quarta-feira, 4 de junho de 2008

FLASHMAN EM QUADRINHOS

O site Tokufriends.com resgatou minha primeira HQ publicada profissionalmente. Era um roteiro para uma história sobre o seriado japonês Flashman, exibido na extinta TV Manchete. A historinha foi desenhada por Roberto Martins e veio complementando a revista Jaspion n. 1, da Editora Abril, em novembro de 1990. O gibi teve a formidável venda de 100 mil exemplares. Se na época já era uma venda excelente, nem se compara com hoje em dia, quando vender 5 mil exemplares faz um mega-sucesso.

Eu tinha 19 anos na época em que escrevi o roteiro (feito na forma de esboços já diagramados) e era um grande entusiasta desse tipo de seriado japonês. Depois de ser aprovado num teste do Studio Velpa, fiz diversos roteiros para HQs com super-heróis japoneses da TV que faziam sucesso na época. Flashman não era, sinceramente, um dos meus favoritos, mas tinha acompanhado toda a série e conhecia bem os personagens. As histórias feitas na época dariam continuidade ao enredo das séries, com aventuras passadas após o último capítulo de cada saga (lembrando que seriados japoneses são em geral como novelas, com um final definitivo). O visual e forma narrativa seguiam mais o estilo dos gibis de super-heróis estadunidenses, e só depois eu tentaria inserir elementos de mangá nas aventuras. Tudo era muito ingênuo, feito para o público infanto-juvenil e, da minha parte, a ingenuidade também era óbvia. Foi um grande aprendizado, um grande laboratório e tive muita sorte em ser pago para fazer. Numa época como a atual, em que a maioria dos artistas de HQ faz suas histórias apenas pelo prazer de ver publicada e por amor à arte, é até triste lembrar de uma fase em que o mercado de quadrinhos no Brasil possuía uma produção comercial regular e até numerosa.

Pra mim, é divertido e bastante nostálgico rever esse material depois de tanto tempo. Eu nem lembrava direito dessa história específica, mas foi uma delícia relembrar aqueles tempos. Tudo graças ao pessoal do Tokufriends, que escaneou o velho gibi, refez o letreiramento e limpou as imagens.

Faça o download da história completa clicando aqui.
- Relembre Flashman aqui

Nenhum comentário: