segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Sushi POP 2017 - Perspectivas e ideias

Começou a temporada de postagens no blog!
Olá, tudo bem? Obrigado pela visita e sinta-se à vontade neste meu humilde espaço dedicado à cultura pop japonesa.

2017 começou oficialmente para o Blog Sushi POP. Por isso, nunca é demais desejar a todos um bom ano. 2016 foi um ano bastante difícil e nada indica que este ano possa ser melhor para o Brasil ou para o mundo. Mas isso em nada deve afetar nossa disposição em fazer o melhor, em fazer o que nos compete, o que é certo. Por mais difícil que seja. 

Então, dadas as boas-vindas e renovada a disposição, vamos ver um pouco do que nos reserva para este ano o universo da cultura pop japonesa.
Ultra Seven, um clássico da ficção
científica japonesa.
Neste ano, teremos a comemoração dos 50 anos do clássico de ficção científica Ultra Seven, com direito a participação do herói e seu carismático ator Koji Moritsugu no filme do Ultraman Orb, que vai estrear em março no Japão. 

Seven é um dos mais cultuados super-heróis do Japão e espera-se que a Tsuburaya Pro valorize bastante seu icônico personagem no aniversário de 50 anos, que será comemorado oficialmente em outubro. 

Além disso, também teremos os 35 anos de Gavan, o primeiro dos Metal Heroes, uma franquia que a Toei Company está tratando como um de seus tesouros. Os filmes Space Squad e Girls In Trouble irão desencadear muita coisa bacana, como o festejado retorno do Jaspion para uma participação especial em Space Squad. Certamente, podemos esperar mais anúncios da Toei envolvendo seus heróis metálicos neste ano comemorativo. 

Além destas séries já citadas, veja só quantas outras produções de destaque vistas no Brasil comemoram importantes aniversários de estreia em 2017:

50 anos: Speed Racer, Super Dínamo, Shadow BoyA Princesa e o Cavaleiro (animê), Robô Gigante (mangá e tokusatsu), Fantomas (animê), Taro Kid (animê)

45 anos: Lion Man (branco, o original), Gatchaman (também conhecido como G-Force, Eagle Riders e Batalha dos Planetas)

40 anos: O Menino Biônico

35 anos: Macross (que deu origem a Robotech)

30 anos: Metalder, Maskman, Zillion, Kamen Rider Black, Street Fighter (lançamento do primeiro jogo)

25 anos: Zyuranger (a série Super Sentai que deu origem à primeira temporada dos Power Rangers), Sailor Moon (animê)

20 anos: Pokémon (animê)

10 anos: Naruto Shippuden

(Fica a dica para os blogueiros e o pessoal que escreve sobre cultura pop japonesa. Datas importantes dão ótimos ganchos para matérias.)


Sailor Moon: Há 25 anos, a primeira versão em animê
mudou muita coisa da concepção original
 e até desagradou a autora, mas conquistou fãs
pelo mundo, inclusive no Brasil.
No campo dos mangás, vários títulos anunciados ainda em 2016 deverão dar as caras por aqui e alguns deles poderão receber resenha. O número de anúncios e lançamentos tem sofrido redução com a situação econômica do país. 

Vamos torcer para que o mercado permita a sobrevivência das editoras no ramo, pois tem muita coisa bem legal sendo publicada atualmente. A primeira matéria do ano, inclusive, será uma resenha de mangá. 

Então é isso. Obrigado pela visita e lá vamos nós para mais uma temporada!


Slam Dunk - O poder do basquete
no traço do grande Takehiko Inoue.
O que vem por aí no Sushi POP:

SLAM DUNK - A resenha do clássico mangá que está sendo republicado pela Panini. A matéria virá com várias informações de referência para fãs, colecionadores e novos leitores. 
- Data de postagem: 10 de janeiro

E ainda: 

Tokyo 2020, Pokémon, trilhas sonoras no piano, Lobo Solitário, Ultraman Orb, Space Squad, Girls in Trouble, novas dicas musicais e muito mais. 

4 comentários:

Usys 222 disse...

Bem vindo de volta à Blogosfera!

E vejo que está trazendo várias pautas para matérias, não só no Sushi POP, como também para que outros blogs também façam as suas.

Percebo ainda que este é um ano comemorativo para muitas séries que nem imaginava. E agora que estou vendo que muitas obras que passavam no antigo "Canal 7" fazem 50 anos!

No mais fico no aguardo de suas novas matérias. E torço para que saia algo relacionado ao Ultra Seven, nosso grande herói. Pode contar com o meu apoio!

Alexandre Nagado disse...

Fala, Usys!

Realmente a maioria das antigonas passava na Record. Era um canal muito bacana pra criançada, depois do fechamento da TV Tupi.

O Seven vai ter matérias, claro, mas ainda estou planejando as pautas, pra uma abordagem diferenciada.

Valeu! Abraço!

Bruno Seidel disse...

2017 promete muito!!!

Só o fato de começarmos o ano no aguardo desse crossover entre Gavan e Dekaranger (com direito a Jaspion e Macgaren "de brinde") já colocou minhas expectativas lá nas alturas. Isso sem falar no aguardadíssimo filme do Ultraman Orb com retorno triunfal do Ultra Seven.
Também devo admitir que estou ansioso pra ver o filme do Ex-Aid versus "Dr. Pacman", com participação dos Riders Ghost, Drive, Gaim e Wizard. Estou adorando Ex-Aid e curioso demais pra ver como será esse inusitado encontro com o simpático "come come".

Achei muito legal essa lista que você montou com produções que comemoram "aniversários redondos" em 2017. Dá pra gente se preparar pro que vem por aí.

Lembrando que também temos os 10 anos de Kamen Rider Den-O, série que a Toei não cansa de reviver em especiais comemorativos e que já deu pistas de que deve retornar esse ano. Fiquemos no aguardo.

E nem preciso dizer que estarei frequentemente aqui em mais esse ano que se inicia! Lá vamos nós! /o/

Alexandre Nagado disse...

Fala, Bruno!

Este é um ano de importantes comemorações na cultura pop japonesa. Mas a maior delas, sem dúvida, é a de 100 anos do animê. A data é um pouco controversa, mas falarei sobre isso em uma próxima postagem.

Da minha parte, tentarei dar atenção especial aos Metal Heroes e Ultraseven, mas algumas outras matérias também vão destacar alguns aniversariantes.

Obrigado pela visita e por ser um dos mais participativos nos comentários, junto com o Usys.

Grande abraço!