jiban e o lançamento do Kamen Rider Black esta aumentando a cada dia que se passa a ansiedade.

Robinson Oliveira

Alexandre Nagado disse...

O final do Black é um tanto decepcionante em relação ao início brilhante. Porém, será ótimo se o episódio for dublado, finalmente.

Houvesse mais mercado, a Focus poderia se interessar em trazer o especial de TV que apresentou o Black no Japão ou os especiais de cinema do herói.

Abraços!