quarta-feira, 8 de junho de 2016

Consulado do Japão seleciona candidatos para intercâmbio

Monte Fuji, um dos símbolos do Japão
O Consulado Geral do Japão em São Paulo está divulgando dois programas de intercâmbio no Japão para pessoas envolvidas ou interessadas na cultura japonesa. É uma grande oportunidade para conhecer o país e realizar um mergulho em sua cultura, vivendo uma experiência inesquecível. 


O primeiro é o “The Next Generation Global Leaders Program 2016 – The Ship for World Youth LeadersPodem se candidatar a uma das vagas qualquer brasileiro entre 18 e 29 anos, residente na jurisdição do Consulado Geral do Japão em São Paulo, que abrange os estados de SP, MT, MS e o Triângulo Mineiro. Não é necessário ser descendente de japoneses ou dominar o idioma japonês. Porém, ter um inglês de nível intermediário a avançado é requisito obrigatório. A viagem será de navio. 


Além do “Ship for World Youth Leaders”, há também o “Programa de Convite a Descendentes de Japoneses das Américas Central e do Sul. Para esse caso específico, somente descendentes com nível universitário de pós-graduação e inglês avançado serão aceitos. A oportunidade, em ambos os casos, é extremamente valiosa e pode abrir as portas para uma experiência que vai acrescentar muito à sua vida, tanto no aspecto pessoal quanto profissional.

O período de inscrições foi aberto no último dia 6 e vai até 19 de junho, para o programa “Convite a Descendentes de Japoneses”, enquanto o “Youth Leaders” aceita inscrições até 1º de julho.  

Se você está apto a se candidatar e tem disponibilidade para viajar, vale a pena se esforçar para cumprir os regulamentos de inscrição.

As informações sobre o programa e o formulário de candidatura podem ser acessadas no site do Consulado Geral do Japão. Lá, inclusive, é possível conferir sobre bolsas específicas de graduação e pós-graduação, além de cursos profissionalizantes e outras chances de conhecer o Japão.


Mais informações aqui:

Inscrições e dúvidas devem ser encaminhadas para:

Consulado Geral do Japão em São Paulo
Setor para Assuntos Políticos e Gerais
(11) 3254-0100 – ramal 522


Nota: Em 2008, conheci a Terra do Sol Nascente como um dos selecionados do programa Jovens Líderes, também pelo Consulado Geral do Japão. Foi a mais espetacular aventura da minha vida, retratada com muitas informações neste blog. (Confira o relato completo aqui.)

Se algum leitor quiser fazer perguntas sobre minha experiência no intercâmbio, sinta-se à vontade para postar na área de comentários. Mas não deixe de conferir os regulamentos específicos para cada caso. 

3 comentários:

Bruno Seidel disse...

Não me encaixo em nenhum dos dois casos (tenho mais de 29 anos e não sou descendente). Mas já tive a oportunidade de conhecer o Japão, em 2010. Foi a viagem mais legal da minha vida e, claro, tenho muita vontade de voltar pra lá, apesar de entender que os custos sejam altíssimos.
Já não sei dizer se tenho vontade de MORAR. Aí já é bem diferente. Apesar de admirar bastante a cultura japonesa (sempre digo que me identifico mais com os costumes e hábitos deles do que com os brasileiros), acho que teria dificuldades enormes pra me adaptar.

Uma dúvida, Nagado: Você tem vontade de, um dia, fazer uma viagem pra lá com a família toda?

Grande abraço! o/

Ale Nagado disse...

Fala, Mr. Bruno!

Certamente eu tenho vontade de voltar ao Japão, acompanhado da família. Espero que, quando minhas filhas forem um pouco maiores, eu tenha condições de bancar tal viagem.

Também não me imagino morando em outro lugar que não seja o Brasil, mas o Japão é um país que eu sempre quis conhecer e, quando realizei esse desejo, fiquei com vontade de voltar mais vezes. Para quem gosta de História, tecnologia, arte e cultura, visitar o Japão é uma experiência indescritível.

Ainda me lembro quando, num dos últimos dias de minha estadia, saí com mais três colegas de viagem e ficamos tomando cerveja e caminhando pelas ruas de Kyoto. Falávamos uns para os outros sobre o senso de encantamento que aquele momento proporcionava. Nós, na antiga capital do Japão, caminhando tranquilamente pelas ruas. Grandes lembranças.

Abraço!

Usys 222 disse...

Já peguei uma bolsa pelo Consulado e fiquei por um ano lá no Japão. Posso dizer que foi uma experiência fabulosa. Pude ter contato não só com pessoal do Japão, como também de outros países e foi bastante enriquecedor, ajudando a alargar os horizontes. Quem tiver interesse, recomendo pegar essa oportunidade sim.

Existem outras outras modalidades também, como o JET Programme, mas para esse é preciso passar por uma entrevista bem rigorosa e ter um plano concreto. A JICA também oferece programas de bolsas de treinamento, mas esse também é preciso ter em mente o propósito pelo qual você quer fazer isso.

De qualquer jeito, essas são boas oportunidades para quem realmente quer conseguir algo relacionado à Cultura Japonesa. Mas é preciso ir bem preparado.