sexta-feira, 30 de setembro de 2016

NihonGO! Aprendendo japonês com cultura pop

Novo curso de japonês usa cultura pop nas aulas
Para os grandes aficionados em mangás, animês e heróis japoneses e suas músicas, aprender o idioma significa descobrir um mundo de informação e poder se divertir com materiais ainda não traduzidos para o ocidente. 

Com estrutura totalmente diferente da língua portuguesa, o japonês é um idioma que pode apresentar muitas dificuldades, mas que podem ser superadas com esforço, estudo e uma boa didática. 
O cantor e tradutor Ricardo Cruz
O cantor, compositor, escritor e tradutor Ricardo Cruz, amigo de longa data, lançou uma nova empreitada na internet: um curso de japonês gratuito e especialmente voltado para fãs de cultura pop. É o curso NihonGO!, no qual ele usa uma linguagem bem coloquial e explica vários aspectos da língua japonesa com muita naturalidade. Pra quem não sabe, vale dizer que Nihon (leia "nirron") é como o Japão é chamado por seus moradores. Nihongô é, ao pé da letra, o nome do idioma japonês. No caso, "NihonGO" é um trocadilho usando o verbo Go ("avante") do idioma inglês, que aliás é bastante usado na cultura pop japonesa. 

Sem mais delongas, veja o vídeo de apresentação do curso, que já dá uma introdução ao aprendizado:

Por onde começo a estudar japonês?




O curso oferece um e-book aos cadastrados e usa entrevistas com artistas japoneses, explicações sobre nomes de personagens e muito papo sobre assuntos que vão falar diretamente ao fã de cultura pop japonesa. Estudar um idioma estrangeiro nunca foi tão divertido!

Confira e faça seu cadastro:

www.cursonihongo.com.br 

6 comentários:

Usys 222 disse...

Legal a iniciativa do Ricardo Cruz! E mais uma vez me impressiono com seu espírito empreendedor!

É bem por aí mesmo. Primeiro é dominar o Hiragana. Daí é continuar. O bom do japonês é que o verbo não muda de acordo com a pessoa e por isso é relativamente fácil de se aprender.

Torço por seu sucesso!

Ale Nagado disse...

Fala, Usys! O Ricardo é um cara iluminado e torço para que mais esta empreitada dê bons frutos para ele.

Da minha parte, já estou divulgando pra quem eu conheço.

Abraço!

Stefano Barbosa disse...

Nagado, apesar do meu nível de nihongo ser fraco, sei cantar algumas músicas de anime.

Ale Nagado disse...

Legal, Stefano, então você está no caminho certo pra fazer o curso do Ricardo. Entra lá e divirta-se aprendendo.

Abraço!

Bruno Seidel disse...

Estive com o Ricardo no último final de semana. Ele veio a Porto Alegre pra cantar num evento e aproveitamos a ocasião pra marcar um encontro e botar o papo em dia. Fazia anos que não o via pessoalmente.
É um cara que não cansa de me surpreender. Me contou sobre alguns dos projetos que ele tem em mente e eu fiquei maravilhado. Podem ter certeza que vem surpresa por aí! Isso sem falar na empolgação e na energia que ele coloca em tudo que faz.

Acho incrível ter amigos assim, com quem eu poderia ficar horas conversando sobre qualquer tipo de assunto.

De todos os brasileiros, ele é talvez o que mais se aproximou desse universo de bastidores de séries de Tokusatsu. E nem por isso ele esqueceu suas origens e seu lado generoso.

Grande, Ricardo!

Ale Nagado disse...

Fala, Bruno!

O Ricardo é uma grande e querida figura. Desde que me mudei para o interior de SP, encontrei-o pessoalmente poucas vezes, mas sempre foram papos muito divertidos. Temos história pra contar. O bacana é que ele não esquece suas raízes e não perde o jeito espontâneo.

Ele merece sucesso e realização profissional e pessoal.

Abraço!