terça-feira, 29 de setembro de 2015

On The Rocks - O vídeo oficial e um papo com Ricardo Cruz

On The Rocks, a homenagem
do cantor brasileiro Ricardo Cruz
aos heróis de sua infância
Foi uma longa espera. A música On The Rocks, que encabeça o CD formato EP de mesmo nome, foi lançada em 2014 como uma impactante homenagem aos super-heróis japoneses, em especial os que brilharam na época da antiga TV Manchete, a "Geração Jaspion". Com sua sonoridade vibrante, a intenção do integrante brasileiro da banda JAM Project foi, desde o começo, gravar um clipe que evocasse a imagem de força e coragem dos heróis de sua infância. 

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Bate-papo: Lembranças do Top TV - Especial Ultraman

Fabíola Villanova apresentava o Top TV,
classico da TV Record em 1993
Saudações.

Há muitos anos atrás, havia na Rede Record um programa chamado Top TV, que fazia reportagens sobre seriados e desenhos clássicos. Me lembro que no programa que falava sobre as séries Ultra, o seu nome apareceu nos créditos como consultor.

Como foi isso? Como eles o contataram? Sei que desta vez você não foi bater na porta da Rede Record para isso... certo? E tem alguma história curiosa/engraçada sobre esse evento?

Usys 222

Fala, Usys! Estou escrevendo minhas memórias com este blog, ah ah. Confesso que minhas lembranças da época são meio esparsas. Eu nem lembro o ano, tive que pesquisar, só pra você ter uma ideia. 

Em 1993, eu já tinha algum nome entre o público por causa dos meus quadrinhos e havia publicado uns poucos textos na revista SET (Ed. Azul). Foi muito antes da revista Herói e o Top TV era o único programa que falava de quadrinhos, seriados, ficção científica, cinema de aventura e afins. Daí, um dos redatores, não lembro se o Richard Kyaw ou o Pedro Henrique Peixoto, me ligou. 

Eles haviam descoberto meu nome por causa de matérias publicadas na revista SET (Ed. Azul), incluindo minha matéria de estreia, sobre o Ultraman Great, para a SET - Terror e Ficção em 1992. Eu já assistia ao Top TV quase todo domingo, inclusive gostava também do seriado americano Parker Lewis, que passava antes e era igualmente divertido. 


quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Codename Sailor V

Sailor V #1 (Ed. JBC):
Uma super-heroína em aventuras
cheias de humor e romance
Sailor Moon foi um dos maiores sucessos da animação japonesa na década de 1990. Sua série de TV de 200 episódios divididos em 5 fases (mais alguns especiais) foi toda exibida no Brasil, apesar de ter sido em canais diferentes. Mesmo sendo uma série protagonizada por meninas e voltada para meninas, tanto no Japão quanto no Brasil conseguiu capturar uma boa audiência masculina, com sua mistura de aventura estilo super-heróis, romance e muito humor. 

A proeza foi conseguida graças ao excelente trabalho de uma inspirada equipe da Toei Animation, que trabalhou em cima da criação da autora Naoko Takeuchi e deu uma identidade própria à série, com muito mais humor e drama, especialmente na primeira temporada. Porém, todo esse potencial tão bem captado no animê teve, assim como o mangá de Sailor Moon, uma origem em comum. Os conceitos básicos foram apresentados na série de mangá Codename wa Sailor V (ou "O Codinome é Sailor V"), que estreou no Japão em agosto de 1991 na revista mensal RunRun (Ed. Kodansha), voltada para meninas. 

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Bate-papo: A cultura pop e a intelectualidade

Cosplayer do personagem
Kakashi, de Naruto.
A cultura pop é respeitada
nos meios intelectuais?
Você acha que a Cultura POP já conquistou o respeito dos círculos mais intelectuais da sociedade ou ainda é vista como superficial e juvenil?
- Rogério Prado Mendonça

Olá! Eis uma questão bastante interessante e complexa. Eu não pertenço ao meio acadêmico, mas não sou estranho a ele. Já dei muitas palestras em faculdades, já fiz parte de banca examinadora de um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) e li muitos livros que nasceram a partir de trabalhos acadêmicos. Então, darei meus pitacos. 

Não existe uma única resposta possível, até porque a cultura pop engloba muita coisa e o entretenimento e lucratividade ditam as regras para as empresas envolvidas. Mas existe material com profundidade e autores que trazem temas instigantes e com inteligência, levando o entretenimento a outro nível e é sobre o reconhecimento disso que certamente quer falar. 

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

The Ultraman - Um eletrizante curta em animê

Os Irmãos Ultra clássicos!
O Japan Anima(tor)´s Exhibition é um projeto de curta-metragens criado em 2014 pelo renomado diretor Hideaki Anno (de Evangelion) e seu Studio Khara junto com a empresa Dwango

As produções são exibidas através de um site oficial e toda sexta-feira tem um título diferente. Animações tradicionais, técnicas experimentais, homenagens, produções inéditas ou adaptações são mostradas. Qualquer ideia tem espaço no projeto, que tem conquistado novos fãs a cada semana por sua qualidade e diversidade de temas, estilos e técnicas. 

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Tokyo Ghoul

Horror e suspense em uma
narrativa emocionante
Ghouls são demônios mitológicos árabes temidos por serem devoradores de pessoas. Uma variação dessas criaturas vive oculta na sociedade japonesa, especificamente em Tokyo, onde macabros ataques deixam com medo as pessoas que circulam à noite pelas ruas. 

Uma onda de assassinatos onde as vítimas são desmembradas e parcialmente devoradas é atribuída aos ghouls, que se alimentam de carne humana e fazem suas caçadas noturnas tanto para se alimentar como, em alguns casos, para se divertir.