RECADO AOS VISITANTES:

Olá! O blog ainda está de férias, mas já estou trabalhando em novas postagens. O Sushi POP voltará a ser atualizado no dia 1 de agosto (terça), no período da tarde.

O que vem por aí:
- Ultraman Geed, Novo Lobo Solitário, Katokutai, Pinóquio de Osamu Tezuka, Danger 3, resultado da convocação para trabalhos acadêmicos e mais!

Esteja aqui para conferir. Até breve!

terça-feira, 7 de junho de 2011

NOVO LIVRO TEÓRICO: MANGÁ TROPICAL - UM ESTUDO DE CASO

Em 2003, a Editora Via Lettera lançou o álbum Mangá Tropical, um projeto pessoal onde reuni diversos autores de HQ com influências de mangá para uma coletânea de pequenas histórias. Participaram o Arthur Garcia, Silvio Spotti, Erica Awano, Marcelo Cassaro, Daniel HDR, Denise Akemi, Rodrigo de Goes, Elza Keiko, EdH Müller, Fabio Yabu, Alexandre Silva e Salvatore Aiala. Muitos perguntaram se foi difícil reunir esse grupo, repleto de gente renomada. Na verdade, essa foi a parte mais fácil do trabalho.

Além da coordenação, também criei uma HQ autoral,
 Dani – Pequenos Gestos, um de meus trabalhos favoritos (veja na postagem anterior). A repercussão foi boa na época, dentro do que se espera de um trabalho desse tipo. Agora, o Mangá Tropical volta a ser assunto, pois foi o tema de um trabalho acadêmico do brasiliense Patrick Raimundo de Moraes transformado em livro pela Editora Otimismo.

Mangá Tropical – Um Estudo de Caso faz um retrospecto sobre a história do mangá e sua presença no Brasil. Identifica características na estrutura das histórias e analisa vários aspectos do trabalho.


Fiquei bastante surpreso pelo interesse do Patrick em dissecar essa obra e mais ainda quando ele me convidou para desenhar a capa. Imaginei um personagem desenhado com traços de mangá e usando uma camiseta alusiva ao Japão e ao Brasil, usando as mãos como se estivesse analisando algo com um enquadramento, um foco específico ou perspectiva. Ao fundo, imagens de alguns mangás brasileiros. Acho que funcionou. (Desafio: Você consegue identificar todos os trabalhos que serviram como imagem de fundo? Poste nos comentários o que você souber.)


Toda a renda da primeira tiragem do livro será revertida para a Cruz Vermelha Brasileira, mediante contrato firmado entre o autor e a entidade.


O trabalho já está disponível no site da editora.

Para quem se interessar pelo Mangá Tropical, ainda restam exemplares à venda no site da Via Lettera aqui


Publicidade:

Nenhum comentário: