sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Anison Best 100 - Público japonês elege seus temas favoritos

É hora de conferir os temas de animê favoritos do público japonês. 

A grande vencedora perante o público:
Love Live! School Idol Project
Seguindo o embalo das comemorações dos 100 Anos do Animê, a emissora estatal japonesa NHK fez uma grande enquete com seu público e conseguiu ranquear as 300 anime songs - ou anison - mais queridas de todos os tempos. 

Nessa votação, que esteve on-line entre 12 de dezembro e 2 de fevereiro, elegeu as seguintes músicas no top 10 dos temas de animê:

1) Snow halation (Love Live! School Idol Project
2) Bokutachi wa hitotsu no hikari (Love Live! The School Idol Movie)
3) Orion o nazoru (Tiger and Bunny)

4) History Maker (Yuuri!!! on ICE)
5) Butter-Fly (Digimon Adventure)
6) Only my railgun (Toaru kagaku no Railgun)

7) Platina (Card Captor Sakura)
8) Zankoku na tenshi no teeze (Shin Seiki Evangelion)
9) Sugar song to bitter step (Kekkai Sensen/ Blood Blockade Battlefront)
10) Tragedy (Kindaichi Shōnen no Jikenbo R)



"Snow halation", é cantada pelo grupo 
μ's (Muse), formado pelas dubladoras das personagens do animê. Letra de Aki Hata, melodia de Takahiro Yamada e arranjo de Ryosuke Nakanishi.

A grande vencedora

A franquia Love Live! School Idol Project (disponível oficialmente no Brasil via Crunchyroll), que conta a história do μ's (Muse) um conjunto formado por 9 meninas para salvar sua escola do fechamento, foi a grande vencedora. 

Na vida real, as 9 respectivas dubladoras capturaram o coração dos fãs e fizeram vários shows durante a existência da banda μ's, entre 2010 e 2016. Além de ter as duas primeiras posições na lista da NHK, ainda tiveram outras onze canções espalhadas um ranking de 300 títulos, entre músicas de Love Live! veiculadas na TV ou no cinema. 
μ's (Muse), formado pelas dubladoras de
Love Live! School Idol Project. Com uma existência curta,
tornou-se o mais popular grupo de anime songs na
votação da NHK.
A canção favorita do público é a bela "Snow halation" e saiu originalmente em 2010 (antes da série de TV). Foi o segundo lançamento do grupo de dubladoras, especialmente para o Natal daquele ano. Depois, foi usado como tema de encerramento do episódio 9 da série, em 2013, quando ganhou status de cult entre o público. 

Love Live! School Idol Project é uma franquia de grande sucesso que uniu a produtora Sunrise, a editora ASCII Media Works, sua revista Dengeki G's Magazine e a gravadora Lantis


Snow Halation - Versão ao vivo, gravada em 2014. O grupo se desfez em 2016.

Algumas considerações


Analisando os resultados, fica claro que foi uma medição influenciada pela memória recente, com vários sucessos desta década. Sendo votação popular, não teria como ser muito diferente, mas também é inegável que são trabalhos de enorme representatividade para se analisar a força das anime songs em sua terra natal. A diversidade de sons e estilos consagra principalmente grandes compositores e intérpretes, entre nomes conhecidos da música local e outros, especializados no nicho. 

A lista não leva em conta vendagem de CDs, downloads ou qualquer outro tipo de análise com base em mercado e influência, apenas a votação direta e espontânea do público. De temas mais antigos, três séries dos anos 1990 bem conhecidas no Brasil aparecem na lista: DigimonSakura Evangelion. Os demais são deste século e a lista completa também mostra predominância de canções mais modernas. Clássicos mais antigos ficaram para trás na votação, incluindo vários títulos de primeira grandeza.


Zankoku na tenshi no teeze ("A tese do anjo cruel"), em versão sinfônica ao vivo com Yoko Takahashi (a cantora original), em 2016. 

O tema homônimo da série Uchuu Senkan Yamato (Patrulha Estelar),um divisor de águas em termos de popularidade, ficou em 16º lugar. Ainda assim, é notável que uma canção lançada originalmente há mais de 40 anos ainda tenha tanta força. Mérito do letrista Yuu Aku, do compositor e arranjador Hiroshi Miyagawa e do cantor Isao Sasaki, que foi acompanhado na época pela banda Musical Academy
Capa do single (compacto em vinil)
do tema do Yamato. Há mais
de 40 anos, uma das mais queridas
canções de animê.

Outra canção memorável, o tema romântico de Macross, "Ai ~ Oboeteimasu ka?", que revolucionou o mercado de anime songs em 1982, ficou apenas em 35º lugar. "Moonlight Densetsu", tema da série original da Sailor Moon (de 1992), ficou em 37º lugar. "We are" primeira abertura de One Piece, ficou na 50ª posição. Já a famosa "Hohoemi no bakudan", de Yu Yu Hakushô, ficou em 59º lugar. 


"Pegasus Fantasy", primeiro tema de Cavaleiros do Zodíaco e cult absoluto no Brasil, ficou apenas na colocação de número 131. "Cha-la Head Cha-la", de Dragon Ball Z, ficou na posição 249. Essas duas nem iam aparecer na listagem, que a princípio ia contabilizar apenas 100 títulos, mas expandiram para 300. De qualquer forma, os organizadores mantiveram o número de 100 canções para o evento especial ligado à votação. 

No último dia 18, foi exibido pela NHK o programa especial Countdown Live Anison Best 100! Nippon Anime 100/ NHK. Durante o evento, o jovem grupo i ☆ Ris dividiu o mesmo palco com os lendários Isao Sasaki, Ichirou Mizuki e Yoshimi Iwasaki, além dos astros Hiroshi Kitadani (do JAM Project), Yoko Takahashi e Shuhei Kita. Infelizmente, há apenas gravações amadoras lançadas no YouTube, para quem quiser assistir. Como os japoneses fazem uma vigilância forte para tirar do ar vídeos não autorizados, vai ficar difícil ver como foi o show. 

Com mais esse evento ligado ao centenário da animação japonesa, o público e o próprio mercado puderam olhar para trás e valorizar grandes trabalhos que estão eternizados na memória de milhões de fãs. 

********
Confira aqui a lista completa, com as 300 músicas mais votadas. Infelizmente para o público ocidental, não está traduzida. 


::: TOP 10 ANIME SONGS - SUSHI POP :::

E como lista é pra ser debatida e cada um pode ter a sua, resolvi listar as minhas 10 anime songs favoritas. 

1) Uchuu Senkan Yamato (Yamato/ Patrulha Estelar)
2) The Galaxy Express 999 (Ginga Tetsudô/ Galaxy Express 999 - Movie)
3) Soultaker (Soultaker)
4) Moonlight Densetsu (Sailor Moon)
5) Waga Seishun no Arcadia (Cap. Harlock e a Nave Arcadia)
6) Kono ai wo sasagete (Yamato Rebirth)
7) Ashita ga suki (Candy Candy)
8) Ai yo kienaide ~ City Hunter (City Hunter)
9) Yume Sketch (Bakuman)
10) Suki sa (Maison Ikkoku)

- Agora, passe lá nos comentários e vamos debater a lista da NHK. Você pode também postar sua lista pessoal pra gente trocar umas ideias. 

6 comentários:

Usys 222 disse...

Interessante notar que algo parecido aconteceu aqui no Brasil também, quando Maria Fernanda Cândido foi eleita a Mulher mais Bonita do Século, um resultado influenciado por sua participação na novela Terra Nostra na época. Me lembro que ela mesma não parecia ter aceito bem isso ao ser perguntada sua opinião sobre esse acontecimento.

Esse tipo de lista sempre é contestada. Cada pessoa é uma pessoa e as opiniões são divergentes. É impossível haver um consenso. De qualquer jeito a minha lista de Dez Melhores é esta, sem uma ordem de preferência:

Devilman no Uta (Devilman)
Sora tobu Mazinger Z (Mazinger Z)
Voltes V no Uta (Voltes V)
Toki no naka wo hashiri nukete (Ultraman USA)
Melos no youni -LONELY WAY-(Blue Comet SPT Layzner)
hesitation (Saber Marionette J Again)
Mazin Kenzan!! (Mazinkaiser - Shitou! Ankoku Daishogun)
Connect (Puella Magi Madoka Magica)
Anata no Kagami (Smile Precure!)
Yuuki ga umareru basho (Happiness Charge Precure!)

Alexandre Nagado disse...

Fala, Mr. Usys!

Olha como esse mundo das anisongs é gigantesco. Eu só conheço metade das músicas da sua lista. O tema de Ultraman USA poderia ter entrado fácil na lista, porque essa eu gosto tanto que até sabia a letra dela de memória. Mas esqueci na hora de elaborar o texto. O duro é que eu não saberia qual tirar...

O tema do Voltes V também é muito bacana. Tenho uma gravação da Mitsuko Horie cantando essa ao vivo no show Super Robots Spirits de 2003 e é excelente.

Abraço!

Bruno Seidel disse...

Nossa! Estou surpreso! A grande maioria desses animes (e suas respectivas músicas) são desconhecidos para mim. E isso vale, inclusive, para os três primeiros colocados. Também esperava uma colocação melhor para clássicos como Pegasus Fantasy e Cha-la Head Cha-la. Se houvesse uma votação do tipo no Brasil, essas duas provavelmente figurariam no "Top 10".
Mas é claro que os "hits do momento" têm uma enorme vantagem sobre os clássicos e esse tipo de ranking sempre deixa isso muito evidente.

Enfim, segue a minha lista:

1) Fukkatsu no Ideon (Space Runaway Ideon)
2) Uchuu Senkan Yamato (Yamato)
3) Kaze Fuiteru (Street Fighter II V)
4) Hustle Muscle (Kinnikuman)
5) Chouzetsu Dynamic (Dragon Ball Super)
6) Butter-Fly (Digimon Adventure)
7) The Hero!! (One Punch Man)
8) Sobakasu (Rurouni Kenshin)
9) Zankoku Na Tenshi No Teeze (Evangelion)
10) Brave Heart (Let's & Go)

PS.: redigi essa lista sem pensar muito. É bem provável que ela mude instantes depois da postagem. huehuehuehuehue

Alexandre Nagado disse...

Fala, Bruno!

Eu também fiquei lembrando um monte de músicas depois que fiz minha lista, ah ah.

E não sei se acontece com muita frequência com outras pessoas, mas tem músicas que eu gosto mais do que as séries correspondentes. E há também séries que eu fui descobrir por gostar da música.

Abraço!

Unknown disse...

Eu sou um grande apreciador de musicas de animes e trilhas sonoras em geral, e fico bem decepcionado que grandes aberturas e encerramentos ficam de fora como Real Folk Blues - The Seatbelts (ou qualquer outra música produzida por Yoko Kanno). Da mesma forma é bem interessante ver que músicas de mais de 20 anos na lista como Sakura Card Captors. Isso só mostra que, mesmo o publico sendo tão influenciado pelas tendencias comerciais vigentes nos dias atuais, grande obras sempre serão lembradas ^^

Alexandre Nagado disse...

Olá, sr... "Desconhecido".

Eu achei que a lista supervalorizou demais o Love Live! School Idol Project. As músicas são bonitinhas, mas daqui a 10 anos talvez nenhuma esteja numa lista de 100 músicas favoritas, enquanto alguns clássicos parecem perenes. O tempo é o melhor teste e eu sinceramente duvido que essas canções do Love Live resistam tanto tempo.

Mas é um bom termômetro de popularidade, sem dúvida. Esse animê foi um grande fenômeno. Minha filha mais velha, inclusive, adora.

Abraço!