RECADO AOS VISITANTES:

Olá! O blog ainda está de férias, mas já estou trabalhando em novas postagens. O Sushi POP voltará a ser atualizado no dia 1 de agosto (terça), no período da tarde.

O que vem por aí:
- Ultraman Geed, Novo Lobo Solitário, Katokutai, Pinóquio de Osamu Tezuka, Danger 3, resultado da convocação para trabalhos acadêmicos e mais!

Esteja aqui para conferir. Até breve!

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

DICA MUSICAL: KAN E AYA MATSUURA


No meu Twitter e aqui no blog, é comum que eu poste sobre músicas japonesas, a maioria J-pop das antigas e animesongs. Obviamente, meu cardápio musical é mais abrangente do que isso. Gosto muito de Beatles (a ponto de ter escrito vários textos sobre eles no Omelete), Monkees, rock nacional dos anos 1980 (especialmente Capital Inicial, Titãs, RPM, Biquíni Cavadão, Ritchie...), um pouco de jazz, blues, música clássica, instrumentais em geral e algumas músicas específicas de bandas variadas (famosas ou não), como Tears For Fears, U2, White Stripes, Vanderveen, Manic Street Prechers, etc... Mas ouço sempre canções japonesas, especialmente material dos anos 1980 e 90.

Como nas músicas ocidentais que aprecio, gosto de melodias variadas e sons que valorizem voz, violão, piano, baixo, guitarra e bateria. Não sou fã de sons eletrônicos e batidas dançantes, gosto de um pop-rock mais simples e elegante. E tem muita coisa assim, de influência inglesa ou estadunidense no cenário do J-Pop, especialmente entre o pessoal mais antigo.

Para os não iniciados, como é mais difícil garimpar material referente a música japonesa pop, resolvi focar minhas dicas nesse tipo de assunto. Então, sem mais delongas, vamos a mais uma dica bacana. (Pelo menos pra mim.)

A canção "Ai wa katsu" (ou "O amor é uma vitória") foi lançada pelo cantor, compositor e pianista Kan em 1990 e fez bastante sucesso. Bobinha, alto astral e contagiante, pode ser conferida abaixo na voz e interpretação de seu criador.




Mais recentemente, ganhou uma versão cantada pela atriz e modelo Aya Matsuura, aqui acompanhada pelos músicos Makoto (bateria) e Taisei (teclados) da banda Sharan Q. Confira:



Nenhum comentário: