quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Riojin - Silent Archives

Uma coletânea de mangá nacional, com histórias de um autor diferenciado e promissor.
Histórias sem diálogos, um
desafio da arte sequencial.
"Uma das definições mais usadas para histórias em quadrinhos (e mangá é um tipo de hq) é que se trata de uma mídia que combina texto e imagens sequenciadas. Essa convenção, quebrada várias vezes por autores talentosos, se tornou a regra do Silent Manga Audition, um concurso internacional para autores de mangá tentarem o mercado japonês sem enfrentar a barreira do idioma. 

Com histórias sem texto e recorrendo à pura narrativa visual, autores do mundo todo têm mostrado que, mais do que assimilar uma gama de estilos gráficos de origem em comum, conseguiram absorver o que a linguagem do mangá tem de melhor.


Nesse contexto, o talentoso Riojin, que eu havia conhecido com a webcomic Miyako-chan no Karê, demonstra sua habilidade para contar boas histórias. Pequenos contos com humor, drama e uma sensibilidade acima do comum ganham vida em páginas que podem ser percorridas rapidamente, mas que dão vontade de rever muitas e muitas vezes para apreciarmos a arte, os detalhes e todo o esforço empregado em cada quadrinho. A paixão é perceptível e inspiradora."

Com o texto acima, feito a pedido do autor para ser incluído na edição, traz minha definição e admiração pelo trabalho que venho aqui divulgar. 

O carioca Luiz Gustavo, ou melhor, Riojin (de "Rio" + "jin" ["pessoa"]), assinou a divertida webcomic Miyako-Chan no Karê e, depois iniciou a série Two Hiros no portal Shonen Comics. Também é habitual participante do concurso Silent Manga Audition, com alguns trabalhos que ganharam destaque em diferentes categorias. Quatro dessas histórias foram reunidas, mais uma inédita, compondo assim a coletânea Riojin - Silent Archives The Heisei Era (2017 ~ 2019). 
Página de Wishes, a HQ inédita
que abre a coletânea.
O título enfatiza que, assim como o Japão iniciou uma nova Era Imperial em maio deste ano, a Era Reiwa, ele também está se lançando a uma nova fase de projetos e desafios, deixando um registro do que foi produzido até então, durante a Era Heisei. São histórias que misturam cotidiano e fantasia, temperando tudo com bom humor e um senso de doçura e encantamento. E tudo contado visualmente, sem balões, sem diálogos e apenas alguns eventuais recordatórios, somente para facilitar a localização e ambientação. 

A convite do autor, há também comentários do cantor, tradutor e professor Ricardo Cruz (JAM Project, Anison Lab e Danger 3), Caio Catarino (apresentador do Anime Station, da Rádio Geek), Adriano Gon (editor da Shonen Comics) e o YouTuber Ed (canais Estilo Otaku e Coisas do Japão). Todos prestando o devido reconhecimento a um autor talentoso que ainda está no começo de sua jornada. 

A edição pode ser adquirida diretamente no site da Shonen Comics. 

Riojin - Silent Archives: The Heisei Era (2017~2019)
Autor: Riojin
Formato: 11 x 17,5 cm, com 56 páginas (P/B)
Editora: Publicação independente do autor
Compre aqui 


::: EXTRA - MANGÁ NACIONAL :::

O Sushi POP já abordou mangá nacional em diversas ocasiões. Confira uma seleção:

Chamas Azuis

Action Hiken e o Estúdio Armon

Shonen Comics

Mangá Tropical

Henshin! Mangá

Desvendando o Mangá Nacional (livro teórico) 

7 comentários:

Adelmo Veloso disse...

Tô começando a pegar o ritmo das postagens daqui e da Casa do Boneco Mecânico!

Meu exemplar de Silent Archives chegou esta semana e já "li" ele inteirinho! Curti pra caramba o traço, a leveza das histórias e fiquei boquiaberto com a facilidade que o Riojin tem de contar história apenas com imagens! Atento para os próximos trabalhos dele!

Riojin disse...

Fico muito feliz e agradecido pela matéria!

Riojin disse...

Fico muito feliz que tenha curtido. Vou continuar me empenhando para fazer boas histórias!!

Alexandre Nagado disse...

Fala, Adelmo! Sim, é um belo trabalho e o Riojin é um cara esforçado. Dá gosto ajudar a divulgar. Estarei sempre dando uma olhada no que ele anda fazendo.

Valeu! Abraço!

Alexandre Nagado disse...

Fala, Mr. Riojin!

Eu e vários leitores aqui estarão sempre acompanhando e torcendo pelo seu trabalho. Parabéns e que venham novas conquistas. Ganbatte!!

Abração!

Detonation Uchiha disse...

Que projeto bacana! Já vi alguns desenhos do Riojin na internet, mas nunca cheguei a ver algum de seus trabalhos completos, talvez eu comece por esse. O traço dele é limpo e agradavelmente suave, tem muito potencial. Desejo muita sorte para ele neste e nos seus futuros projetos.

Riojin disse...

Fico feliz em saber que curte meu trabalho. Não é porque eu fiz não, mas recomendo muito este mangá hahaha. Fiz com muito carinho.