segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Stand by... MUSIC!!! Animelo Summer Live 2018

A mais recente edição do maior festival japonês de canções de animê. 
Capa do single lançado para promover a edição 2018 do evento.
O projeto visual homenageia uma certa banda inglesa.
O mais importante festival de trilhas sonoras de desenhos e séries japonesas é o Animelo Summer Festival. Também conhecido como "Anisama", é realizado anualmente desde 2005 pelas empresas Dwango e Nippon Cultural Broadcasting

Desde 2011, o evento é realizado no ginásio Saitama Super Arena, localizado na cidade de Saitama, na província de mesmo nome. O espaço tem capacidade para 37 mil pessoas e, além de shows musicais, também é palco para eventos esportivos, especialmente lutas de pro wrestling (luta livre) e MMA (Mixed Martial Arts). Lá também acontecem exposições e há um pequeno museu dedicado ao falecido ex-Beatle John Lennon

A mais recente edição do festival terminou no último dia 26 de agosto e durou três dias. O lema deste ano foi simplesmente "OK!" e, como é tradicional, foi gravada uma canção-tema com vários participantes, intitulada desta vez "Stand by... MUSIC!!!". A capa do single, lançado em maio passado, prestou homenagem ao visual do álbum "A Hard Day´s Night", clássico dos Beatles de 1964. 
No Anisama 2018, milhares de fãs se emocionaram com seus
cantores e dubladores favoritos no palco.
Os artistas que se apresentaram no palco do Anisama 2018 ao longo dos três dias de festa foram Do As Infinity, Aqours, Suzuko Mimori, OLDCODEX, Aya Uchida, GARNIDELIA, Poppin´ Party, i☆Ris, ZAQ, JAM Project, SisterS, Zwei, Ayana Taketatsu,TRUE, Miku Ito, Masayoshi Oishi, fhána, Mamoru Miyano e diversos outros nomes de destaque. Vários dos cantores especializados em trilhas sonoras também são dubladores renomados, o que aumenta ainda mais o interesse dos fãs que lotam os shows. 

Já um importante evento anual do calendário de grandes festivais de música no Japão, o Animelo Summer Live mantém seu público sempre interessado, apostando em nomes consagrados ao lado de jovens talentos em ascensão. É a força das anime songs (ou simplesmente anison), um dos segmentos de mercado da música japonesa mais conhecidos internacionalmente.
JAM Project: Veteranos ainda bem atuantes no mercado
e servindo de inspiração às novas gerações
Stand by... MUSIC!!!
Letra: Miho Karazawa/ Melodia e arranjo: Akatsuki Shinma (MONACA)
Intérpretes: Aya Uchida, TRUE, Ayana Taketatsu, Miku Ito, Masayoshi Oishi, fhána, Minori Suzuki, Maaya Uchida, THE IDOLM@STER SideM, Asaka, THE IDOLM@STER MILLION LIVE! MILLIONSTARS GRANRODEO (KISHOW)




Veja mais:
Animelo Summer Live - Reunindo a Elite das Anime Songs


OK! Com um gesto otimista, o Animelo Summer Live
empolgou milhares de fãs mais uma vez.
::: E X T R A :::

- Abaixo, confira o vibrante single promocional do Anime Summer Live 2017:

Playing The World
Letra e melodia: ZAQ/ Arranjo: ZAQ e EFFY 
Intérpretes: Masayoshi Oishi (OxT), KISHOW (GRANRODEO), Konomi Suzuki, Chihara Minori, TRUE, DRAMATIC STARS (IDOLM@ASTER SideM), Akira Nakajima, Ainoo Nanjo (fripSide), Wataru Hatano, Nana Haruna, Pyxis, Saori Hayami, Machico, Minami, Suzuko Mimori, Milky Holmes e ZAQ

4 comentários:

Usys 222 disse...

Músicas de desenho animado sendo tocadas em concertos em grandes espaços com alta capacidade de público. Quem poderia imaginar algo assim? Para ver a força das Anison no Japão.

Dubladores trabalham com a voz, então não é estranho ver que alguns deles também são cantores. Eles já tem a habilidade de interpretação, então conseguem cantar com empenho, passando a mensagem da canção. O contrário também verdade, uma vez que Yukio Yamagata já apareceu como ator em Ninninger e tivemos Isao Sasaki em Jaspion. E, claro, Mitsuko Horie já atuava como dubladora, inclusive como protagonista.

O verão japonês este ano bateu recordes de calor, e com esse festival as coisas ficaram mais quentes ainda! Mesmo assim o pessoal foi lá sem esmorecer!

Alexandre Nagado disse...

Fala, Usys!

Ver um show desses ao vivo deve ser fantástico! As fotos dão bem a ideia de um grande concerto, com um mar de gente empolgada e emocionada.

E bem lembrado esses nomes de artistas que transitam bem entre a música, dublagem e até interpretação. A própria Suzuko Mimori, uma das estrelas da atualidade, se encaixa perfeitamente nesse tipo de artista.

E eu tenho particular interesse nessas músicas que reúnem vários cantores. Parece que em geral, os fãs (lá e cá) não ligam muito para isso, mas pra mim, é parte da festa.

Valeu! Abraço!

Bruno Seidel disse...

Nossa!!! Que legal! Saberia dizer quantas pessoas aproximadamente vão ao festival?!

Aqui no Brasil, o que temos de mais próximo disso são os shows anuais do Anime Friends. Tive a felicidade de estar presencialmente na apresentação do Kageyama e do Kushida (feat. Hiroshi Watari) no AF de 2003, que acabou sendo o primeiro grande show com cantores originais japoneses voltado aos fãs de anisongs. Um dia histórico!!!

Queria muito poder estar num festival Animelo Summer Festival! Deve ser algo indescritível!!!

Alexandre Nagado disse...

Fala, Bruno!

É, o Animelo é tipo um "Rock in Rio" só de anime songs, o que é fantástico. Vi poucos shows desse tipo e é realmente emocionante ver ao vivo cantores originais interpretando músicas de séries e animês.

Sobre o total de público, deve sair em alguma parte do site oficial, destacando que dificilmente um evento disponibiliza o espaço máximo permitido, por questões operacionais e de segurança. O que eu achei de informação foi que, desde 2013, o público total somando os três dias de Anisama fica em torno de 81.000 pessoas. Nada mau!

Valeu! Abraços!