RECADO AOS VISITANTES:

Olá! O blog ainda está de férias, mas já estou trabalhando em novas postagens. O Sushi POP voltará a ser atualizado no dia 1 de agosto (terça), no período da tarde.

O que vem por aí:
- Ultraman Geed, Novo Lobo Solitário, Katokutai, Pinóquio de Osamu Tezuka, Danger 3, resultado da convocação para trabalhos acadêmicos e mais!

Esteja aqui para conferir. Até breve!

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Recado aos leitores: Almanaque da Cultura Pop Japonesa ganha nova edição!


O Almanaque da Cultura Pop Japonesa é uma coletânea de matérias escritas por mim para a revista Herói, o portal Omelete e vários outros veículos de comunicação. O livro foi lançado em 2007 pela editora Via Lettera e chegou a ser indicado ao HQ Mix 2008 como Melhor Obra Teórica. Em 2010, passou por uma revisão geral, mas não chegou a ser reimpresso. Até agora. 

Em julho deste ano, coloquei pra vender uma versão PDF do Almanaque, como uma 2a edição, ainda que em formato digital. Porém, esse lançamento durou pouco. Poucas semanas depois, fui contatado por uma editora interessada em reimprimir o Almanaque. A indicação foi do meu bom amigo Tiburcio, da webcomic Meu Monarca Favorito. A empresa é a Editora Kimera, sediada em Niterói, RJ.

Samurai X - A série clássica
de Kenshin é destaque
no capítulo sobre animê
No início, relutei em concordar, mas fui convencido pelo editor Vanderlei Sadrak, que demonstrou interesse em bancar uma nova tiragem e topou fazer modificações visuais e acréscimos à obra. Encerrado o contrato com a Via Lettera, combinei várias alterações com a Kimera

Alguns textos da coletânea foram substituídos a meu pedido. Especificamente, as matérias sobre J-pop e a revista Shonen Jump foram trocadas por outras, escritas depois das que foram originalmente usadas. 

Além disso, pude incluir matérias antigas sobre Cybercop e Lion Man, além do único texto que escrevi sobre Os Cavaleiros do Zodíaco. No caso, é a resenha do filme Prólogo do Céu, escrita na época em que colaborei com o site Omelete. E ainda pude incluir o texto que fiz neste ano sobre o Ultraman X, para o portal UOL.

Além desses textos que foram acrescentados, escrevi novos comentários ao final de vários artigos. Essas "notas do autor" atualizam muitos assuntos e oferecem informações contextualizadas, citando fatos que não existiam na época em que as matérias foram escritas. Com isso, as matérias ganharam um toque de atualidade. 


Os heróis Ultra têm grande destaque nas páginas do
Almanaque da Cultura Pop Japonesa.
Finalmente, foi decidido que o Almanaque terá capa dura e uma nova arte está sendo providenciada. Em breve, postarei a nova capa e um press release sobre o lançamento. 

Atualização (02/12): A nova edição, revista e ampliada do Almanaque da Cultura Pop Japonesa deve ser lançada no primeiro semestre de 2016. Fique de olho aqui no Sushi POP, pois é onde será primeiro divulgado. 

4 comentários:

Tokufriends-Guyferd disse...

Já estou no aguardo para divulgar! Mas é uma pena que não tenha sido lançado já, Nagado. De repente você viria para a Feira do Livro de Porto Alegre e eu ia lá te incomodar por um autógrafo :D

Usys 222 disse...

Essa é uma ótima notícia!

Acabei perdendo o lançamento da primeira versão e consegui recentemente a versão digital. Mas queria ter um em mídia física e isso veio bem a calhar.

Fico no aguardo da notícia do lançamento!

Ale Nagado disse...

Fala, Mr. Guyferd!

A distribuição física será limitada, com vendas através da internet. Uma hora dá certo de conhecer Porto Alegre. :-)

E aí, Usys!

Cá entre nós, não tem comparação ter um livro impresso. E esse está sendo feito pensando nos colecionadores exigentes, com capa dura e um novo projeto gráfico. Aguarde, que está ficando legal.

Abraços!!

Reinaldo Cardoso de Almeida disse...

Boa tarde..Alexandre Nagado!
Com ctz otima noticia! A versão em PDF eu pude ter e achei otimo...é uma referência!
Estarei aguardando o livro...