sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Action Hiken e o Estúdio Armon - Mangá nacional abrindo caminhos

Com talento, esforço e empreendedorismo, jovens autores brasileiros mostram seu trabalho e buscam conquistar novos espaços. 
Revista Action Hiken: Uma vitrine
para novos autores mostrarem sua arte.
Publicar quadrinhos no Brasil é um desafio extremamente difícil. Sempre foi, até pela concorrência desigual de material estrangeiro, mais acessível e oriundo de mercados que permitiram que a qualidade fosse decorrente de grande quantidade na produção. Atualmente, some-se a isso uma enorme crise econômica como a vivida em nosso país e temos um cenário hostil ao empreendedorismo editorial. Mesmo o financiamento coletivo dá sinais de desgaste, pois há muitos projetos disputando lugar ao Sol e pouca gente disposta a gastar seu dinheiro. Nadando contra essa corrente desencorajadora, não faltam autores dedicados que estão sempre dispostos a tentar abrir espaço com esforço e espírito empreendedor. 
Edição 32, com
um tema bem
brasileiro na capa.
Criado em 2012 por Fábio e Lucas Gesse, o Estúdio Armon, de Presidente Bernardes (SP), tem se esforçado para produzir material regular e tem conseguido agregar vários autores iniciantes em suas fileiras. 


O mais importante registro dessa iniciativa é a revista mensal Action Hiken, um almanaque inspirado nas revistas japonesas shonen (para garotos), com histórias seriadas e outras fechadas com ação, drama, romance e humor. Do mangá, não pegaram apenas a inspiração narrativa e visual, mas também a ousadia de tentar temas variados. 

Entre os nomes que ainda precisam ser descobertos pelo grande público, há autores como Jayson Santos, Rhenato Guimarães, Jazi Almeida, Pammella Marins, Ingrid Oliveira, Marcelli Ibaldo, Rafael Brindo e muitos outros. Todos apresentam grande potencial, merecem sua chance e estão batalhando espaço.  

A publicação é disponibilizada mensalmente em formato digital para leitura on-line e possui versão impressa com pequenas tiragens para colaboradores no Apoia.se, um formatinho de mais de 170 páginas. 
A edição que valeu indicação
ao Troféu HQ Mix 2018.
A qualidade dos autores é ainda irregular, mas todos podem alcançar qualidade profissional, sendo que alguns já chegaram em um bom nível técnico. E ainda que falte condições técnicas à maioria, é perceptível o carinho com que o material é feito. São produções despretensiosas, normalmente com narrativas visuais competentes e muita empolgação.

Tanto esforço começou a extrapolar as fronteiras da internet e a Action Hiken #24 foi indicada ao Troféu HQ Mix 2018, na categoria Publicação Mix

O trabalho é conduzido com seriedade e há um longo caminho a ser percorrido até que se consiga tanto a excelência técnica quanto a estabilidade proporcionada por uma boa aceitação no mercado. Mas, a julgar pelo que tem sido apresentado, eles estão no caminho certo e começam a chamar a atenção de um público cada vez maior. 

Com todas as dificuldades inerentes à produção e viabilização econômica de quadrinhos nacionais de autor, a iniciativa é louvável e merece todo o apoio que for possível. E sobre o título da revista, "hiken" é uma alusão a "punho de fogo" em japonês. Sem dúvida, um bom nome para quem vem abrindo caminho contando com a própria força. 
::: Estúdio Armon :::
::: Action Hiken :::
Diversos títulos produzidos pelo Estúdio Armon,
disponíveis para colaboradores no Apoia.se.
Veja também:

Shonen Comics - Nova empreitada do mangá nacional! 


::: E X T R A :::
Versos, parceria com Marcel Ibaldo.
- A edição 32 da Action Hiken traz uma pequena história escrita por Marcel Ibaldo e desenhada por mim. O título é "Versos" e surgiu de nossas conversas pela internet. Inicialmente, a HQ, de apenas 10 páginas, seria o brinde digital aos apoiadores de um projeto do Marcel no Catarse. Depois, ele conseguiu que nossa história fizesse parte de uma edição da Action Hiken (pág. 145). Foi quando eu conheci o trabalho desse pessoal, que vale uma conferida. 

20 comentários:

Rhenato Art's Oficial disse...

Nossa que privilégio, matéria super dez, amei ver o Serafim ali uhubuh É isso ai, punhos de fogo em ação!!!!

Ingrid Oliveira disse...

Muito boa a matéria! Muito obrigada pelo apoio a Action!<3

Estúdio Armon disse...

É engraçado como certos projetos tomam certas dimensões e nem nos damos conta disso. A revista está para completar 3 anos e se me dissessem que antes dessa comemoração, o projeto seria notado por veteranos do ramo, eu acharia a possibilidade impossível. rsrs

Seu trabalho com quadrinhos é incrível, Alexandre! Obrigado pelas palavras e pela força que está dando aos nossos artistas! O mercado editorial de quadrinhos é realmente dureza, mas não é impossível de ser transformado. Nós não podemos fazer isso sozinhos... Mas quando a comunidade se une, dando chance a novas propostas, tudo vai se encaminhando.

Abraços!

Instinto Mangaká disse...

Excelente artigo, muito informativo e sincero! Sou um dos integrantes da revista (com a obra Hooligan) e admiro muito o trabalho feito pelo estúdio, que apesar de todas as dificuldades encara esse caminho com profissionalismo louvável.

Waldenis Lopes disse...

É tão bom ver o Estúdio Armon ganhando um lugarzinho ao sol cada vez mais . Lembro de quando o Fábio começou a Action, que era um projeto meio abandonado por não sei quem (essa parte eu não me recordo), e ouviu diversos (diversos) comentários desmotivadores, dizendo que não valia a pena apostar no formato da revista, que já estava saturado, e que iria pra vala, assim como a Nanquim. Mas Fábio e Lucas ignoraram totalmente esses comentários negativos, e apostaram, persistiram e foram. A passos lentos, com cuidado, e tudo o mais que é preciso para se manter nesse nicho dos web quadrinhos nacionais.
Matéria muito boa! Eu poderia escrever muito mais, mas acabaria gastando todos os meus caracteres. Só deixo os meus parabéns pro Estúdio e para todos os membros, os quais eu também me incluo!
Avante menino Armon!! Vamos ganhar o Brasil!!

Anônimo disse...

Ótima matéria, Alexandre! Sou autor e ainda estou para estrear (com a minissérie "Aquela Pequena & Doce Fada Mortífera em Nosso Caminho", estréia prevista para novembro), mas por já fazer parte do estúdio, sei como como é difícil caminhar contra a corrente e continuar lutando nesse cenário do quadrinho nacional. Mas publicações como essa e o apoio do público é o que motiva a continuar!

Att

Raphael Munhoz

Alexandre Nagado disse...

Ao pessoal do Estúdio Armon e da Action Hiken:

Me senti meio anacrônico por ter demorado tanto a conhecer a revista e fiquei muito feliz de ter uma história curta incluída em uma edição. O trabalho de vocês é motivador. Na época em que comecei, era tudo muito diferente e as editoras tinham peso enorme. Agora, apesar das dificuldades, há mais chance para empreendedorismo e independência.

Para Rhenato, Ingrid, Instinto Mangaká, Waldenis, Raphael e a todos dos Estúdio Armon, desejo muito sucesso e que cada vez mais o trabalho de vocês possa progredir e ser reconhecido. Eu sei como essa luta é difícil e por isso fiz questão de dar uma força.

Obrigado a todos pelos registros de comentários e convido-os a conhecer melhor o Sushi POP e a participar das discussões nos posts. Espero que encontrem temas que lhes despertem interesse, pois o foco aqui é na informação.

Abraço a todos!!

Rhenato Art's Oficial disse...

Obrigado Alexandre ,por mais difícil que seja quando se faz com paixão pode demorar um tempo mas creio que se é possível realizar os sonhos. Obrigado pelo apoio e pela força! Iremos nos esforçar para seguir adiante por esse sonho!

Gustavo Reis disse...

Materia super legal é legal ver material novo teu! As iniciativas tem aparecido aos poucos. Cada um buscando seu caminho! Desejo sorte a todos nós!

Jazi disse...

Matéria ótima, obrigado pelo carinho com as palavras, sou o autor de Two-Sided. Sem dúvidas vamos crescer muito mais com o tempo, abraços e valeu!!!

O ArtistA ANIME disse...

Realmente, é encantador o espírito de luta dessa equipe encabeçado pelo Estúdio Armon e mais, especificamente, pela Action Hiken. Há cerca de um ano,conheci o trabalho realizado por eles e tenho tido o prazer de contribuir com a difusão desse projeto através do meu canal e das demais redes sociais. O meu muito obrigado pela matéria e o reconhecimento sinceros.

Forte abraço!

OArtistA: Francinildo Sousa

Eddy Fernanddes disse...

Caramba que materia foda !!! Como editor e artista. Quero ver mais maneiras assim. Parabéns.

Alexandre Nagado disse...

Oi Gustavo. Foi bom desenferrujar um pouco. Meu tempo na área já passou, mas eventualmente posso fazer algo só de curtição mesmo.

Que cada um possa conciliar a sobrevivência com os objetivos artísticos.

Sucesso pra vocês!!

Alexandre Nagado disse...

Olá, Jazi. Parabéns pelo trabalho e que venham mais conquistas. Independente do resultado do HQ Mix, a indicação já é sinal de reconhecimento.

Abraço!

Alexandre Nagado disse...

Valeu, Francinildo.

Eu descobri faz pouco tempo e foi uma grata surpresa. Na torcida pelo sucesso de todos! Eu sei como esse caminho é difícil, por isso a torcida é sincera!

Abraço!

Alexandre Nagado disse...

Obrigado, Eddy!

Procure no marcador "Quadrinhos", que encontrará alguns posts sobre trabalhos nacionais.

Até mais! Abraço!

Mike Wevanne disse...

Não conhecia o projeto, parece promissor. Vou conferir os links!

Alexandre Nagado disse...

Olá, Mike.

Veja sim. Há material para gostos variados. E além da Hiken, não deixe de conferir a Shonen Comics (caso ainda não tenha visto).

Abraço!

Mike Wevanne disse...

Nagado, conferi a Action e gostei bastante, estou até pensando em contribuir no Apoia.se do projeto. Já a Shonen, infelizmente não curti o acervo. Acho que eles tão com um pequeno problema conceitual em relação a o que é ou não "shonen".

Unknown disse...

Quadrinhos "BR"... Recentemente repostei no meu canal no YT uma reportagem do ano de 2003 (onde você falava sobre quadrinhos):

https://youtu.be/WWPSmqZW6tg

E apesar do valor acadêmico, o fato é que o MERCADO anda extremamente RUIM. Já os produtos derivsdos das HQs (filmes e games)... Vão muito bem, obrigado!

Abraços,

Cláudio.