domingo, 6 de outubro de 2019

Roteiro Para Mangá - Um guia para autores iniciantes

Dicas profissionais para a roteirização de histórias em quadrinhos, com ênfase na escola narrativa do mangá.
A capa original.
Arte: Alexandre Nagado (desenho)
e Alexandre Jubran (cores).
Durante os anos em que trabalhei profissionalmente com quadrinhos, escrevi a publicação Como Desenvolver Roteiro Para Mangá, lançada em 2000 pela Editora Canaã, uma divisão da Editora Escala. Era a edição de número 13 da coleção Curso Básico de Desenho, que fez algum sucesso na época. 

Nesse guia em formato de revista, expliquei vários pontos a se considerar ao criar uma história em quadrinhos, como o desenvolvimento de personagens, ambientação, ritmo, formas de apresentação de roteiro e alguns outros aspectos. As recomendações foram baseadas em minhas experiências nas áreas de quadrinhos de licenciamento, didáticos e trabalhos autorais. 

A maioria dos tópicos é de uso geral para qualquer história em quadrinhos, mas alguns pontos destacam peculiaridades da escola narrativa do mangá, com sua abordagem mais visual do que nos quadrinhos ocidentais em geral. Teve boa repercussão na época, mas ficou um trabalho esquecido no tempo, entre tantos outros.

Então, algumas semanas atrás, recebi uma mensagem do estudante de marketing Bruno Silva, autor do blog ArteDoDesenho.com. Com o intuito de publicar em formato e-book para espalhar conhecimento, ele havia digitado todo o conteúdo do guia sobre roteiro e fez uma nova diagramação e novo projeto visual, incluindo imagens de personagens mais modernos do que havia no original. Ele entrou em contato comigo para saber se eu autorizaria a publicação, que ele considerava de grande utilidade para autores iniciantes. 

Fui pego de surpresa com tamanha boa vontade e fiz uma revisão básica do material. Agora, a edição atualizada de Como Desenvolver Roteiro Para Mangá está disponível gratuitamente em formato PDF para qualquer interessado. Espero, sinceramente, que seja útil para artistas iniciantes, pesquisadores e qualquer um que esteja interessado em referências sobre processo criativo de uma história em quadrinhos. 

Acesse: 

- PDF para leitura on-line (Issuu) 

- PDF para download ou leitura on-line (PDF Host) 

- Agradecimentos ao Bruno Silva, do blog Arte do Desenho

*****************


::: Colabore com o Blog Sushi POP no Padrim :::

Financiamento Coletivo


4 comentários:

Riojin disse...

Opa legal isso! Bela iniciativa e que bom que esteja disponivel gratuitamente esse tipo de material, ja que nao temos muitas publicacoes do tipo.

Detonation Uchiha disse...

Que resgate bacana, não cheguei a adquirir esta revista, porém comprei outras de curso de mangá, porém mais sobre aprender a desenhar, é bacana ler um material mais focado na narrativa em quadrinhos, do mangá, óbvio.

Muito obrigado por disponibilizar.

Alexandre Nagado disse...

Fala, Riojin! Na época, houve uma explosão de títulos em banca sobre desenho de mangá. Só recomendo os que foram assinados pelo Arthur Garcia e pela Denise Akemi, pois teve muita coisa meio picareta surgindo. O meu foi um dos únicos a abordar roteiro e até hoje encontro gente que comprou na época. Ainda existe essa lacuna.

Valeu! Abraço!

Alexandre Nagado disse...

Olá, Uchiha! Obrigado pelo apoio.

Um sonho que eu tenho é publicar uma versão bastante ampliada desse curso de roteiro. Dificilmente vai rolar um dia, mas nunca se sabe.

Abraço!