sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Temas de animê e tokusatsu no eletrizante piano de Tetsuya Shima

Um jovem pianista japonês tem conquistado fãs pelo mundo com empolgantes interpretações de temas de Cavaleiros do Zodíaco, Ultra Seven, One Piece, Kamen Rider e muitos outros.
Heróis clássicos e famosos têm seus temas
musicais interpretados pelo pianista Tetsuya Shima.
O resultado é de grande qualidade e fidelidade.
Aos 27 anos, o japonês Tetsuya Shima leva uma vida de estudante e trabalhador, tendo a música como passatempo. Mas é um hobby que ele leva muito a sério, possuindo habilidade profissional e muito bom gosto.

Com arranjos criados por ele próprio, Shima (ou kuroto2000, que é seu apelido) cria versões instrumentais ao piano de temas heroicos, especialmente aberturas e encerramentos de séries de várias épocas. O interessante é que ele não apenas busca reproduzir a melodia, mas pega elementos do arranjo original e os traduz para seu piano elétrico. O resultado é empolgante, com muita energia colocada em cada peça, em cada tecla. Agora, aumente o som e confira a seleção abaixo, de sete faixas imperdíveis! (E como foi difícil escolher!)

"Pegasus Fantasy" - A primeira abertura do animê Saint Seiya - Os Cavaleiros do Zodíaco




"Ultra Seven no Uta" - "A canção de Ultra Seven" é uma das mais recentes interpretações de Tetsuya Shima, onde ele toca desde a vinheta de introdução. 




"Dengeki Sentai Changeman" - Clássico absoluto para o público brasileiro nostálgico, o tema do Esquadrão Relâmpago Changeman (1985) é pura adrenalina.



Super Sentai Medley (Goggle V, Dynaman, Flashman e Maskman) - Aqui, ele aproveitou trechos de áudio da série Gokaiger para apresentar cada esquadrão. Todos, com exceção de Dynaman, passaram no Brasil.



Black/ RX Medley - Um eletrizante medley com temas das séries Kamen Rider Black (1987) e Kamen Rider Black RX (88), ambas já exibidas no Brasil. 



"We are" - O primeiro tema de abertura do animê One Piece.


"Take Me Higher" - Tema de Ultraman Tiga (1996~97), o quarto herói Ultra a ter suas aventuras exibidas oficialmente no Brasil. 



Além dos temas mostrados aqui, há dezenas de performances de Tetsuya Shima em seu canal oficial no YouTube. Lá, você pode encontrar as interpretações dele para músicas de Dragon Ball Z, Fullmetal Alchemist, Kamen Rider Ex-Aid, Ultraman, Naruto, Sailor Moon, Ultraman Orb, Yamato e muito mais. E em seu site pessoal, Shima disponibiliza arquivos de áudio e também folhas de partitura para quem sabe ler música. 


Apesar de não ser profissional, ou seja, não viver de música, Tetsuya Shima é um apaixonado por tokusatsu e animê e tem feito um grande trabalho de valorização de trilhas sonoras como arte. Sem dúvida, um grande e apaixonado artista. 






7 comentários:

Usys 222 disse...

Uma excelente indicação. Conheço vários artistas da internet que fazem algo assim, mas o Tetsuya Shima tem um trabalho bem vasto, com um enorme repertório. Os arranjos são muito bem feitos e executados.

Uma coincidência foi ter lido esta matéria quando encontrei este tuíte de um medley dos Riders da Nova Geração a partir de Wizard tocados em piano: https://twitter.com/Dr_Wf_love/status/820218616511492096

Foi feito por uma estudante do 3º ano colegial que usa o codinome "kinu" e também é colecionadora, adora Kamen Rider e Super Sentai e toca as músicas de ouvido. Tem pouca coisa ainda, mas ela mostra ter bastante talento.

Aniki disse...

Já assisti vários desses vídeos. Realmente o cara é muito bom.

Bruno Seidel disse...

Também já conhecia esse canal há alguns anos. Quer dizer, não sei se existem outros pianistas de talento equivalente fazendo vídeos só das mãos sobre o piano com esse filtro "sépia". Seja como for, sou um grande fã desse cara!
E é incrível também como ele é rápido e atualizado pra postar vídeos novos, pois algumas séries mal estreiam na TV (como é o caso de Kamen Rider Ex-Aid) e imediatamente sai um vídeo novo em altíssima performance. Nesse caso de Ex-Aid, acho que foi antes mesmo da versão full size da música ser divulgada.

Muito legal ver gente talentosa assim fazendo coisas bacanas para fãs de Tokusatsu e anime. ^^

Alexandre Nagado disse...

Fala, Mr. Usys!

Boa indicação, o trabalho dessa moça parece promissor. Acho legal esse tipo de vídeo feito por gente talentosa e movida a paixão.

Abraços!

Alexandre Nagado disse...

Fala, Aniki! Fala, Bruno!

O Tetsuya Shima ganhou os holofotes na blogosfera quando foi "descoberto" pelo SciFi Japan. Foi lá que tive contato com o trabalho dele. De tempos em tempos dou uma olhada, pois sempre tem novidades. Orb, Ex-Aid... O cara não perde tempo mesmo. Só que eu gostaria de ver músicas completas, visto que ele prefere postar apenas o que seria a "versão TV", em geral com menos de dois minutos.

Grande abraço!

Anônimo disse...

De: LucianoMT

Eu já conhecia este trabalho, mas nunca tinha me vinculado a nomes. Estou escutando o tema de Jaspion e fico pensando se este cara é brasileiro ou conhece muito o Brasil. Ele colocou os dizeres "O Fantástico Jaspion" (em português mesmo). Fora que ele tocou todas as OST's de Kamen Rider Black e RX, que pra mim são as melhores songtracks dos Tokusatsus e foi procurando estas músicas que conheci este trabalho.

Começou com tudo em 2017 hein, Nagado?

Alexandre Nagado disse...

Salve, Luciano!

Pena que o tema do Jaspion ele postou depois que eu já tinha publicado a matéria. Fiquei tentado a incluir na postagem, mas resisti. É MUITA música legal e para todos os tipos de fãs, especialmente de tokusatsu. Também achei o medley Black/RX sensacional. Por isso que eu disse que foi muito difícil selecionar os clipes para publicar.

E sobre começar com tudo... Confesso que no período de recesso eu adiantei alguns textos. E vamos que vamos!

Abraço!