domingo, 17 de dezembro de 2017

THE ALFEE - Novo single dos veteranos do J-Rock e J-Pop!

Uma das melhores e mais antigas bandas de rock do Japão segue em plena atividade e não pensa em aposentadoria. 
Uma das capas alternativas do novo single da lendária banda.
Formado por Toshihiko Takamizawa, o "Takamiy", ao lado de Masaru Sakurai e Konosuke Sakazaki, o grupo THE ALFEE estreou profissionalmente em 1974 e se firmou nos anos 80 como uma banda versátil e coesa, com vários sucessos acumulados em uma carreira vitoriosa. 

No próximo dia 20 de dezembro, sai o novo single da banda, intitulado Ningen dakara kanashiinda人間だから悲しいんだ, que pode ser traduzido como "É por sermos humanos que ficamos tristes" (*). A canção será vendida em quatro edições, com capas e duas músicas complementares diferentes, além de sua versão instrumental. 

Trata-se de um folk-rock bastante agradável, que remete a trabalhos mais antigos do trio. Desta vez, o vocal solo é do violonista Konosuke Sakazaki. No início, ele era o líder da banda, mas abdicou em favor do guitarrista Takamiy, que se tornou o compositor principal, às vezes escrevendo álbuns inteiros, sozinho ou com eventuais colaboradores externos.  

Vídeo promocional do novo single:


Ainda, em 29 de dezembro, saem os DVDs e Blu-ray com o registro da turnê de verão do ALFEE, gravados no final de julho passado. Isso em meio aos trabalhos de divulgação do novo single e de projetos individuais de Takamiy e Konosuke. 


Todos eles já passaram dos 60 anos e exibem um vigor invejável. E apesar de seus shows lotarem por conta de seus muitos clássicos, a maioria de suas canções mais recentes alcançou o Top 10 do ranking semanal de vendas medida pela Oricon. Ou seja, eles continuam atuais e mostrando força no cenário musical japonês. Superando as barreiras do tempo, THE ALFEE continua fazendo música de qualidade e conquistando novas gerações. 
THE ALFEE: Masaru Sakurai (voz e baixo),
Konosuke Sakazaki (voz, violão e percussão),
Toshihiko Takamizawa (voz, guitarra, violão e teclados)
(*) Agradecimentos ao amigo Usys222, que sempre tira minhas dúvidas de japonês.


::: E X T R A S :::

1) Medley em parceria com o grupo idol Nogizaka46:
Canções: Koibitotachi no Pavement/ Cinderella wa Nemurenai/ Hoshizora no Distance/ Love Never Dies



2) THE ALFEE Acoustic Christmas Trecho do show de Natal de 2015:
Canções: Machikado no Hero, Kokoro no Kagi, Lonesome City


9 comentários:

Usys 222 disse...

Uma coisa que gostei dessa música é que ela fala de um monte de coisas ruins, como traição, fracasso e desilusão, mas sem ser depressiva. É até encorajadora, mostrando que é natural ficar triste com as coisas. Talvez ouvindo o resto dê para ver qual é a mensagem inteira.

É muito bom ver pessoal que continua a trabalhar com o que gosta. E sem perder o fio, ao menos na composição das músicas. E mais uma vez digo que o Takamiy não escolhe trabalhos. Se for música, ele vai fazer. E sem fazer corpo mole, com capricho.

Alexandre Nagado disse...

Fala, Usys!

Gostei do ritmo da música e estava sentindo falta de ouvir o Konosuke encabeçando algum single. Todos os grandes sucessos são cantados pelo Masaru Sakurai, mas todos têm uma boa voz. Talvez o mais fraco nesse quesito seja o Takamiy. Mas o cara compôs mais de 90% do repertório do ALFEE e é um baita guitarrista. Tá perdoado.

Vejo o ALFEE seguindo o caminho de caras como Paul McCartney e Ringo Starr, os Rolling Stones e outras lendas da música... Esses já passaram dos 70 anos e seguem em frente. Claro que todos acabam fazendo algumas concessões. Diminuem o tom das músicas pra poupar a voz, usam mais músicos de apoio, enfim, usam mais a cabeça para se preservar. Ainda assim, tem que ter muito pique pra fazer o que esses caras fazem. Espero seguir o exemplo e seguir escrevendo, desenhando e criando.

Valeu! Abraços!

Lukan Peixe disse...

Grata surpresa ver o The Alfee aqui, o seu blog sempre surpreende haha

Acho engraçado como tem muita gente que pira em diversas bandas de J-Rock/Visual Kei e nunca ouviram falar desta banda. É meio injusto, já que eles devem ser os principais percussores do gênero no país.

Outra banda que esta um tempão na ativa e firme e forte (até a última vez que pesquisei) é o Buck-Tick, que também acho muito boa, com suas ~rock gótico pós punk~.

Mas voltando ao The Alfee, eu ainda simpatizo mais pelos trabalhos solos do Takamy, gosto bastante de metal sinfônico e o cara arrebenta demais na guitarra. Pena que o timbre da voz dele não é fácil de digerir, se não ele teria mais apelo no ocidente, certeza.

Alexandre Nagado disse...

E aí, Lukan!

Legal que você conhece THE ALFEE, pois é uma das minhas bandas favoritas. O trabalho solo do Takamiy é bacana, mas a crítica que eu tenho é que em vários shows que assisti ele dá umas desafinadas meio tensas. O tom dele é muito alto, mas é instável. Nesse ponto, os outros dois são cantores bem mais completos e versáteis.

THE ALFEE já apareceu várias vezes aqui no blog e também acho injusto que a molecada não conheça. O álbum "Renaissance" é um grande trabalho de puro rock´n roll.

Valeu! Grande abraço!

Bruno Seidel disse...

Muito legal! Esse novo signle promete!

THE ALFEE é uma banda que nunca sai de moda! Os caras realmente conseguem superar bravamente a barreira do tempo e sem baixar a qualidade. Confesso que gostaria muito de voltar a vê-los tocando algum tema de uma série Ultra, como fizeram em Ultraman Ginga S no tema "Eyuu no Uta".

Abraços!

Alexandre Nagado disse...

E aí, Bruno!

Olha, o ALFEE já esteve bastante envolvido com o Universo Ultra. Fora "Eiyuu no Uta" e "Final Wars", teve também a "Ultra Steel" que é música solo do Takamiy. E o Takamiy também compôs o encerramento original do Dyna e a abertura do Orb. Acho até possível que eles voltem em breve a lidar com os Ultras. O Takamiy é grande fã da franquia.

Até mais! Abraços!

job Marques disse...

Parabéns! Não conhecia a banda, mas possuem uma qualidade excelente. Quando puder por favor , diga quem canta o encerramento de Geed , pra mim Junto com a Abertura de Ultramen Max são trabalhos que atingiram a perfeição .

Alexandre Nagado disse...

Fala, Job Marques!

Que bom que você descobriu THE ALFEE aqui no Sushi POP! Vai no link do post sobre os 40 anos da banda que tem algumas preciosidades lá.

A abertura do Ultraman Max foi cantada pelo Project DMM em parceria com o Team Dash. Já o encerramento do Geed, a canção "Kibou no kakera" ("Fragmentos de esperança") é do Voyager.

Abraço!

Alexandre Nagado disse...

Gostaria de deixar um registro: a nova canção do ALFEE chegou ao sexto lugar no ranking de vendas de singles. Já na medição diária da Oricon, chegou ao quarto lugar.

Nada mau para os "velhinhos"!