terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Seleção musical: J-pop de Natal

C-ute: Garotas sonhando com um namorado.
Eis uma dos grandes jogadas
comerciais do Natal japonês.
Curta uma seleção de músicas de Natal com grandes nomes do J-pop de diferentes épocas e estilos. Tem Momoiro Clover Z, Exile, C-ute, CHEMISTRY e mais!


No Japão, o Natal é, perante a maior parte da mídia, um equivalente ao Dia dos Namorados. É uma época considerada romântica e a mídia fica repleta imagens de garotas com roupas inspiradas no Papai Noel, mas com apelo suavemente sedutor. Se você não sabia dessa peculiaridade, recomendo a leitura do post Como os japoneses veem o Natal

Parte disso veio do sucesso e imensa repercussão de uma antiga campanha publicitária que usou a belíssima canção Christmas Eve, de Tatsuro Yamashita, que é uma canção romântica. 

Além disso, também há muitos japoneses que buscam o sentido mais universal do Natal, de unir a família. E também há os que entendem o significado religioso da data, pois o catolicismo é a terceira religião mais presente no Japão, ainda que distante do budismo e xintoísmo. Mas deixemos esses detalhes de lado, o objetivo aqui é mostrar a presença do Natal na cultura pop japonesa, através da música. 

Confira agora uma seleção de boas músicas de Natal na interpretação de artistas japoneses. E se quiser indicar outras músicas, poste na seção de comentários.

サンタさん
"Santa san" (ou "Senhor Papai Noel")
Momoiro Clover Z - Banda idol das mais populares, já gravaram até com os roqueiros americanos do KISS. Aqui, mais um de seus hits-chiclete, que embalam suas coreografias alucinadas. A canção pega trechos de músicas tradicionais de Natal, acrescenta uma batida dançante, os vocais agudos e aquela molecagem divertida (e ensaiada) que faz a alegria dos fãs. Essas saltitantes idols já gravaram temas para Pokémon, Sailor Moon Crystal e o longa Dragon Ball Z - A ressurreição de F.


 

**********************
クリスマスキャロルの頃には
"Christmas Carol no koro ni wa" (ou "Quando toca a canção de Natal")
Junichi Inagaki e Kohmi Hirose (2009) - Cantores veteranos, com interpretações impecáveis. Kohmi Hirose é uma artista madura, ainda muito bonita e dona de uma das melhores vozes de sua geração. O astro Junichi Inagaki (que também é baterista), lançou a versão original em 1992 e esta é minha música favorita desta seleção. 



**********************
"Last Christmas"
Exile (2008) - Boys band com 19 integrantes, tem um trabalho vocal forte e consistente, que já vendeu mais de 23 milhões de CDs, entre singles e álbuns. A música é a versão em japonês de um sucesso de 1984 da dupla inglesa Wham!, formada por George Michael e Andrew Ridgeley

 


**********************

会いたいロンリークリスマス

"Aitai Lonely Christmas" (ou "Quero encontrar - Natal solitário")
℃-ute (2010) - Grupo idol bastante popular, o ℃-ute (*) está na área desde 2007 e é produzido pelo cantor e compositor Tsunku.
(* Leia como a palavra inglesa "Cute", apesar da grafia exótica.)




**********************
世界にMerry X'mas 
"Sekai ni Merry X´mas" (ou "Natal no Mundo")
Chage and Aska (2007) 
- Imponente registro ao vivo de um sucesso de 1992 da dupla, que encerrou atividades conjuntas em meio a um escândalo envolvendo Aska com drogas. Chage segue em carreira solo. A dupla vendeu mais de 31 milhões de gravações e foram os primeiros asiáticos a gravar um MTV Unplugged, feito conseguido em Londres (1996). Gravaram tema do live-action de Street Fighter em 1994 e tiveram clipe em animê da canção "On your mark" dirigido por Hayao Miyazaki em 95. 


********************** 

クリスマス・プレゼント

"Christmas present"
AKB48 (2009) - A quase onipresente banda idol, com uma de suas primeiras músicas de Natal. Apesar de contar com dezenas de integrantes, esta canção é interpretada por somente três delas. E ficou muito bom, provando o real talento de algumas idols. Já venderam mais de 36 milhões de gravações, amparadas por extensas, agressivas e variadas campanhas de marketing. Antes de serem artistas, são funcionárias do poderoso midas pop, o empresário e letrista Yasushi Akimoto, que controla suas vidas com mão de ferro.



 

********************** 
クリスマス・イブ
"Christmas Eve"

CHEMISTRY (2014) - A mais icônica canção japonesa de Natal, na interpretação fantástica da dupla CHEMISTRY. Ativos entre 2001 e 2012, tiveram vários sucessos comerciais e gravaram canções para os animês Mobile Suit Gundam e Fullmetal Alchemist: Brotherhood.

[Nota: Quando se fala atualmente em quantidade de gravações, as listagens oficiais combinam vendas de singles e álbuns no formato vinil (especialmente para os artistas mais antigos), CD e digital, seja da música inteira ou até para toques de celular.]

5 comentários:

Bruno Seidel disse...

Realmente, a forma como os japoneses encaram o Natal é mesmo BEM diferente da versão ocidental. O que mais me chamou atenção nos vídeos musicais desse post é que quase todos eles têm uma pegada mais romântica e séria, que em nada lembra os famosos clichês alegres que me vêm à cabeça quando lembro do Natal. Lógico que temos exceções, como o clipe das idols do Momoiro Clover Z (não simpatizo muito com esse gênero musical, mas esse pseudo-medley até que me agradou). Dizem que existem dois tipos de pessoas: as que ficam felizes no Natal e as que ficam deprimidas nessa época do ano. Eu, felizmente, pertenço ao primeiro caso. Adoro essa época de final de ano, de festas em família, de férias, de presentear e ser presentado, de verão (pelo menos aqui no nosso Hemisfério Sul), de comidas deliciosas, de fraternidade sincera... Por esse motivo, tenho muita dificuldade em ver o Natal como algo mais melancólico ou até romântico. Questão de relativismo cultural, claro! Natal pra mim é alegria! =D

Ale Nagado disse...

Fala, Bruno. No meu caso, demorou um pouco até "cair a ficha" e fazer essa associação de Natal com namorados. Mas era algo que aparecia em mangás, animês, em músicas... Fui entender melhor depois que li sobre a repercussão da campanha publicitária da JR com a música Xmas Eve, do Tatsuro Yamashita.

Eu sou católico e as representações mais explícitas do "Natal japonês" me chocaram um pouco no começo. Vi um clipe de música de Natal (não lembro a cantora) que mostrava um casal na cama, exaustos depois de comemorar a noite de Natal. O Natal como tema de músicas de "dor de cotovelo" e solidão também causam estranheza ao mundo ocidental, mas são diferenças culturais sobre as quais não cabe julgamento.

E essa visão rendeu algumas canções memoráveis e outras de grande sucesso e repercussão no Japão, por isso o meu post. (se bem que incluí Momoiro Clover Z mais por obrigação, devido ao sucesso das meninas)

Abraço!!

Gabriel Silva disse...

Para ser bem sincero, não vejo nenhuma diferença entre aquilo que você classificou como "Natal japonês" e a forma como a maioria de nós, ocidentais, comemora essa data nos dias de hoje. Mesmo aqueles que se dizem cristãos, em sua maioria, enxergam o Natal como uma data comercial qualquer, ou, mais precisamente, como um dia propício para se encher a cara, comprar coisas, trepar e jogar conversa fora, assim como todo feriado. Então, que me perdoem os japoneses, mas a verdade é que o nosso Natal consegue ser muito mais "japonês" que o deles. :)

E com relação à playlist que você fez, achei que ficou bem interessante apesar da chuva de idols que, pelo visto, não dão sossego nem nessa época do ano. Agora, o que eu queria saber mesmo é se no Japão existe alguma canção que fale sobre o Natal da maneira que os católicos o vêem, já que, como você mesmo disse, existe um número considerável de católicos vivendo por lá. Saberia informar, Nagado?

Ale Nagado disse...

Fala, Gabriel!

Hum, você tem razão ao dizer que tanto aqui quanto lá a data se tornou meramente comercial. Porém, devo insistir que a grande diferença cultural é a associação midiática do Natal com romance. No ocidente, as campanhas de Natal visam a família e as crianças, os casais não ficam tão evidentes. No Japão, o foco no romance é muito maior. Não por acaso, motéis ficam lotados na véspera de Natal. É diferente, basta pesquisar as campanhas publicitárias lá.

Com relação às músicas de fundo religioso, não saberia dizer. A "Sekai ni Merry Xmas" de Chage and Aska não fala de aspectos religiosos, mas traz mensagens de paz e esperança ligados ao Natal. E canções famosas de Natal já foram regravadas no Japão, como a tradicional "White Christmas", com versões de Tatsuro Yamashita e Chage and Aska ou "Happy Xmas (war is over)", do John Lennon, pelo extinto grupo ´Rin.

Música religiosa mesmo, teria que pesquisar, mas de cara lembro da "Amazing grace" (a popular "Segura na mão de Deus"), que tem versão cantada no dialeto de Okinawa pela Rimi Natsukawa (e já postada aqui no Sushi POP). Talvez se aparecerem sacerdotes cantores pop por lá, o cenário mude. Ou não, vai saber.

Abraços!

Usys 222 disse...

Uma boa seleção, com os temas mais conhecidos dos japoneses. Gostei da música das ℃-ute. Tem um ritmo bem animado e tem até um quê de nostálgico. Anos 1990, talvez? Delas conhecia a "Kiss me 愛してる", mas essa eu curti também. Ah, eu ouvi sem ver o vídeo.

O Japão realmente tem jeitos diferentes de comemorar algumas datas. Outro exemplo seria o Dia dos Namorados (St. Valentine), envolvendo chocolates.

O Hyadain (Kenichi Maeyamada) tem uma música bem escrachada sobre como os japoneses vêem essa data: "クリスマス?なにそれ?美味しいの?" (CHRISTMAS? Nani sore? Oishiino?, algo como "Natal? O que é isso? É de comer?"). Ainda não tem uma versão legendada, mas a frase "Single Hell" já diz qual é a tônica da música. Tem no canal dele no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=b2d7UhK5SAE

E existe uma canção chamada "Kamen Rider Christmas". O mais incrível é que é do primeiro Kamen Rider e não dos chamados Heisei Riders. A melodia é bem natalina, mas a letra não tem nada a ver com a data.

Uma canção religiosa adaptada para o japonês que eu conheço seria いつくしみ深き (Itsukushimi Bukaki, "Com profundo Amor"), que aqui seria o "Em Jesus amigo temos". Tem uma versão cantada pela Ryouko Moriyama.