quinta-feira, 10 de maio de 2018

Dez anos de Sushi POP!

Imagem meramente ilustrativa, com a fachada de
um dos vários restaurantes pelo mundo que
adotaram esse nome. O da foto fica em Orlando, nos EUA.
Há 10 anos, eu iniciava este blog para dar continuidade a um trabalho de vocação, que é pesquisar, analisar e divulgar cultura pop japonesa. Tendo passado pelas revistas Herói e Henshin e pelo portal Omelete (entre outros veículos), eu sentia a necessidade de voltar a escrever regularmente sobre coisas que gosto. Daí, registrei o blog e comecei a escrever. 2008 também foi o ano de minha viagem ao Japão e ano do centenário da imigração japonesa no Brasil. 

Isso, sem dúvida, ajudou a motivar a criação do Sushi POP. Esse título, que não tem nada a ver com os muitos restaurantes de mesmo nome espalhados pelo mundo, é uma alusão ao sushi, um prato saboroso que permite múltiplas combinações, como a própria cultura pop japonesa.

No início, comentava bastante sobre o ofício do desenho (outrora minha profissão em tempo integral), sobre quadrinhos em geral e assuntos off-topic, mas isso foi ficando de lado aos poucos. Com o tempo, fui fechando o foco na cultura pop japonesa, especialmente em mangá, tokusatsu, animê e música. Aliás, sinto que minha contribuição mais significativa e diferenciada é abordar variados aspectos da música pop e rock feitos no Japão. Várias pessoas, inclusive, já me contaram que descobriram bandas e artistas japoneses aqui no blog. Indo para o campo dos quadrinhos e mangá, pude dar uma força pra gente cujo talento eu achei que valia a pena divulgar. 


Porem, de 2008 pra cá, os blogs perderam relevância em função de canais do YouTube e algumas pessoas até me sugeriram montar um canal de conteúdo. Não tenho interesse por enquanto, pois meu foco é escrever. Não sonho ser celebridade de YouTube e não penso seriamente em fazer vídeos, mas gostaria que o que escrevo fosse lido por mais gente, ainda mais quando vejo tanta informação errada sendo replicada infinitamente. 


Este blog já teve vários hiatos, já pensei em parar várias vezes. Mas a verdade é que gosto de escrever. Também é verdade que minha vida é corrida e muitas vezes sinto vontade de me ocupar com outras coisas quando a rotina da casa e do trabalho permitem. E aos 47 anos, sinto-me muitas vezes anacrônico com o mercado. 

Ainda assim, posso contabilizar alguns milhares de leitores, com alguns posts tendo batido mais de 5 mil acessos. O texto campeão é um sobre os 40 anos de Kamen Rider (2011), com mais de 8,8 mil acessos, mas a média geral fica entre mil e 2 mil acessos (depois de umas semanas no ar). É ridiculamente pouco, comparado com qualquer canal de YouTube, mas é razoável em termos de blogosfera independente. 



Já pensei em me ocupar de escrever livros, coisa que toma tempo e não tem o imediatismo de um blog, mas quando dou por mim, quero escrever um novo artigo. Tenho múltiplos interesses e tenho me sentido mais desafiado a escrever sobre livros, comportamento e política, tanto que criei um outro blog para isso, o Reflexo Cultural. Lá eu mostro minha variedade de interesses e me enveredo pelo comentário político, externando minha posição de conservador. É um terreno delicado, mas intelectualmente instigante para mim.


Mas, não penso em abandonar ainda o Sushi POP. Só sei que eu preciso um dia encerrar este blog dignamente, e não simplesmente largar quando ninguém mais estiver olhando. Coisas assim me preocupam um pouco, mas por enquanto, alguns hiatos eventuais são suficientes para recarregar as baterias e dar uma renovada no interesse. 

Enfim, agradeço muito a você que acompanha, mesmo que eventualmente, o Sushi POP. Se é daqueles que comenta e recomenda, agradeço 10 vezes mais. Sem esse apoio, jamais teria chegado até aqui. 

Muito obrigado e até a próxima postagem! 


18 comentários:

Ricardo Cerdeira disse...

Puxa, 10 anos! Uma bela data

Visito sempre o blog, embora nem sempre consiga comentar todos os posts. Gosto muito da maneira como você escreve, aglutinando os dados sobre determinado assunto e transformando-as em um texto sempre informativo e de leitura agradável.

Você já mostrava esse dom na época da Herói, e agora, com mais vivência e sem a limitação de espaço inerente a publicações impressas, você consegue produzir um material ainda melhor.

Parabéns, e longa vida ao Sushi Pop.

Alexandre Nagado disse...

Olá, Ricardo!

Puxa, obrigado pela força. Ler isso me dá mais ânimo, pois eu sou muito crítico do meu próprio trabalho. Estou sempre arrumando alguma coisa, tentando melhorar. Sou um entusiasta da leitura e da escrita e espero poder contribuir por mais tempo ainda escrevendo conteúdo com qualidade.

Valeu! Grande abraço!!

Bruno Seidel disse...

UMA DÉCADA DE SUSHI POP!!! Incrível!!!

É muito difícil um blog resistir por tanto tempo sem perder a qualidade ou ficar jogado às traças. E eu posso dizer que sou um desses leitores que acompanhou todos os posts que são publicados aqui. E acho que já comentei uma quantidade significante deles, ein! Isso porque são assuntos que me interessam demais e que são sempre elaborados de uma forma impecável!

Já disse algumas vezes que você, Nagado, é possivelmente a minha maior referência de escritor. Porque é talvez o autor de textos que eu mais li na vida (se somar todos as matérias da Herói, da Henshin, do Omelete, dos livros e aqui do blog). E acredito muito que foi de tanto ler seus textos que desenvolvi um hábito de escrita que hoje considero bem aceitável. Um hábito que talvez a geração "alfabetizada" no Youtube talvez não desenvolva com a mesma intensidade.

Eu concordo que um canal de vídeos com o conteúdo abordado aqui seria bem interessante, mas acho que demandaria muito esforço da sua parte para editar, sonorizar, introduzir efeitos, providenciar equipamentos, cenário, iluminação... (e eu sei que vc não iria se contentar em fazer algo mediano).

Por fim, fica registrado aqui os meus PARABÉNS! O Sushi Pop já é um patrimônio da blogosfera geek/nerd. É um dos melhores lugares para fãs da cultura pop japonesa que ainda prezam pela qualidade do conteúdo, seja em termos de mangá, animes, tokusatsu ou j-music.

Um grande abraço e obrigado por essa dedicação de uma vida inteira aos fãs que tanto admiram seu trabalho!

Usys 222 disse...

Dez Anos de Blog! Meus parabéns! Essa é uma marca invejável!

E foi muito bom ver o logo do Sushi Pop durante os anos. Começou relativamente simples (com uma foto de um sushi) e foi mudando conforme o rumo se definia. E sempre achei que o nome era bem sacado, por colocar um elemento famoso da cultura japonesa e o pop no final para indicar o assunto.

No mais, te parabenizo por sua persistência em um mundo em que a preferência pelo audiovisual parece prevalecer sobre a palavra escrita. Tratam-se de mídias diferentes, com linguagens diferentes e por isso não cabem comparações. Mas tenho preferência pela escrita mesmo, pois no meu caso, a quietude característica desse formato ajuda a refletir melhor sobre o conteúdo.

E continue escrevendo! Até onde for possível!

Stephano Barbosa disse...

Omedetou , Nagado ! 10 anos !! Que blog subarashi!! Aprendi n coisas !
Continue divulgando essa maravilha que é o cultura pop japonesa.
Bom... quero destacar uma grande influência sobre essa cultura pop, a chinesa! (especialmente o kung fu) .

Alexandre Nagado disse...

Fala, Bruno!!

Cara, muito obrigado. Uma coisa que me deixa contente por aqui é a qualidade dos que comentam. Conhecem outros assuntos além da cultura pop e se interessam não apenas em consumir. Trazem mais informações, levantam questões, ampliam os assuntos. É melhor do que ficar contando vantagem com números de seguidores, inscritos, etc... Se eu quisesse apenas ser popular, ficava pontuando tudo que sai e é moda. Pra isso, não tenho mais paciência e consegui encontrar aqui um formato que não me prende a nada. E o melhor, tem gente que acompanha e participa.

Então, obrigado pela referência e consideração.
Forte abraço!

Alexandre Nagado disse...

Fala, Mr. Usys!

Ser elogiado por alguém que, além da amizade, se tem grande respeito pelo conhecimento, tem valor inestimável. Por isso, agradeço pelo apoio de sempre.

E sabe que demorou pra que eu descobrisse que existem vários restaurantes pelo mundo com esse nome? Aliás, tem restaurante brasileiro chamado Sushi Pop também. Um dia preciso tirar foto em frente, eh eh.

O blog comemora 10 anos, mas como já disse, é a consequência de um trabalho que começou lá em... 1993 (Puxa, 25 anos escrevendo matérias! Só me toquei agora!). E na época da Herói você já me quebrava vários galhos, sempre sou grato.

É isso, seguimos pesquisando e escrevendo, apostando na qualidade do público.

Valeu pela força de sempre! Abração!

Alexandre Nagado disse...

Obrigado, Stephano. Dá pra ver a cultura asiática de modo abrangente, com muitas trocas, especialmente entre China e Japão.

Falou! Abraço!

Vinicius disse...

Opa! O instrumento de informação cultural de aniversário!!!
Parabéns pelo ótimo trabalho de difundir as informações culturais do outro lado do planeta (e um pouco na nossa também)!!
Também prefiro uma boa leitura de blog que um vídeo, então os artigos postados aqui são um prato cheio.
Que ainda tenhamos muito material postado aqui, mesmo que esporadicamente, enquanto for prazeroso escrever este blog!
Abraço!

Alexandre Nagado disse...

Obrigado, Vinicius!!

Escrever é uma das coisas que mais gosto de fazer, mas esbarro sempre na falta de tempo e na escolha de prioridades. Por enquanto, sigo atualizando sempre que possível os meus blogs.

Valeu! Grande abraço!

Adelmo Veloso disse...

Super Nagado!

Meus parabéns por essa conquista! Acompanho seu trabalho desde as antigas revistas de desenho, isso sem contar a Herói (que eu nem tinha prestado atenção na época que você era um dos escritores). Guardo com carinho até hoje a que ensina a desenvolver roteiros para mangá, que de vez em quando a releio para colocar em prática nas minhas tentativas de escrever algo.

Admiro bastante esse trabalho, que também me inspirou no Super AHAM!, que é mais um local para conversar (ou simplesmente lançar algumas recomendações e ideias próprias) para algumas pessoas.

Seria muito bacana um canal com sua participação, com notícias da cultura Pop sendo divulgadas com confiabilidade e seriedade! Tomara que um patrocinador abrace essa ideia!

No mais, sempre que possível, estarei por aqui, lendo e comentando algumas matérias! Abraço.

Detonation Uchiha disse...

Embora tem pouco tempo que acompanho seu trabalho na internet, não posso deixar de parabenizá-lo pelos 10 anos de blog, aliás, essa década é só UM exemplo do seu esforço e perseverança, continue assim.

Alexandre Nagado disse...

Olá, Adelmo!

Muito obrigado pela força e por acompanhar meus trabalhos há tanto tempo. Fazer vídeos tomaria muito tempo pra fazer algo legal, e meu tempo é muito reduzido. E sinceramente falando, não sei se conseguiria atrair mais público. Estou chegando nos 50 anos já, muito velho pra apresentar vídeos para um público jovem. Escrevendo, não enfrento tanta resistência como teria se fosse um vlogger.

Valeu! Abraços!!

Alexandre Nagado disse...

Muito obrigado, Uchiha.

Não é fácil manter o Sushi POP e mais complicado ainda é ter regularidade. Mas descobrir que ainda há novos leitores em busca de conteúdo dá uma satisfação grande. Sem dúvida, mais um bom motivo pra buscar qualidade.

Valeu! Abraço!

César Filho disse...

Não sei se já falei aqui, mas você é uma das pessoas que me inspiraram a um dia escrever em blog. Com o tempo isso me gerou uma necessidade de informação e buscar mais sobre cultura pop japonesa nesses últimos tempos, e não pretendo parar. Essa inspiração me ajudou também há algum tempo quando produzia/apresentava palestras em eventos locais.

O Sushi POP é um referencial para quem quer entender de fato sobre animês, mangás, tokusatsu e música japonesa. Seria legal ver uma versão em vídeo do blog. Edição do tipo custa tempo, dedicação e muito planejamento. Mas me contento em acompanhar os textos deste espaço. Também procuro dedicar a ler o Reflexo Cultural que tem muito ainda a cumprir no papel de boa discussão sobre política e coisas afim.

Parabéns pelos 10 anos, mestre Nagado! Continuem em frente deste grande trabalho!

Alexandre Nagado disse...

Oi, César. Muito obrigado pelo apoio.

É muito significativo saber que, de alguma forma, estimulei tanto a pesquisa quanto a escrita em um colega de blogosfera que eu respeito. Se eu tivesse tempo e estrutura, talvez até fizesse alguns vídeos, mas para divulgar o blog. Meu foco é mesmo na escrita.

Valeu! Abraços!

Anônimo disse...

Marcos disse...

Cheguei tarde por aqui, mas não poderia deixar de parabenizar o blog por esses dez anos.
Como eu disse antes, 2018 está muito interessante: 10 anos de Sushi POP, 110 anos de imigração japonesa no Brasil, cinemas tupiniquins cheios de dramas japoneses e alguns blockbusters...

Vamos que vamos!!!!

Alexandre Nagado disse...

Opa, muito obrigado, Marcos.

Lá nos anos 80 ou 90 era impensável uma facilidade de acesso a tantas coisas como vemos hoje. Eu e alguns colegas de geração eventualmente relembramos com humor e nostalgia como era difícil conseguir os itens que procurávamos. Mas não temos saudades, não, eh eh.

Grande abraço!