RECADO AOS VISITANTES:

Olá! O blog está de férias, mas já estou trabalhando em novas postagens. O Sushi POP voltará a ser atualizado no dia 1 de agosto (terça), no período da tarde.

O que vem por aí:
- Ultraman Geed, Novo Lobo Solitário, resultado da convocação para trabalhos acadêmicos e mais!

Esteja aqui para conferir. Até breve!

sexta-feira, 22 de julho de 2011

BOLETIM SUSHI POP - 2

DIRETOR JAPONÊS NO ANIMA MUNDI 
Começa em SP, capital, mais uma edição do Anima Mundi, festival de animação já consagrado. E para quem curte animê de qualidade, a grande atração deste ano é a presença do diretor Shinichiro Watanabe, de Cowboy Bebop, Samurai Champloo, Michiko to Hatchin (animê vagamente ambientado no Brasil) e Animatrix, entre outros. É um profissional de enorme importância na indústria do animê. Watanabe estará no Rio de Janeiro nesta sexta, dia 22 de julho, e em São Paulo na quarta seguinte, dia 27 de julho. Chega a ser uma vergonha que nenhum evento que tenha a palavra “animê” no nome tenha até hoje trazido um diretor ou criador de animações. Escrevi sobre isso aqui.


Confira a programação completa do Anima Mundi 2011 no site oficial.

Veja também minha resenha sobre Cowboy Bebop - O Filme, que também faz parte do festival, quando de sua exibição em cinemas aqui no Brasil.


O FINAL DE JIBAN EM DVD
A série Jiban – O Policial de Aço (Kidou Keiji Jiban, Toei Co., 1989) foi um grande sucesso no Japão e no Brasil, sendo parte da linhagem dos Metal Heroes. Grande sucesso do auge do reinado dos seriados tokusatsu da extinta TV Manchete, Jiban pegou carona no sucesso mundial de Robocop, mas numa versão infantil para tokusatsu. Na ocasião de sua exibição por aqui, o final da série não foi exibido e sequer foi dublado. 

Para o lançamento da segunda caixa de DVDs pela Focus Filmes, a empresa Dubrasil irá dublar os dois últimos episódios e realizou uma enquete para escolher o dublador que substituirá o falecido Carlos Laranjeira, que havia dublado Naoto Tamura, o Jiban, na exibição original. Dois testes de voz foram colocados no site da empresa, sem divulgar os nomes para que o currículo deles não pesasse. A votação já foi encerrada e na segunda quinzena de agosto os fãs poderão conferir o trabalho. Na verdade, outras vozes devem mudar, pois a dublagem é antiga e o estúdio Álamo, que fez o trabalho original, encerrou atividades neste ano.


BAKUMAN NO BRASIL, PELA JBC
Um dos mangás mais comentados nos últimos tempos é Bakuman, grande sucesso da dupla Takeshi Obata e Tsugumi Ohba, os mesmos de Death Note. A história conta a trajetória dos amigos Mashiro Moritaka e Akito Takagi, que sonham em ser grandes mangakás (autores de mangá) e publicar na consagrada Shonen Jump (não por acaso, a revista que edita a série no Japão). O mangá estreou em 2008 e já rendeu 13 encadernações, fora uma série em animê.

Mas muito antes de Bakuman, um mangá adulto quase desconhecido no ocidente já explorava os bastidores da indústria dos quadrinhos no Japão. É Henshuu Ou, que já foi tema de postagem aqui no blog.


ULTRAS ORIGINAIS E SPECTREMAN EM DVD e BLU-RAY
Por essa ninguém esperava. Uma empresa estreante, a Masterpiece HD começou a divulgar nesta semana que irá lançar DVDs e Blu-rays das séries originais de Ultraman, Ultraseven e O Regresso de Ultraman (da Tsuburaya Pro) e também Spectreman (da P-Pro, adquirida pela Tsuburaya). 


Segundo representante da Masterpiece, os direitos foram negociados com a empresa Tiga Corporation, representante da UMC, companhia que adquiriu os direitos de distribuição dos Ultras clássicos no mundo todo, exceto Japão. Isso após longa batalha judicial cheia de reviravoltas e que envolveu a UMC, a Tsuburaya e a Chaiyo, empresa tailandesa que tentou até produzir um Ultra próprio com base em um obscuro contrato de licenciamento da década de 1970. Com a situação aparentemente resolvida em tribunais a favor da UMC (fato desmentido pela Tsuburaya), o terreno está livre para uma série de lançamentos oficiais há muito aguardados. Os primeiros DVDs devem ser lançados em agosto, tanto em volumes individuais quanto em caixas especiais. 

Confira no site JBox a notícia, declaração oficial e repercussões sobre os lançamentos.

MAIS ULTRAS NO BRASIL
Em outra notícia relacionada, a Focus Filmes irá lançar filmes modernos dos Ultras, estes sim negociados direto com a Tsuburaya. Os primeiros a serem lançados são os especiais de cinema de Ultraman Dyna (com participação de Tiga) e Ultraman Gaia (com aparições de Tiga e Dyna). 


OTAKISMO
Criado por Kauê Antonioli, o blog Otakismo é composto por densas análises sobre vários aspectos da cultura pop japonesa e seu povo. As postagens se enveredam pela História, sociologia e psicologia, com suas análises sobre aspectos polêmicos e controversos. 


Recomendo uma leitura atenta desse blog, em especial um de seus artigos mais contundentes, chamado Paranoia Agent: Cultura kawaii como resíduo da cortina nuclear. Trata-se de um estudo social feito a partir do animê Paranoia Agent, cultuada série de TV do falecido diretor Satoshi Kon


7 comentários:

Kauê disse...

Olá,
Antes de mais nada eu agradeço a indicação para meu blog. O artigo está com níveis de acesso superiores ao padrão, ainda mais se tratando de algo mais antigo e pouco mainstream que é Paranoia Agent, graças ao apoio dos blogueiros.

Com relação aos eventos, eu não falo mais nada. Essas convenções otaku viraram caça-níqueis vergonhosos. Não só pelas atrações de gosto duvidoso mas agora no próprio ingresso. AF 35 reais é trágico. Por isso fui prestigiar o Festival do Japão. 10 reais, boa comida, pessoas 'normais'...to ficando velho hahaha

Só um toque, arruma o link do Honshuu Oe. Tem conteúdo após o html que direciona para uma página inexistente.

Bruno Seidel disse...

Como foi citado o lançamento dos DVDs dos Ultras (+ Spectreman), aproveito pra comentar uma informação que vi no JBox.com.br hoje pela manhã: parece que os heróis da M78 ganharão novas aventuras em mangá a partir de outubro, no Japão. Isso me faz lembrar que, há alguns anos atrás, chegou a ser publicada uma HQ dos Ultras sob um aspecto mais voltado ao cotidiano dos heróis em seu planeta de origem. Taí algo que eu tinha muita curiosidade em ver!

Alexandre Nagado disse...

Olá! Já arrumei o link, obrigado pela dica. O Blogger tem dado muito problema de HTML. Eu normalmente coloco link para sempre abrir em outra página. Desta vez, tive que arrumar todos os links, pois sempre que salvava, desconfigurava tudo. Espero que corrijam essa falha.

Sobre eventos, eu realmente só vou quando convidado a fazer algo, pois não tenho muita paciência com adolescente correndo pra todo lado. Eu sou mais velho ainda, ah ah.

Abs!

Robinson disse...

Fiquei surpreso com a notícia: "lançamento dos Ultas e até em Blu-ray." Ótima notícia! Só achei estranho Nagado esta transação com uma empresa de Hong Kong, será realmente oficial? Outra detalhe é verdade que atualmente existe um ULTRA fazendo sucesso em terras chinesas?
Tem um tempinho que não entrava no BLOG, esta ótimo.

Alexandre Nagado disse...

Robinson, há motivos sim para desconfiar. A Masterpiece diz possuir documentos reconhecendo os direitos da UMC. Porém, não está claro se isso tem validade internacional, por mais que a UMC afirme estar distribuindo os Ultras originais em vários países. Há pontos obscuros. Talvez legalmente esteja tudo certo, mas não sei se cabe recurso por parte da Tsuburaya, que afirma que a situação está pendente.

De qualquer forma, a origem disso é algo imoral. A Chaiyo, que começou toda essa confusão, se baseou em um contrato revelado somente após a morte de Noboru Tsuburaya, que é quem poderia contestar. E o contrato foi mostrado uma vez. Tinha erros primários, como chamar Ultraseven de "Ultraman Seven", entre outras coisas.

Mas direito e justiça nem sempre andam juntos. Ainda aguardo o desenrolar do caso, mas acredito que a Masterpiece vá em frente com os lançamentos, independente do que se possa especular.

Por último, o que fez muito sucesso na China foi o longa Ultra Galaxy, com a estreia do Ultrman Zero. E sucesso de bilheteria na superpopulosa China deve ser mesmo fabuloso.

Patrick Raymundo disse...

Esse negócio da Masterpiece está muito obscuro. Não sei ao certo se é legal, ou não. Vou esperar mais algum tempo para poder emitir uma opinião mais forte.

Eu queria muito que alguém perguntasse ao diretor Watanabe qual o verdadeiro significado da última frase, do último capítulo, do seriado Cowboy Bebop. Seria algo assim "Vocês terão que carregar esse peso". Tem inúmeros significados, por isso eu queria ver qual foi a verdadeira intenção da frase. Espero que alguém pergunte hehee!

Já Bakuman eu não conheço, mas vindo de Obata e Ohba, e tendo a boa repercussão que possui na web, acxho que vai ser uma leitura interessante. :)

Michel disse...

Concordo plenamente! Deviam tentar trazer diretores, animadores, mangakas e mais atores também, do que só ficarem trazendo cantores (e sempre os mesmos). Bom, não falo mais, por não ser o público que frequenta esses eventos.

Não acompanhei a série Bakuman, mas parece ser uma obra interessante. Vi apenas o primeiro episódio, e o contexto é bem realista. Inclusive, os sobrenomes dos personagens que aparecem na fictícia redação, são propositalmente os mesmos do staff da Shônem Jump!

Com relação a questão dos direitos de comercialização internacional dos Ultras clássicos, é algo muito complexo, e por isso mesmo, nem pretendo transportar isso para o meu blog. Acho que o importante é que venha um produto de qualidade. Agora uma dúvida, com relação ao Ultraseven, O Regresso de Ultraman e Spectreman, vão ter a dublagem original ou uma nova dublagem? Acredito que seja muito difícil conseguir todos os áudios originais dessas séries.