terça-feira, 13 de outubro de 2015

Ataque dos Titãs - Antes da Queda

Antes da Queda: A história de um
"Filho de Titã"
A grandiosa e violenta saga Ataque dos Titãs começou em 2009 e se tornou um dos maiores sucessos recentes do mangá. Seus volumes venderam milhões de cópias, virou animê, ganhou dois filmes em live-action e já foi tema de exposição no Japão. No ocidente, ganhou crossover com heróis da Marvel Comics e foi recentemente anunciada uma coletânea de autores ocidentais com histórias curtas envolvendo os gigantes comedores de gente. E de tão popular, já foi alvo de um debate sobre sua suposta apologia ao militarismo japonês. 




Tanta repercussão não é desmerecida. Com zumbis canibais tão em moda na cultura pop, o autor Hajime Isayama levou o terror a outro patamar, apresentando gigantes humanóides disformes de origem desconhecida que surgem do nada para dizimar a população da Terra devorando cada homem, mulher e criança que encontra. 

Encurralados, os últimos seres humanos se refugiam em um complexo de muralhas e fortificações construídos para barrar o avanço dos titãs. Esse é o ponto de partida para se conhecer o mundo de Ataque dos Titãs, que se expande mais com esse novo mangá que chega pelo selo Planet Mangá, da Editora Panini

A gentil Sharle descobre
o horror dos titãs, os
exterminadores de pessoas
Ataque dos Titãs - Antes da Queda ("Shingeki no Kyojin - Before the Fall") narra eventos acontecidos 70 anos antes da série original, sendo uma HQ derivada, não de origem. A história mostra um trágico incidente que começa quando uma seita de adoradores dos titãs consegue abrir os portões de uma das muralhas e são devorados por um deles. Entre as vítimas enlouquecidas está Elena, uma grávida que ficara viúva de um oficial militar. Os titãs não comem os humanos para se alimentar, regurgitando os cadáveres e restos depois. 

Quando soldados chegam para recolher a pilha de corpos deixada, encontram o corpo de Elena, que se rompe liberando o bebê em seu ventre. Milagrosamente vivo, o bebê é apelidado de "Filho de Titã" por ter nascido dos excrementos de um. Criado numa masmorra, o garoto, chamado de Kuklo, é comprado por um ardiloso comerciante chamado Dario Inocêncio. Ele o entrega para ser torturado por seu filho Xavi, que ele sonha em transformar em um grande comandante militar. A filha de Dario, Sharle, acaba encontrando Kuklo e tem compaixão dele, dando-lhe comida e se dispondo a ensinar-lhe muitas coisas. 

O destino dos dois jovens se liga profundamente quando Kuklo sente que conseguirá romper as correntes que o prendem no dia em que Sharle conta que seu pai já lhe arranjou um casamento de interesses. Ao saber dos destinos que os aguardam Kuklo toma uma decisão importante. 

A trama foi publicada originalmente em 2011 na forma de uma light novel, literalmente "romance leve", um conceito de livro juvenil repleto de ilustrações em estilo mangá. A obra foi escrita por Ryô Suzukaze, com ilustrações de THORES Shibamoto. Depois, o título Before The Fall inspirou uma série mensal em mangá na revista Shonen Sirius (Ed. Kodansha), voltada para adolescentes. 


Shingeki no Kyojin - Before the fall
Capa da light novel que
deu origem ao mangá.
Os personagens são bem definidos e sem nuances entre o bem e o mal, mas com intensidade em seus propósitos e força na construção psicológica. A arte de Satoshi Ishii, que manteve o design das ilustrações do romance, é suave e elegante quando precisa e repugnante e suja quando o roteiro exige. A narrativa - tanto visual quanto textual - é precisa, evocando a mesma tensão e terror presentes no mangá original.

Ataque dos Titãs - Antes da Queda, como obra derivada, só pode ser apreciada por quem conhece, ao menos um pouco, a história original. Esse lançamento é o segundo spin-off de Ataque dos Titãs a ser lançado no Brasil, sendo que o primeiro foi Ataque dos Titãs - Sem Arrependimentos, lançado no semestre passado. Esse primeiro volume de Antes da Queda apresenta no final uma história curta criada como prólogo para a aventura. Tensa e 

Com uma estratégia de tratar sua série de quadrinhos como uma franquia global e desdobrando o trabalho com outros autores em títulos variados, Hajime Isayama segue um caminho incomum no Japão, mas muito trilhado nos EUA. Com essa visão de mercado, seus titãs devoradores de gente estão, cada vez mais, espalhando sua sombra ameaçadora sobre o mundo.

Ataque dos Titãs - Antes da Queda

Autor do romance original: Ryo Suzukaze
(Baseado na criação de Hajime Isayama)
Roteiro e Arte: Satoshi Ishii
Design de personagens: THORES Shibamoto

Editora: Panini Comics [Planet Manga]
Formato: 13,7 cm x 20 cm, com média de 180 páginas por edição
Total de volumes: em andamento (6 volumes já publicados)
Lançamento: agosto de 2015 (Distribuição nacional)

Periodicidade: bimestral
Preço de capa: R$ 12,90
- Classificação indicativa: Para maiores de 16 anos.

2 comentários:

Bruno Seidel disse...

Olha só que bacana!! Eu não cheguei a acompanhar o mangá do Shingeki no Kyojin, apenas vi o anime. Vejo muitas semelhanças com o seriado "The Walking Dead". Até costumo dizer, em tom de brincadeira, que o Ataque dos Titãs é como TWD, só que, ao invés de zumbis, temos "gigantes". E agora vejo nesse "spin off" aí outra grande semelhança com o seriado dos zumbis, que recentemente lançou a série derivada "Fear of Walking Dead", que se passa nos primórdios do "apocalipse zumbi". Acho legal esse lance de spin offs porque mantém coerente o enredo da obra, enche os bolsos dos autores e ainda preserva a história original.

Ale Nagado disse...

Fala, Bruno. Essa mentalidade de franchise é o que está impulsionando Ataque dos Titãs mundo afora. Talvez haja um desgaste com isso, mas o autor e a editora estão apostando alto nos planos de conquistar o ocidente. Nisso já há um diferencial enorme em relação a muitos autores e editores japoneses que dificultam o contato com o ocidente, preferindo produzir somente para o mercado local.

Abraço!