RECADO AOS VISITANTES:

Olá! O blog está de férias, mas já estou trabalhando em novas postagens. O Sushi POP voltará a ser atualizado no dia 1 de agosto (terça), no período da tarde.

O que vem por aí:
- Ultraman Geed, Novo Lobo Solitário, resultado da convocação para trabalhos acadêmicos e mais!

Esteja aqui para conferir. Até breve!

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Bank Band - J-pop a serviço do planeta

Kazutoshi Sakurai (esq.) e Takeshi Kobayashi,
os líderes da Bank Band
No mundo da música, não é raro que artistas criem ou participem de campanhas assistenciais em concertos ou canções específicas. Outros fazem da militância política ou ambiental uma parte de suas carreiras. No Japão, existe uma banda criada especialmente para apoiar projetos humanitários e causas ambientais. É a Bank Band, liderada por Kazutoshi Sakurai (voz, guitarra e violão) e Takeshi Kobayashi (teclados). 

Sakurai é o líder da banda Mr. Children, grande sucesso no cenário do J-Pop. E Kobayashi é o produtor do Mr. Children (entre outros artistas), além de ex-integrante da banda My Little Lover.

A Bank Band é na verdade a unidade de shows e gravações da instituição financeira ap bank (escrito todo em letras minúsculas mesmo - um "charme" praticado por muitos artistas no Japão). O ap bank nasceu a partir do Artist´s Power, fundado pelo lendário tecladista e compositor Ryuichi Sakamoto em 2002 para promover o uso de fontes de energia renováveis e a sustentabilidade. Sakamoto e os sócios Kobayashi e Sakurai administram o ap bank, que trabalha com música e arte para angariar fundos para apoiar projetos ambientais ligados à sustentabilidade, além de manter uma reserva financeira para ser usada quando acontecem catástrofes naturais. Os três doam parte de suas fortunas para a entidade e ainda recebem o apoio de outros artistas colaboradores para financiar as atividades do ap bank. O Bank Fest é uma das atividades que eles fazem com a Bank Band, na forma de grandes concertos musicais.

A seguir, dois momentos da Bank Band com convidados muito especiais. Curta o som!

BANK BAND e ASKA: Hajimari wa itsumo ame




Neste video, de 2006, sobe ao palco o cantor e compositor Aska, da dupla Chage and Aska. A Bank Band toca com ele “Hajimari wa itsumo ame”, balada romântica da carreira solo do astro. Dono de uma das mais poderosas vozes do J-Pop, Aska divide generosamente os vocais com Kazutoshi. Astro da mesma grandeza, Kazutoshi transborda simpatia em sua interpretação.

BANK BAND e MY LITTLE LOVER: Shiroi Kaito



Nesta outra gravação, entra em cena a cantora akko, atualmente a única integrante fixa da banda My Little Lover, para interpretar "Shiroi kaito". O tecladista Takeshi foi o compositor da música, membro original do My Little Lover e também já foi casado com akko (Na verdade, parece rolar um clima no final da música. Veja como ela olha para o lado...).  É difícil não se emocionar com a interpretação.


BANK BAND: Evergreen


Finalmente, uma versão apoteótica para "
evergreen", clássico do My Little Lover com vocal principal do grande Kazutoshi Sakurai, um cantor com controle absoluto sobre sua voz. 

E para quem quiser saber mais sobre os projetos do ap bank / Bank Band, confira o site oficial em inglês:

www.apbank.jp/en

Nenhum comentário: