terça-feira, 17 de maio de 2016

O Ultraman Day e a celebração dos 50 anos da franquia Ultra

Ultraman Day: Um dia é pouco para
celebrar o maior super-herói japonês.
Os 50 anos da franquia Ultraman terão uma comemoração principal no Japão, durante o mês de julho. No já tradicional Ultraman Day, haverá um grandioso evento, com show musical, talk-show e a presença de convidados ilustres. Dividido em dois dias, o festival irá acontecer em 9 e 10 de julho, no auditório Suginami Koukaidou, em Tokyo.

Com direção musical do guitarrista, cantor e compositor Toshihiko Takamizawa (The Alfee), o espetáculo terá as presenças de Ichirou Mizuki, Takeshi Tsuruno (o Asuka de Ultraman Dyna), DAIGO (da banda Breakerz e do filme Ultraman Saga), Voyager, Mamoru Miyano (cantor e dublador de Ultraman Zero) e Project DMM, além do próprio Takamizawa. Uma banda de apoio especial foi montada, chamada Band of Prince-T. A apresentação é a seção The Rock do evento e irá acontecer em 9 de julho (sábado). 

Ichirou Mizuki é o "Imperador das Anisongs" e fundador do JAM Project. Tsuruno já mostrou ser um cantor e instrumentista de primeiro nível, enquanto Takamizawa, vulgo Takamiy, é uma lenda do rock japonês, com 42 anos de atividade como membro da lendária banda The Alfee. Mamoru Miyano já emplacou vários hits como cantor pop e as bandas Voyager e Project DMM foram criadas pela Tsuburaya e se destacam com um trabalho vocal excelente. Tem tudo para ser um show antológico, pois todos são músicos respeitados. 
Acima (da esq. p/ dir.): Takamizawa, Ichirou Mizuki e Takeshi Tsuruno
Abaixo: DAIGO, Mamoru Miyano e Voyager
No dia seguinte, que é especificamente o "Dia do Ultraman", haverá o segmento The Legends 1966, com uma celebração da série que fez história na TV japonesa

Entre os convidados que será entrevistados no palco, destaque para os atores da série clássica do primeiro Ultraman, os veteranos Susumu Kurobe (Shin Hayata), Hiroko Sakurai (Akiko Fuji), Masanari Nihei (Ito/Ide) e Akihide Tsuzawa (Issamu Hoshino). O dublê original Satoshi "Bin" Furuya (Amagi em Ultraseven) e os diretores Toshihiro Iijima e Kazuho Mitsuta também estarão presentes nessa grande homenagem, onde eles falarão sobre os trabalhos da época. 

O dia escolhido para o segmento The Legends 1966 é bastante significativo para a produtora e para os fãs. Isso porque, no dia 10 de julho de 1966, foi exibido o programa especial que apresentou Ultraman e a Patrulha Científica ao público em um palco ao vivo, uma semana antes da estreia da serie propriamente dita. Essa data é divulgada pela Tsuburaya Pro como sendo o "Dia do Ultraman", que na verdade não consta no calendário oficial japonês (por enquanto). 
Acima: Susumu Kurobe, Hiroko Sakurai, Masanari Nihei e Akihide Tsuzawa
Abaixo: Bin Furuya, Toshihiro Iijima e Kazuho Mitsuta
Deverá ser a última grande homenagem aos atores e diretores originais, devido à idade avançada de alguns. Susumu Kurobe está com 78 anos e já não fez a voz do Ultraman original no recente filme do Ultraman X, confirmando que sua breve participação no filme Ultraman Saga (2012) foi mesmo sua despedida oficial como Hayata. Resta torcer para que o evento seja gravado para lançamento em vídeo. 

Mesmo com a proximidade da estreia na nova série Ultraman Orb, a Tsuburaya está trabalhando em diversas frentes, fazendo deste ano algo realmente interessante para os fãs locais de uma das mais importantes franquias da cultura pop japonesa. 


::::: E X T R A S :::::


Agora, vamos dar uma geral no que tem aparecido de interessante no Japão relacionado ao Universo Ultra, neste ano tão especial. Começando por um lançamento do final do ano passado, mas que não podia deixar de ter um registro aqui no Sushi POP:

O REGRESSO DE ULTRAMAN EM BLU-RAY




No final de 2015, foi lançada a versão em Blu-ray da série O Regresso de Ultraman, que está completando 45 anos em 2016. Na ocasião, foi feito um vídeo promocional com a participação dos atores Jiro Dan (Hideki Goh, o hospedeiro do segundo Ultraman), Ken Nishida (Fumio Kishida, oficial do G.A.M.) e Rumi Sakakibara (Aki Sakata, a namorada de Goh). Nele, é dada uma amostra do trabalho de restauração digital das imagens, resultando um trabalho que valorizou ainda mais a filmagem original. 


O preço é salgado: 49,800 ienes, cerca de 500 dólares. E sem legendas, nem ao menos em inglês. A Tsuburaya podia pensar mais no público internacional e com isso aumentar suas chances de lucro. Mas pra quem já viu a série, esse vídeo é emocionante. 

ULTRA HEROES THE LIVE - ACROBATTLE CHRONICLE


Uma elite de acrobatas e artistas performáticos
em uma apresentação de gala.
Já está sendo anunciada pela Tsuburaya a pré-venda da nova temporada do espetáculo Ultra Heroes The Live - Acrobattle Chronicle. Trata-se de um show acrobático com renomados ginastas e atletas japoneses fazendo manobras de precisão ao vivo, para delírio do público. O show, sucesso no Japão, já foi levado até para Hong Kong, a "meca" dos filmes de artes marciais. Infelizmente, as chances de algo assim vir para o Brasil são nulas. 

Essas apresentações trazem enredos inéditos com heróis Ultra e uma caprichada produção teatral. A performance dos artistas é de alto nível e já foram anunciados shows nas cidades de Tokyo e Osaka. Veja um teaser:



ULTRAMAN FESTIVAL 2016


Um pacote de atrações para
fãs de várias gerações.
Com um pique bem "pra toda a família", o Ultraman Festival deste ano acontecerá entre 22 de julho e 28 de agosto, no espaço Sunshine City, em Tokyo. 

Os artistas convidados ainda não foram anunciados, mas sabe-se que haverá uma maratona de apresentações e performances teatrais com os Ultras, exposições, atividades interativas com o público e um busto do Ultraman em tamanho natural, com cerca de 8 metros de altura. Lembrando que a altura original do Ultraman é dita como sendo de 40 metros.

Os apresentadores oficiais do Ultraman Festival 2016 serão os populares comediantes Daikichi e Hanamaru Hakata. Além de tudo isso haverá, é claro, uma tonelada de produtos licenciados à venda no local. Abaixo, o comercial do evento, o maior focado em uma única franquia de tokusatsu.

 


Com tudo isso acontecendo, a Tsuburaya Pro celebra sua famosa marca em grande estilo, homenageando uma saga que começou há 50 anos atrás e está se renovando para o futuro. 

Site oficial: m-78.jp

8 comentários:

Bruno Seidel disse...

Chegar a cinquenta anos com tamanha relevância na cultura pop japonesa é realmente uma marca impressionante, inda mais para um gênero que continua renovando sua franquia com notável variedade de séries derivadas. Definitivamente, o cinquentenário do Ultraman não pode passar em branco. Merece uma homenagem a altura!

Esse evento do Ultraman Day parece que vai ser mesmo emocionante. Tomara que seja registrado e que vaze no Youtube (como costuma acontecer). Só não entendi a participação do Ichiro Mizuki ali no meio. Apesar de ser muito fã dele e reconhecer sua importância no gênero, não me lembro de nenhuma canção memorável dos Ultras originalmente gravada com sua voz.

E quanto aos vídeos publicados no post: achei muito bacana o cuidado e requinte com que estão lançando o blu-ray do Regresso de Ultraman. Tá certo que o preço é bem "requintado" também, mas percebe-se que este será um material de luxo para colecionadores apaixonados.

Ale Nagado disse...

Fala, Bruno!

O Ichiro Mizuki cantou o tema do longa Ultraman Story, de 1984. É aquele que mostra a infância do Ultraman Tarô e é uma canção bem bacana, que certamente deverá ser apresentada. Fora isso, há uma versão da música Brave Love Tiga (do coletivo Chikyu Boedan) que foi gravada por ele junto com Takayuki Miyauchi.

Estou ansioso pra ver o show The Rock. Tomara que apareça no YouTube.

Abraço!

Usys 222 disse...

Esse é um evento que reúne gente de todas as gerações! Bem que podiam passar mesmo no canal da Tsuburaya no YouTube, ainda que fossem alguns trechos.

E fiquei surpreso em ver como está o Akihide Tsuzawa atualmente. Quem diria que esse era o garoto Hoshino? Tudo bem que isso foi há cinquenta anos atrás, mas ainda assim o impacto é bem grande. Será que ele tem alguma história interessante para contar? Ia ser bom ver esse talk-show e pessoalmente estou mais interessado nele.

A Tsuburaya tem colocado bastante força na séries Ultra este ano, investindo em várias mídias, com obras para todos os gostos. E até participando de eventos de arte, mostrando que o Ultraman já faz parte da Cultura Japonesa e até da mundial. Mesmo assim, eles estão preparando um novo projeto para criar algo que supere as séries Ultra e a partir de julho vão começar a recrutar novos talentos para isso, conforme está escrito em uma seção na página deles. Já tentaram várias vezes com Mirrorman, Jumborg A e Fireman, mas será que vão conseguir desta vez?

Aniki disse...

É, a Tsuburaya não poderia passar em branco os 50 anos de seu mais famoso personagem. E creio que tem tudo para ser um evento grandioso.

Quanto ao Ichiro Mizuki nas trilhas Ultra, cabe lembrar que ele também canta Zoffy no Ballad em Ultraman Ace e tem mais uma música em Ultraman Story(Ai no Senshi Taro). O Isao Sasaki poderia estar presente também, afinal ele canta o tema de Ultraman Jonias e uma versão do primeiro Ultraman para o especial de TV de 1979.

Se fosse possível poderiam chamar o V6(para aproveitar o embalo dos 20 anos do Tiga), mas creio que o grupo já deve ter sua agenda bem ocupada.

Ale Nagado disse...

Fala, Usys!

Eu sempre estranhei o sumiço do Hoshino durante a série. Até me perguntava se ele teria morrido, pois nunca mais vi referências a ele em produção alguma. Fiquei sabendo que ele se acidentou e por isso teve sair da série lendo o seu blog. (http://usys222.blogspot.com.br/2015/10/ultra-act-imit-ultraman.html)

E sobre a Tsuburaya estar preparando algo novo, fora do Universo Ultra, acho formidável. Sempre foi o desejo de Eiji Tsuburaya diversificar a produção, e acho que investir pesado em alguma nova franquia faz totalmente sentido dentro do que foi a Tsuburaya no início. É irônico que o estúdio tenha resgatado antigos ideais somente depois que a empresa foi vendida e os herdeiros de Eiji Tsuburaya abandonaram o mercado.

Vamos torcer para que venha coisa boa.

Abraço!

Ale Nagado disse...

Fala, Aniki! Bem lembradas essas outras músicas do Ichiro Mizuki com os Ultras. Eu também gostaria de ver o Isao Sasaki nesse show, ainda mais que ele gravou os temas de Ultraseven 99, incluindo a belíssima canção de encerramento "Seven no Ballad", escrita por ele mesmo e com melodia de Toru Fuyuki.

Novamente, repito, tomara que o Ultraman Day seja gravado e lançado em DVD/Blu-ray.

Abraço!

Eduardo disse...

Caramba, esse evento com certeza vai ser incrível. Do elenco, o único que eu conheço é o Ichiro Mizuki, que por sinal adoro as músicas dele.
Dá uma inveja enorme saber que os japoneses vão lançar uma série importante para a franquia como "O Regresso de Ultraman" em blu-ray. É impressionante a qualidade da imagem, para uma produção feita em 1971. Para ser ter uma ideia, até filmes da década de 20 ficam com uma qualidade incrível em blu-ray. Gostei muito da aparição do Jiro Dan hoje no vídeo. O Regresso de ultraman está na minha lista de tokusatsus para assistir. Uma pena que o blu-ray ainda não esteja consolidado no Brasil. Infelizmente, parece que querer edições de luxo de qualquer série (não só japonesa) em nosso país, devido aos elevados tributos, é pedir demais.
Na foto do elenco de Ultraman faltou o ator que fez o Arashi. Ele já morreu ou não foi chamado?

Ale Nagado disse...

Olá, Eduardo!

O ator Sandayu Dokumamushi está vivo, sim, e tem feito algumas aparições em eventos falando sobre seu trabalho em Ultraman e Ultraseven. Não sei o motivo de não terem chamado ele, talvez problemas com agenda.

Sobre os músicos que não conhece, sugiro que clique nos links da postagem para ver o trabalho musical de Takeshi Tsuruno e Toshihiko Takamizawa. Os dois são muito bons no que fazem e tem história com a franquia Ultra. Aí vai ter uma ideia melhor da qualidade que deverá ter esse show.

Abraço!