terça-feira, 8 de março de 2016

Quarenta e cinco verões

Eu, por volta de 1976...
Além de ser Dia Internacional da Mulher, 8 de março também é o dia em que vim ao mundo, há 45 anos. Ou seja, nasci em 1971, um ano em que estrearam séries importantes no Japão, como Kamen Rider, Spectreman e O Regresso de Ultraman. Falo de brincadeira que isso acabou determinando alguns gostos pessoais e parte da minha trajetória profissional. Que se tornou uma trajetória de vários aspectos. 

Fiz quadrinhos (comerciais e institucionais), cartuns, caricaturas em eventos, dei aulas de desenho, palestras sobre mangá, escrevi reportagens e artigos sobre cultura pop japonesa na lendária revista Herói, no portal Omelete, no UOL e em vários veículos de mídia profissional. Participei de muitos eventos de cultura pop e conheço muita gente da área, alguns dos quais ainda mantenho contato mesmo morando atualmente no interior de SP. 

Mas de dois anos pra cá, tenho também um trabalho fixo como funcionário público da área de segurança, sendo treinado em tiro e defesa pessoal. Trata-se de vigilância em uma universidade, então é mais tranquilo e normalmente sem grandes riscos, apesar de passar por muitos aborrecimentos. Como trabalho em turnos diferenciados por ser da área de segurança, consigo conciliar isso com trabalhos na área de desenho e redação, além de manter este blog. Tem horas que nem sei como dou conta. 

E tudo isso em meio a meus afazeres e deveres familiares, pois sou casado, tenho duas filhas lindas (e talentosas) e ainda criamos duas gatinhas bem divertidas. Em alguns aspectos, uma vida bastante normal e pacata, mas bem corrida. Manter um pé na área criativa e ainda lidar com coisas que gosto, tanto por hobby quanto como um trabalho paralelo, é o que me renova as energias. 

Então é isso. Daqui a 5 anos, completo 50. O que deve ser bem mais do que a metade do meu tempo por aqui, mas quem sabe o futuro? Só sei de uma coisa: sou muito grato a Deus por tudo o que vivi até aqui e tudo o que tenho. Família, amigos, saúde, profissões, experiências de vida... E vamos em frente!

Curiosidade: Aniversariantes famosos da cultura pop japonesa

Em um dia 8 de março, também nasceram:

Mitsuko Horie (1957), grande cantora de anime songs
Shuichi Shigeno (1958), autor do mangá Initial D
- Rika Kishida (1968), a heroína White Swan, de JETMAN. 
- Hiroshi Tsuburaya (1964 - 2001), o falecido astro de Shaider

Outros aniversariantes famosos: Hoje também é aniversário do americano Micky Dolenz (1945), bateria e vocal de uma de minhas bandas favoritas: The Monkees. Dentre os brasileiros, soube que também nasceram num 8 de março o humorista Tom Cavalcante (1962), a saudosa apresentadora Hebe Camargo (1929 - 2012) e a atriz Letícia Sabatela (1971). 

14 comentários:

Bruno Seidel disse...

Olha só!!! Confesso que estou surpreso em ver você abrir tanto sua vida pessoal aqui no blog. Devo acreditar que são as circunstâncias da data. hehehehehehe!

Também gosto de fazer esse tipo de comparação que voc fez com o ano de 1971.

Eu sou de 1985, ano marcado pelas estreias de Jaspion e Changeman no Japão. Por sinal, as duas séries que "abriram a porteira" para o Tokusatsu no Brasil nos anos 80.

Nasci em 5 de abril, no exato dia em que os Super Sentais completaram 10 anos de existência (Goranger estreou na TV japonesa em 5/4/1975).
Quem também comemora aniversário nessa data é o lendário mangaká Akira Toriyama, autor de Dragon Ball (um dos meus títulos favoritos).

Mas enfim... o aniversário não é meu, e sim seu! hehehehehe!

Desejo-lhe muito sucesso, saúde e felicidades. E tenho certeza de que você ainda está longe de completar a "primeira metade" da sua passagem pela Terra.

Você sabe da admiração que tenho por você desde que eu tinha 10 anos de idade e que és minha principal fonte de inspiração profissional. Sua influência como redator, ilustrador e formador de opinião têm um impacto decisivo nas minhas atitudes e maneira de ver o mundo.

Grande abraço, meu amigo! o/

Ale Nagado disse...

Fala, Bruno! Obrigado por toda essa consideração e importância dada a mim. Não sei se mereço, mas fico feliz por ser uma referência positiva em sua vida.

E realmente, até eu me surpreendi em ver o quanto eu escrevi sobre mim, mas acho que é porque 45 é um número significativo. Imagine quando for 50, ah ah. Não é muita coisa que revelei afinal, mas eu sempre fui e continuarei sendo extremamente reservado, tanto que nem tenho conta no Facebook.

E legal essas coincidências com seu aniversário. Acho que isso acaba nos influenciando de alguma forma que não entendemos ainda, ah ah.

Valeu mesmo!
Grande abraço!!

Rogério disse...

Feliz Aniversário Alexandre!!!!
Meus mais sinceros votos de felicidade, sucesso e tranquilidade para você e sua família.
Vida longa e próspera.

Ale Nagado disse...

Obrigado, Rogério. Tudo de bom pra você e sua família também.

Abraço!!

Stefano Barbosa disse...

Omedetou, Nagado-san! Felicidades!
Muito anos de vida !

Usys 222 disse...

Feliz Aniversário, Alexandre Nagado!

Sua contribuição para a divulgação da Cultura Pop Japonesa é inestimável! E não só isso, como também a sua atitude de luta pelo que acredita e de fazer o que é certo. Conciliar trabalho, família e ainda manter o Blog não é tarefa fácil.

E que venham pelo menos mais 55 anos!

DIOberto disse...

Minhas felicitações Ale!!!
(mesmo atrasado, rs,rs)
Vida longa, próspera e feliz! A você e família...
E, meus sinceros agradecimentos.
O motivo?
De ler a narrativa de como é atarefada sua vida, (eu sei que de quase todas as pessoas são), mas ter o prazer de ver que manteve o blog, e de nos traz periodicamente estes excelentes artigos!!!
Lembro que fiquei triste quando algum tempo atrás você quase deu fim ao Sushi POP, devido a limitada disponibilidade de tempo.
Assim, fica minha torcida que venham muitos e muitos anos de saúde para você, e muitos e muitos anos de postagens no Sushi POP.
Abraços,
DIO
(Ah! Torço que apareçam novos artigos da Yamato/Patrulha Estelar...)

Adelmo Veloso disse...

Feliz aniversário, Mestre Nagado!

Posso dizer que fui seu aluno, já que comprei algumas revistas nas quais você era o instrutor. Meus parabéns pela data festiva e por todos esses anos de trabalho.

Estou começando a entender essa onda de correria agora que tenho um filho de seis meses, além de também ter que dar atenção à esposa quando chego do trabalho (sou militar) - também não sei como dou conta de tanta coisa! Escrevo em um Blog, tenho duas páginas no Facebook e iniciei a carreira de escritor ano passado, lançando meu primeiro livro - com traços no estilo mangá.

Espero que você viva muitos anos e continue trazendo essas notícias bacanas pra gente! Admiro seu trabalho! Deus te abençoe grandemente. Abração.

Ale Nagado disse...

Stefano, muito obrigado pela consideração!

Abraço!

Ale Nagado disse...

Fala, Usys!

Agradeço pelo reconhecimento, espero continuar fazendo por merecer! Essas palavras me fazem crer que vale a pena fazer o que é certo e tentar conciliar deveres com sonhos.

Grande abraço!

Ale Nagado disse...

DIOberto, obrigado pela força!

Sinceramente falando, não sei bem quanto tempo terei pique para manter o blog com atualizações frequentes. Isso me custa tempo de descanso e tem horas em que isso faz falta. Além disso, estou começando a desenvolver uns projetos autorais de HQ com colegas e meu lado autor de quadrinhos sem dúvida tem sido negligenciado ao londo dos anos.

Mas esse blog também é uma baita motivação para continuar escrevendo e me mantendo antenado em assuntos que sempre gostei. Por isso, vou fazendo o que posso.

Abraço!

Basara Nekki disse...

Feliz Aniversário Nagado!!! (atrasado, desculpa aí)

Parabéns e muitas felicidades pra você, não apenas nesta data mas sempre!!!

Ale Nagado disse...

Basara Nekki, obrigado mesmo, de coração.

Não faz mal o atraso, eu mesmo não ligo muito pra datas e vivo esquecendo aniversários de amigos e parentes. Eu nem ia escrever nada sobre o meu aniversário (parecia uma ideia sem nexo), mas 45 é uma marca importante e senti a necessidade de compartilhar alguma coisa bem pessoal com os leitores.

Abraço!

Ale Nagado disse...

Adelmo Veloso, obrigado!

Que bom que leu material didático que fiz e isso lhe ajudou em algo. E é o que digo para todo mundo que foi meu aluno: Se tiver alguma dúvida, pergunte, mande e-mail, entre em contato. Uma vez professor, sempre professor e fico muito feliz sempre que um ex-aluno entra em contato comigo, que seja só pra dizer que está tudo bem.

Então, você é pai recente. Meus parabéns! Ser pai é uma das melhores coisas da vida. E militar ainda por cima. Tive uma amostra de treinamento militar por um mês quando me preparei para ser vigilante. Todos meus professores eram ex-militares, incluindo um israelense que veio da Faixa de Gaza. Então, respeito os que servem às forças armadas.

Eu conhecia você dos comentários nos blogs do Usys. Depois me manda seus links por email, quero conhecer seu trabalho.

Grande abraço!