RECADO AOS VISITANTES:

Olá! O blog está de férias, mas já estou trabalhando em novas postagens. O Sushi POP voltará a ser atualizado no dia 1 de agosto (terça), no período da tarde.

O que vem por aí:
- Ultraman Geed, Novo Lobo Solitário, resultado da convocação para trabalhos acadêmicos e mais!

Esteja aqui para conferir. Até breve!

segunda-feira, 17 de abril de 2017

Yukari Miyake - A Diva da Marinha Japonesa

Capa de um dos álbuns de
Yukari Miyake. Oficial militar e cantora.
Em 2013, uma cantora estreante chamou a atenção da mídia japonesa. Bonita e discreta, Yukari Miyake começou a gravar profissionalmente aos 26 anos, cantando música clássica e pop como soprano. Logo iria passar também pelos temas de animê (anison), mostrando muita técnica e personalidade. 

Além do fato de ter estreado em uma idade na qual muitas cantoras já se aposentaram, chamou a atenção do público a profissão da moça. Ela é militar, servindo à Marinha Japonesa desde 2009. Oficial graduada, Yukari é a única cantora profissional entre mais de 230 mil integrantes das SDF - Self Defense Forces do Japão. 


A Princesa Cantora dos Mares.
Nascida em 14/12/1986 em Okayama, Yukari Miyake estudou canto na Faculdade de Artes do Japão. Antes do fim do curso, ao ser chamada para trabalhar em uma empresa, viu que teria dificuldades em tentar a carreira musical com um trabalho formal. Quando soube que a Marinha estava procurando uma cantora para integrar sua banda marcial, ela viu sua grande chance. Chegou a ser aconselhada por um professor, que a incentivou a se juntar à SDF e aproveitar a chance de continuar estudando e praticando música. E foi o que ela fez. 

Alistou-se, participou de treinamentos e tornou-se Sub-oficial (um cargo acima de Primeiro-Sargento, a patente mais alta entre graduados), juntando-se depois à banda da Marinha como vocalista. 

Com a banda, ela canta bastante em eventos militares e pode ser ouvida por felizardos em pocket shows da hora do almoço em bases da Marinha. Muitos a chamam de "Princesa Cantora dos Mares". 


Inori ~ a prayer (祈り~ a prayer) - Versão curta:


Começou a chamar a atenção do público na internet em 2011, quando cantou em uma apresentação da Japan Maritime Self-Defense Force (JMSDF) Band. Era um medley de músicas compostas por Joe Hisaishi para desenhos do Studio Ghibli. 


Tributo a alguns dos mais
famosos heróis de
animê e tokusatsu.
Em 2013, causou sensação quando postou no YouTube uma gravação que fez da música Inori ~ a prayer, composta por Kazuhiko Kabe para encorajar os sobreviventes do grande terremoto de 2011. 

O vídeo fez enorme sucesso e lhe valeu um convite pra gravar um álbum pela gravadora Universal  Music do Japão, intitulado Inori ~ Mirai e no Utagoe (ou "Oração ~ Cantando para o Futuro"). 

Em 2015, gravou com a JMSDF Tokyo Band, conduzida por Hiroyuki Tezuka, o álbum Brass Band Heroes, dedicado  a temas de animê e tokusatsu. O trabalho incluiu temas de YamatoUltraman (medley), Kamen Rider (medley), Gundam, Galaxy Express 999, Cutey Honey, Evangelion e outros. No vídeo promocional do tema de Cutey Honey, personagem clássica de Go Nagai, ela mostra uma alegria contagiante. Ao todo, já possui quatro álbuns gravados (fora singles, lançamentos digitais e participação em coletâneas), uma boa marca para uma carreira ainda recente.


"Cutey Honey" - Versão curta:



Yukari é contratada da Universal Music Japan, mas parece que está conciliando bem a carreira musical com a militar. Além disso, está sempre acompanhada da banda marcial da Marinha do Japão e sempre se apresenta fardada. Essa é sua marca registrada, além de, pela sua posição como oficial, não usar maquiagem, joias ou adereços. Ela também representa uma beleza oriental clássica, sem as cirurgias para aumentar os olhos e tinturas no cabelo, tão comuns entre estrelas pop. 

Ela não frequenta programas de TV, eventos da mídia e vive para sua carreira militar e musical. Cantar é sua grande paixão e seus superiores deram um jeitinho pra ela conseguir conciliar as atividades. Como relações públicas das Forças de Auto-Defesa do Japão, ela é uma descoberta fenomenal. Certamente deve ter aumentado o número de alistamentos no país. 


"Zankoku na Tenshi no Teeze" - Tema de Evangelion:



Com sua constituição pacifista ditada pelos EUA após sua derrota na Segunda Guerra Mundial, o Japão tem forças armadas com várias limitações e exclusivamente para vigilância e proteção de seu território. O que nem sempre é tranquilo, por conta das tensas relações com a Coréia do Norte, especialmente na atualidade. 

E que os fãs mais afoitos, invasivos e sem noção (muito comuns no Japão) não se esqueçam: Apesar das feições delicadas e elegância ao cantar, ela é treinada em defesa pessoal, combate e manuseio de armas. Afinal, além de ser uma artista, ela é uma oficial militar.
::: E X T R A S :::

1) "Inori ~ a prayer"
Dueto com a cantora neozelandesa Hayley Westenra, que tem forte ligação com o Japão e já gravou várias versões cover de músicas japonesas, incluindo traduções. 



2) "Uchuu Senkan Yamato ~ medley"

- Aqui, ela começa cantando um dos mais icônicos temas da Patrulha Estelar, com uma vocalização arrepiante que não deve nada à original de Kazuko Kawashima. Depois, entra o tema de abertura Uchuu Senkan Yamato, cantado por Hiroshi Kawakami, outro oficial militar, com Yukari fazendo o brilhante backing vocal, igual ao original.




3) "Anime medley - Ghibli Studio"
- Temas compostos por Joe Hisaishi para animações do estúdio de Hayao Miyazaki. Nas músicas cantadas, Yukari entra com sua voz. Foi praticamente a estreia da moça, que ainda não tinha muita presença de palco e segurança, mas já mostrava talento e potencial. 



4) "Garota de Ipanema" 
- Aqui, o clássico de Tom Jobim e Vinícius de Moraes é cantado com um indisfarçável e adorável sotaque (às vezes, incompreensível). Gravação feita da plateia, durante um festival. Vale pela curiosidade e pela simpatia da moça. :-)



- Página de Yukari Miyake no site da Universal Music

3 comentários:

Usys 222 disse...

Que achado! É a Misa Hayase e a Lynn Minmay na mesma pessoa! Tem que dar um jeito de colocá-la no próximo Macross!

Isso sem falar que ela pode aumentar em muito o moral das tropas com sua canção, mesmo no mundo real. E o fato dela não usar maquiagem ou outros adereços faz com que ela seja bem mais autêntica. Isso é um grande ponto positivo, pois ela se destaca usando apenas sua beleza natural e sua voz.

O uniforme militar dá um diferencial, mas mesmo ouvindo as músicas sem ver o vídeo dá para perceber que ela tem bastante habilidade, além de ser bem versátil. De Inori para Cutey Honey foi um tremendo salto. Garota de Ipanema também foi muito bem interpretada (apesar do sotaque).

E autêntica também é sua personalidade, como ela demonstra nos vídeos. Em Inori em especial, se emocionando. Gostei muito! Mais um grande talento descoberto pelo Sushi POP!

Alexandre Nagado disse...

Fala Usys!

Fico contente quando alguém diz que descobriu algum artista aqui neste blog. Esse trabalho de garimpo eu faço com gosto. E não vejo outros blogueiros fazendo isso de forma consistente.

A Yukari Miyake eu havia visto em uma de minhas buscas por versões do tema do Yamato, uns meses atrás. Só agora, vendo que ela tem várias anison no repertório, senti que daria um bom post para o Sushi POP. Gostaria de vê-la cantando algum tema original, feito pra ela. E como ela é militar, Yamato, Gundam ou Macross seriam boas indicações. Aliás, boa sua comparação dela com as heroínas de Macross. É bem isso mesmo, ah ah.

Abraço!

Alexandre Nagado disse...

Só pra completar: pesquisando na internet, descobri mais músicas dela. O talento da moça é inquestionável. Talvez um dia ela tenha que escolher entre a carreira artística e a militar. É claro que torcemos para que seja a música, pois foi isso que a levou à Marinha, por incrível que pareça.