RECADO AOS VISITANTES:

Olá! O blog ainda está de férias, mas já estou trabalhando em novas postagens. O Sushi POP voltará a ser atualizado no dia 1 de agosto (terça), no período da tarde.

O que vem por aí:
- Ultraman Geed, Novo Lobo Solitário, Katokutai, Pinóquio de Osamu Tezuka, Danger 3, resultado da convocação para trabalhos acadêmicos e mais!

Esteja aqui para conferir. Até breve!

sexta-feira, 3 de junho de 2016

Kagaku-Tokusoutai: A Patrulha Científica do Rock!

Conheça uma banda que faz rock inspirada em super-heróis e monstros.

Da esq. p/ a dir.: Hayata Mori (bateria),
Moroboshi Raidaan (baixo), Hyouri Takahashi (voz e guitarra),
Emi Sonne (teclados) e Hideki Ryo (guitarra).
Hyouri Takahashi: Voz apropriada
para cantar temas heróicos.
Na série de TV do Ultraman original, que em 2016 está completando 50 anos, havia uma equipe que investigava e combatia monstros e alienígenas perigosos. No Brasil, era chamada de Patrulha Científica na dublagem original e de S.I.A. na segunda dublagem. No original japonês, seu nome é Kagaku Tokusoutai 科楽特奏隊), que significa “Grupo de Investigação Científica”. Já a sigla internacional original da Patrulha Científica é SSSP, que significa "Special Science Search Party". E é essa famosa equipe de combatentes de monstros que inspirou um grupo musical bastante interessante. (Nota: A pronúncia é "Kagaku Tokussoutai")

Kagaku-Tokusoutai é também o nome de uma banda japonesa de rock formada por cinco amigos loucos por seriados e filmes de tokusatsu ("efeitos especiais"). Para eles, a sigla SSSP quer dizer “Science Sound Special Players”, que é como se definem. E é assim, na base da diversão, que eles reverenciam seus heróis favoritos com seu som forte e muito bom humor.

O conjunto é formado por Hyouri Takahashi (vocal e guitarra), Moroboshi Raidaan (baixo e vocal), Hideki Ryo (guitarra, teclados e vocal), 
Emi Sonne (teclados e vocal) e Hayata Mori (bateria). O som deles é vibrante, com uma pegada meio punk, esbanjando energia e empolgação.


"Ultraman Leo": Uma versão bem roqueira do tema do clássico herói da Tsuburaya Pro, cuja série é de 1974 e está disponível no Crunchyroll legendado em português. 

Ichi Baron, o mascote da banda.
Apelidada de Katokutai, a banda percorre o circuito alternativo de casas noturnas e festivais de música, mas já se profissionalizou a ponto de ter um CD lançado no final de 2015 pela Tower Records, a gravadora de uma grande rede de lojas de música no Japão. É o mini-álbum Ultra Grateful Hits, com seus 5 temas favoritos da franquia Ultraman, mais os temas de Fireman e Kaiki Daisakusen ("Operação Mistério") antigos seriados do mesmo estúdio dos Ultras, a Tsuburaya Pro. 

Também em 2015 eles mostraram seu lado autoral com "Gotouchikaiju~Gotouchi Destroy All Monsters", composta por Takahashi. A música foi usada no vídeo promocional do projeto ecológico Gotouchi Kaiju (ou "Monstros Regionais"), da agência de propaganda Dai-Ichi. O objetivo era promover os monstros criados para representar cada uma das 47 províncias do Japão. A iniciativa movimentou fãs para arrecadar dinheiro para um projeto de preservação ambiental e tornou o grupo bem mais conhecido pelo país.

A Katokutai é especializada em temas de tokusatsu, especialmente Ultras, mas também tocam músicas de outros heróis antigos, como Kamen Rider V3 ou Red Baron. Até o imponente tema instrumental clássico de Godzilla ganhou um arranjo roqueiro, com um som de guitarra empolgante. No palco, eles usam roupas inspiradas em seus heróis, têm um robô mascote chamado Ichi Baron e jogam referências que somente fãs hardcore vão reconhecer.

Essa divertida banda talvez nunca chegue ao estrelato ou vire moda no Japão, mas isso não parece ser uma grande prioridade. Eles curtem muito o que fazem, respiram tokusatsu e seu som é capaz de encher de entusiasmo quem gosta de um bom rock feito com o coração. 




"Gotouchikaiju~Gotouchi Destroy All Monsters": Uma homenagem aos filmes de monstro.

Site oficial: www.katokutai-band.com

   E X T R A S:   

KAETTEKITA ULTRAMAN


- Aqui, a Kagaku-Tokusoutai interpreta o tema de O Regresso de Ultraman (O Regresso de Ultraman, 1971). No palco, vários músicos amigos dão uma enriquecida no som. O resultado é uma bagunça visual bem divertida - e muito bem executada musicalmente.

::::::::::::::::::
KAMEN RIDER V3



- O tema do Kamen Rider V3, clássico herói de Shotaro Ishinomori de 1973. Um dos mais importantes personagens da linhagem Kamen Rider. 
::::::::::::::::::
GODZILLA (Medley)


- Aqui, um medley de temas de filmes antigos do Godzilla. Tem o tema instrumental clássico de Akira Ifukube (de 1954) e até uma canção entoada pela única garota da banda, a charmosa Emi. 


  Sons alternativos do Japão


O cenário musical alternativo japonês possui uma grande diversidade de estilos, com artistas e bandas fora do chamado mainstream dos astros da mídia e suas gravadoras. São artistas com um trabalho bem autoral atuando em nichos específicos e o Sushi POP já apresentou alguns bem interessantes, como Acacia Orchesta, Three Primary Colors, Taffy, Nuchi e fox capture plan. Para quem procura algo mais que ídolos pré-fabricados. 

8 comentários:

Stefano Barbosa disse...

Nagado, o nome Kagaku vai gerar piadas maldosas no Brasil.
Fora isso, acho incrível essa homenagem a um ícone (Ultraman).
Já vi cidadãos (que foram garotos nos anos 60 e 70) falando bem da série. "Eu adorava assistir Ultraman e Ultraseven".

Usys 222 disse...

Bem pensado o nome da banda. E os membros usam nomes artísticos que têm a ver com personagens das séries Ultra! E pensar que uma das leituras para "Mori" (森) é "Shin". Foi um trocadilho bem engraçado!

Estava achando as maquetes e os efeitos especiais desse vídeo do Leo muito bons e daí vi nos créditos o nome do Kiyotaka Taguchi como diretor. Quem sabe um dia eles não apareçam cantando em algum filme ou mesmo alguma canção do Orb? A Tsuburaya já está bem servida de músicos, mas acho que a Katokutai pode ser de grande valia.

Ale Nagado disse...

Stefano: certas observações só se justificam entre crianças ou pessoas com idade mental inferior a 11 anos. Não parece o caso aqui.

Ale Nagado disse...

Fala Usys!

Gostei muito da Katokutai e torço para que eles cheguem longe na carreira. Vai ser legal se um dia eles puderem interpretar um tema original de Ultras. Eles merecem!

Abraço!

Bruno Seidel disse...

WOOOWWWW!!! QUE SENSACIONAL!!! Pra mim, essa banda representa a essência perfeita da combinação "Tokusatsu + Rock 'n' Roll". Uma combinação que me agrada demais, diga-se. Virei fã do grupo e certamente acompanharei mais de perto o trabalho deles a partir de agora.
Sem dúvidas, os caras merecem muito um destaque na trilha sonora de uma série Ultra (que é nitidamente o gênero preferido deles). Eu diria que merecem muito compor o tema principal de uma série.

Essa versão do Regresso de Ultraman é absurdamente empolgante! Nunca imaginei que iria ver uma versão tão "rock in roll" desse tema e ainda mais com o acompanhamento de instrumentos como violino. Ficou uma combinação indescritível!! Imagina como deve ser a sensação de um fã assistindo isso ao vivo na plateia!!!

E esse medley do Godzilla, ein?? Impossível não se arrepiar!!

Quando vi o post, chegou a passar pela minha cabeça uma inevitável comparação com as Rider Girls (¬¬). Mas, depois de assistir aos vídeos e conhecer de fato o Kagaku Tokusoutai, fica evidente que não existe comparação nenhuma entre ambas.

Obrigado por mais essa dica preciosa, Nagado! Não é de hoje que eu amplio e sofistico meu gosto musical através desse blog. Assim como o Kagaku Tokusoutai, há outras bandas que eu passei a acompanhar por aqui. O fox capture plan é um bom exemplo (continuo curtindo e escutando até hoje).

Abraços!

Ale Nagado disse...

Fala, Bruno!

Fico contente de poder apresentar nomes pouco conhecidos para os leitores deste blog.

Sobre as Kamen Rider Girls, o similar delas, enquanto grupo pré-fabricado ligado a uma franquia de tokusatsu, é o Voyager da Tsuburaya. A superioridade técnica do Voyager sobre as Rider Girls é indiscutível.

E acho que é questão de tempo até a Katokutai ter sua grande chance com a Tsuburaya. Veja, tem até um texto da Yuriko Hishimi (a Anne de Ultraseven) no site da banda, mostrando que eles estão chamando a atenção do pessoal da área. E como o Usys mencionou, foi um nome conhecido que dirigiu o clipe deles do tema de Ultraman Leo. Acho que em breve poderemos ter alguma trilha original assinada por eles. Vamos torcer!

Abraço!

Aniki disse...

Que belo achado, Nagado.

Nada como ver um grupo que é autêntico, sem precisar das pasteurizações do mundo fonográfico.

E sim, a Tsuburaya, se for esperta, poderia ao menos permitir que a banda compusesse uma música para o Ultraman Orb.

Abraços!

Ale Nagado disse...

Fala, Mr. Aniki! Sempre bom vê-lo postando aqui.

Esse lance da pasteurização é um negócio meio chato mas parece inevitável quando se entra na indústria. Os empresários investem e querem retorno de seu investimento. Cabe ao artista se sujeitar ou não à formatação que os empresários irão lhe impor.

Um caso que me faz pensar é o da banda Scandal. O som delas no começo era meio de garagem, mas com muita pegada, muita emoção. Depois foi ficando mais "pop", com camadas de teclados, produção mais sofisticada e foram ficando parecidas com tantas idols que existem por aí. Não acompanho tanto assim o trabalho delas, mas essa impressão de formatação ficou bem forte de uns tempos pra cá.

Espero que a Katokutai cresça profissionalmente, mas sem perder esse jeito de banda moleque, no melhor sentido da palavra.

Abração!!