RECADO AOS VISITANTES:

Olá! O blog ainda está de férias, mas já estou trabalhando em novas postagens. O Sushi POP voltará a ser atualizado no dia 1 de agosto (terça), no período da tarde.

O que vem por aí:
- Ultraman Geed, Novo Lobo Solitário, Katokutai, Pinóquio de Osamu Tezuka, Danger 3, resultado da convocação para trabalhos acadêmicos e mais!

Esteja aqui para conferir. Até breve!

segunda-feira, 18 de maio de 2009

UMA QUESTÃO SOBRE ÉTICA

Existe gente que acha que desenhista cobra por área desenhada no papel, ou por quantidade de tinta que deixa no papel. Quando eu desenho para pessoas físicas é quando me deparo com o maior número de absurdos na percepção sobre o que faz um desenhista. Uma candidata a cliente pediu um orçamento de caricatura para convite de casamento.

No meu site já tem os preços anotados, mas ela queria saber quanto eu cobraria para usar um desenho pronto (que ela pegou no site de um concorrente) e só trocar os rostos desenhados pelo rosto dela e o do noivo. Por quê ela não pediu ao autor do desenho original? Certamente porque achou caro o desenho dele e tentou ver se conseguia um "precinho camarada" com outro. Afinal, o desenhista que pegar o trabalho não vai ter que desenhar uma folha inteira, só os pedacinhos em que aparecem os rostos.

Expliquei que não faria isso por ser anti-ético e que eu faria um novo desenho, no meu estilo (como no exemplo ao lado), cobrando normalmente para isso. Ela não respondeu mais, obviamente. É cada uma que aparece...

Nenhum comentário: