RECADO AOS VISITANTES:

Olá! O blog está de férias, mas já estou trabalhando em novas postagens. O Sushi POP voltará a ser atualizado no dia 1 de agosto (terça), no período da tarde.

O que vem por aí:
- Ultraman Geed, Novo Lobo Solitário, resultado da convocação para trabalhos acadêmicos e mais!

Esteja aqui para conferir. Até breve!

terça-feira, 7 de outubro de 2008

DOCUMENTÁRIO SOBRE A IMIGRAÇÃO JAPONESA

O Centenário da Imigração Japonesa no Brasil continua sendo um tema forte e com muito fôlego ainda.

Hoje, gravei participação para um documentário da Eco Falante, que está reunindo quase uma centena de depoimentos relacionados. Com direção de Chico Guariba, contei desde histórias da imigração contadas por meus avós até minha relação profissional com a cultura pop japonesa. Foi uma experiência bem interessante, por lidar de forma bastante abrangente com minha vida dentro e fora da colônia japonesa.

Em certo momento, falei sobre identidade cultural. Disse que, apesar de sempre ser chamado de "japonês", nunca me senti como tal. Tenho relação profissional e afetiva com a cultura japonesa e me orgulho de minhas origens, mas sou, acima de tudo, brasileiro. Eu me defino como um brasileiro, neto de japoneses da região de Okinawa, nessa ordem de importância.

O documentário Histórias da Imigração Japonesa vai sair em DVD e deverá ser exibido na TV Cultura por volta de maio de 2009.

Nenhum comentário: