quinta-feira, 27 de julho de 2017

Silent Manga Audition 2017 - Brasileiros em destaque no Japão!

O mais importante prêmio para autores de mangá vindos de fora do Japão divulga seus resultados e vários brasileiros foram selecionados!
Banner oficial com os vencedores do SMA7:
Talentos do mangá vindos de várias partes do mundo
sendo reconhecidos por renomados autores japoneses.
O disputado concurso internacional de mangá, o Silent Manga Audition, promovido no Japão pela COAMIXSMAC! Web Magazine, publicou no último dia 14 de julho o resultado de seu desafio do primeiro semestre de 2017, intitulado "Unforgettable Taste" ("Sabor Inesquecível"). 

Com 41 selecionados entre 608 participantes de 64 países, o SMA se mostra uma grande vitrine de novos autores, onde é destacada a habilidade de narrar uma história em quadrinhos sem o uso de palavras - daí sua universalidade. 

O tema da sétima edição, um convite à sensibilidade.
A exemplo do que já aconteceu no SMA 6 (veja aqui), a participação de brasileiros foi forte e bem reconhecida. 

O prêmio principal, o Grand Prix, foi dividido entre a dupla vietnamita Zevania e Nattorin com "Our promised land" e a dupla brasileira Giovana e Paulo, que assina como Eudetenis, com a história "Grandma´s Flavor". Sua dinâmica e sentimental história rendeu elogios até mesmo de Tsukasa Hojo, o celebrado criador de City Hunter e Angel Heart.
O trabalho da dupla Eudetenis: Dinamismo e muita emoção.
Outro brasileiro muito bem colocado foi Heitor Amatsu, com sua HQ "Ronc!", que foi um dos cinco melhores na categoria The Judge´s Award. Além dele, entre os 16 selecionados da categoria Honorable Mention, brilhou Edson Kohatsu e sua história "World Taste Challenge". Já na seção Smac! Editor´s Award, entre os 15 escolhidos estão Fabiano Ferreira, com "The Taste of Adventure" e o Studio Seasons, com "Humanity´s Taste"

Na categoria Award Nominee, figura o brasileiro Erick P.A., com sua HQ "Anyone can cook." Ainda na Award Nominee, segundo apontou o blog Mais de Oito Milhá mais um brasileiro, que assinou como Perobense, ao lado do português Kachisou. É deles a HQ "Unforgettable Challenge", que aparece listado como sendo apenas de Portugal.

Finalmente, na categoria de incentivo Award Candidate, figuram os brasileiros Cazz, Fabiano Ferreira (que teve assim duas HQs selecionadas), João Eddie, Futago Estúdio, Don, Rael Mochizuki e Daniel Bretas
Ronc! - Uma divertida e impecável narrativa de Heitor Komatsu.
Novamente, uma participação excepcional de autores brasileiros, provando que há talentos de alto nível aqui, esperando por chances justas e honestas no mercado de quadrinhos nacionais. Mercado este, não me canso de dizer, que ficou acomodado na publicação de obras prontas, cujos autores não precisam mais pagar as contas do mês quando sua obra é licenciada para o exterior. Antes de fazer suas compilações, os autores de mangá no Japão ganham por página para se manterem mês a mês, como em outros países de mercado local mais desenvolvido. 

Porém, mais do que esperar por mudanças no eternamente frágil mercado nacional, os brasileiros que participaram do SMA estão indo à luta, tentando um lugar ao sol na pátria-mãe do mangá. E eles estão mais do que certos. 

O concurso oferece prêmios em dinheiro e até viagens ao Japão. Mas, de todas as honrarias, a principal é o projeto Master Class, que leva anualmente um grupo de 10 autores para fazer um curso no Japão e receber toda a assessoria para publicar sua própria série por lá.

Para quem desejar participar do próximo SMA, o tema é "Fair Play" e o prazo final de envio é 30 de setembro de 2017. 

O Blog Sushi POP parabeniza todos os autores que estão em busca de um sonho e mostrando ao mundo que existem autores brasileiros de muita qualidade. Autores que não apenas desenham bem, mas que sabem contar boas histórias dentro da melhor tradição do mangá, que é a sua narrativa visual. 

(Em cada imagem, links para ver
a história. Vale uma longa visita.)


(Todos os textos estão em inglês.)

******************
Sushi POP no Apoia.se

Você gosta do conteúdo deste blog? Você pode apoiar a produção e continuidade do Sushi POP colaborando com a campanha do Apoia.se. A partir de R$ 5,00 mensais você contribui com a pesquisa e difusão da cultura pop japonesa e ainda ganha um desenho exclusivo. 

- Confira: apoia.se/sushipop

6 comentários:

Usys 222 disse...

Em primeiro lugar, bem vindo de volta!

Dei uma olhadela no site e percebi que desta vez foi um tema bem difícil. Algumas histórias acabaram ficando parecidas umas com outras. Algumas achei de difícil compreensão e até havia outras que não me pareciam ter a ver com o tema.

Mas o grande destaque é o Grandma's Flavor da dupla Eudetenis. Essa eu chorei ao ler. Uma história simples, mas com uma mensagem de uma corrente de bondade muito bem transmitida com uma arte eloquente. Lindíssima! Grandma's Flavor tem elementos parecidos com os das outras histórias, mas ela consegue sintetizar melhor o tema do "Sabor Inesquecível". É como se ela fosse o grande resumo de todas as outras.

Outra que gostei também foi Unforgettable Taste, do Fabiano Ferreira, da mãe com problemas cognitivos. Os primeiros quadrinhos pareciam dizer uma coisa, mas significavam outra. Isso foi muito bem colocado.

O próximo tema parece ser um pouco mais fácil, já que pode englobar esportes, lutas e outros tipos de competições. Fico no aguardo da próxima.

Notei que Nasi Goreng parece ter um significado especial na Indonésia, visto que aparece em várias histórias desse país... Acho que vou experimentar fazer um dia.

Alexandre Nagado disse...

Fala, Mr. Usys!

Obrigado, é bom estar de volta!

Os resultados foram irregulares mesmo, mas a premissa do concurso é fabulosa. Eu realmente torço para que esses autores brasileiros consigam vingar no mercado japonês.

E pegou até uma dica de receita, hein! HQ pode aumentar até a cultura gastronômica, ah ah.

Valeu! Grande abraço!

Bruno Seidel disse...

Opa! Que legal, ein?!

Não sabia que os brasileiros estavam com essa bola toda! huehueheuhuee

Também achei interessante o tema da próxima edição: "fair play". Taí um assunto que merece ser discutido atualmente.
Certeza que vai sair muita coisa boa daí!

Ahh! E bom ter vc de volta à ativa, Nagado! :)
Espero que tenha aproveitado bem as férias!

Abs!

Alexandre Nagado disse...

Fala, Bruno!

As férias foram corridas, mas foram boas. Fiz uma visita a alguns parentes e amigos em São Paulo, descansei bastante e já fui esboçando coisas para o blog. O Sushi POP é meio que uma terapia pra mim, então eu me divirto planejando as postagens.

Esse Silent Manga tem uma premissa sensacional e eu realmente gostaria de participar um dia, pra sentir esse desafio de narrar uma história sem palavras. Vamos ver.

Valeu! Grande abraço!

Uchinan disse...

Olá!
Sou o Edson Kohatsu. Um pouco atrasado mas parabéns pelo post. o SMAC group hoje considero umas das melhores vitrines de novos (e alguns velhinhos como eu) autores que mostram seus trabalhos com temas específicos. Acabei de mandar as minhas páginas para o SMAC08 e espero que gostem também. Valeu por mencionar.

Edson Kohatsu.

Alexandre Nagado disse...

Olá, Edson! Cara, parabéns pelo trabalho e boa sorte com a nova história. Fico na torcida!

E apareça mais vezes, espero que encontre assuntos do seu interesse por aqui.

Abraços!