sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

Boas Festas e um Feliz 2019!

Uma rápida mensagem de fim de ano, uma retrospectiva e um vídeo com uma das mais famosas canções pop de Natal de todos os tempos. 
Versão da cantora virtual Hatsune Miku dentro
da linha de miniaturas Nendoroid.
Olá, prezado(a) leitor(a), tudo bem?

Mais um ano está terminando e o Sushi POP já está entrando de férias. Não há muito o que dizer, mas fico satisfeito de ter tido um aumento na base de leitores neste ano, mesmo com o ritmo irregular de sempre. 

Em maio, o blog completou 10 anos de atividades, e pouco depois bateu a marca de um milhão de visualizações desde 2008. É pouco em tempos de YouTube, mas significativo por ser um blog de texto que ainda sobrevive às custas de muita pesquisa e opinião. 

Consegui abordar assuntos diversos (alguns bem polêmicos) e espero ainda postar coisas que transmitam informação e opinião dentro desse vasto e divertido universo da cultura pop japonesa. 

Sempre gostei de ler sobre pessoas criativas e escrever sobre artistas relevantes para a indústria do entretenimento é algo que me dá muita satisfação. Neste ano, escrevi pequenas biografias de Shotaro Ishinomori, Katsushi Murakami, Ishiro Honda e Chumei Watanabe, verdadeiros gênios que encantaram e influenciaram gerações inteiras. 

No campo do mangá nacional, divulguei os coletivos Action Hiken e Shonen Comics, bem como a iniciativa individual Chamas Azuis. Com ou sem crise, a criatividade não pode parar. E criatividade não faltava ao versátil roteirista e grande amigo Rodrigo de Goes (dos quadrinhos de Jaspion e Street Fighter), que deixou este mundo em 2018.
A cantora virtual Hatsune Miku em um diorama de Natal.
Fonte: Wowsabi.co
Em um ano de boa produção intelectual, também desenvolvi ensaios sobre temas polêmicos, como nos textos Music Girls, Eromanga Sensei e a Propaganda Ideológica em Animê e Os seios de Andrômeda ou "Como irritar todo tipo de fã"

Em 2018, fiz importantes registros históricos no Sushi POP, como os posts sobre o remake do primeiro tokusatsu (bem anterior ao Godzilla), a justa homenagem aos heróis de ação, dublês e suit actors e também uma explanação sobre o fim da Era Heisei e seus reflexos na cultura pop, notadamente nas duas mais famosas franquias de super-heróis de tokusatsu. Entre erros e acertos, acho que o saldo final foi bem positivo. 

Não sei bem quando o Sushi POP volta, mas continuarei postando e interagindo em minha conta no Twitter. Então, fique de olho, pois é a rede social que mais uso e a única com a qual realmente me importo. 

Agradeço muito sua atenção e participação e desejo a você um abençoado Natal e um Ano-novo pleno de saúde e boas realizações. Até 2019!


::: E X T R A :::

- Curta uma versão muito simpática da canção "Happy X´mas (War Is Over)", escrita originalmente por John Lennon e Yoko Ono e lançada em 1971. Quem interpreta é a dupla LOVE PSYCHEDELICO, formada pelos músicos KUMI e NAOKI. Eles estão na ativa desde 2000, conquistaram fãs pela Ásia e possuem um trabalho cheio de energia e qualidade.

8 comentários:

Anônimo disse...

Nagado, boa noite.
Aqui é o Marcos.

Sei que eu "desapareci", mas há uma explicação...
Nesse ano, infelizmente, alguns objetivos pessoais não se concretizaram, então eu acabei me afastando de algumas coisas.
Continuei checando o seu blog, mas não tinha muito ânimo para comentar. Agora que 2018 está partindo, vou tentar me reorganizar e fazer 2019 ser próspero.
Bom, para quem gosta de entretenimento japonês, felizmente, esse ano foi próspero. Nossos cinemas receberam muitos longas "slice of life", animes, blockbusters e até filmes de tokusatsu (acho que estou meio repetitivo, se não me engano, falei sobre isso alguns meses atrás).
Eu assisti muitos desses filmes, dando preferência às películas "slice of life".
Bem, é isso!

Boas festas a você e sua família!

Alexandre Nagado disse...

Fala, Marcos!

Este tempo é de passar com a família e amigos, ou de tirar um tempo para refletir sobre o que passou, recarregar as energias e fazer de tudo para que o ano seguinte seja melhor, ponto a ponto. É o que estou tentando fazer.

Este ano teve muita coisa interessante mesmo e o ano que vem promete.

Obrigado pelos votos e por ter trazido muitos assuntos interessantes aqui. Que você e sua família tenham um período de festas e que 2019 seja um ano melhor em todos os aspectos.

Um grande abraço e até breve!

Bruno Seidel disse...

Boa, Nagado!!! Aproveita o clima de fim de ano para curtir os momentos com a família, descansar e refletir sobre esse ano que passou, além de traçar metas para 2019. Interessante essa retrospectiva destacando os assuntos que foram abordados aqui no blog em 2018, um ano cheio de surpresas, atritos e tensão. Espero que você não tenha desfeito nenhuma amizade por causa das desavenças que tomaram conta de todo tipo de ciclo social esse ano (principalmente por causa de política).

Fica até difícil eleger um post preferido no meio de tanto conteúdo bacana que teve aqui no blog esse ano, mas eu certamente destacaria a matéria sobre os dublês, sobre o Fim da Era Heisei e sobre o Ishinomori. Também vale destacar a importante marca de 10 anos do Sushi Pop, algo que merece mesmo ser comemorado (principalmente em temos em que ter um canal no Youtube ou stories no Instagram vêm se apresentando como "a mídia do momento").

Tudo de bom pra você e pra sua família! Que Deus continue iluminando seu caminho e que 2019 seja o início de um novo tempo para todos nós. Temos bons motivos para sermos otimistas!

Grande abraço! Feliz Natal e um ótimo Ano Novo!!! o/

Alexandre Nagado disse...

E aí, Bruno!

Olha, este ano foi bastante intenso, para o bem e para o mal. A politização e minhas posições me custaram mesmo algumas amizades. Mas foi só com gente que levou a coisa para o lado mais maniqueísta e veio chutando o balde para o meu lado, visto que mantive algumas amizades na esquerda.

E eu estava considerando encerrar o blog ao comemorar 10 anos. Fechar um ciclo, encerrar essa fase. Mas além da minha eterna curiosidade e agitação intelectual que me motivam a escrever, este blog aumentou a base de leitores, após uns três anos de queda. E isso acabou inspirando a continuar. Até quando, não faço ideia.

Bom, obrigado pelo apoio de sempre e pelos votos. Que você e sua família tenham um ótimo Natal e que 2019 seja um grande ano para todos nós. E me parece que assunto não vai faltar por aqui. No Twitter, avisarei quando voltar das merecidas férias.

Valeu! Abraços!

Usys 222 disse...

O Blog trouxe muitos assuntos bons este ano, como A Chegada do Grande Buda e o Tokusatsu GAGAGA. E apresentou séries obscuras como ESPER, além de dar várias dicas musicais, como o novo álbum da Katokutai e o Anison Lab do Ricardo Cruz. Isso sem falar de contar como foi a apresentação dos Beatles no Japão. Momen no Handkerchief é outro clássico que merece nota.

Mas acho que o maior mérito foi colocar em evidência o Mestre Katsushi Murakami, alguém com enormes méritos, mas que não era conhecido por aqui. Sinto que foi só depois dessa matéria que começaram a falar mais dele. E ainda deu o mapa da mina com a indicação de onde conseguir o livro, que é uma arca do tesouro.

E agradeço por indicar matérias do meu blog, ao falar dos brinquedos relacionados a personagens de animê e tokusatsu. Espero que elas sejam úteis para os leitores.

Parabéns também pelas conquistas, como os Dez Anos de Blog e o primeiro milhão de visitantes. O texto tem várias vantagens, como a facilidade maior de se encontrar determinado tópico, e creio que muita gente virá para ler ainda.

Entendo a vontade de parar, mas no seu caso digo mais uma vez que nunca vai ser em definitivo. Sempre haverá algo a ser dito. E sempre haverá alguma nova descoberta. Por ora é descansar e quem sabe ter inspiração para novas matérias.

Alexandre Nagado disse...

Fala, Mr. Usys!

Obrigado pela parceria de sempre! A matéria do Murakami era algo que eu queria muito fazer, mas só depois que o livro saiu é que imagens começaram a aparecer na internet. E como era difícil achar informação sobre ele em inglês! Acabei me virando com meu limitado japonês e consegui identificar muita coisa interessante. A bio dele me deixou até mais orgulhoso do que as que escrevi sobre o Chumei Watanabe, Ishiro Honda e Shotaro Ishinomori exatamente por que seu nome era pouco conhecido.

Sobre parar um dia, eu me espelho um pouco no futebol, onde é importante saber parar quando se tem algum vigor, e não quando ninguém mais liga. Mas aí eu vejo caras como o Paul McCartney e o Hayao Miyazaki, que já anunciaram aposentadoria umas três vezes e vejo que não conseguem. O Paul não ia mais fazer turnês desde 2014 (acho) e o Miyazaki já está em seu terceiro ou quarto "último filme". Uma hora vão acionar claque de riso quando eles anunciarem aposentadoria de novo. Deve ser ótimo ficar velhinho e trabalhando bem. O Sushi POP é meio que um hobby, então por enquanto ele tem um papel na minha vida. Mais pra frente, não sei. Mas fiquei muito feliz de ver o blog ganhar mais audiência neste ano. Durante minhas férias profissionais, verei como fica meu planejamento pessoal.

Valeu! Grande abraço e um feliz 209!!

Aniki disse...

Feliz 2019 atrasado, Nagado.

E que de fato tenhamos uma nova era.

Grande abraço.

Alexandre Nagado disse...

Fala, Aniki!!

Um feliz ano-novo pra você e toda sua família! E que seja o primeiro ano de uma época melhor para nosso país. Vamos confiar e trabalhar firme.

Grande abraço!