terça-feira, 7 de julho de 2015

Google homenageia o diretor japonês Eiji Tsuburaya

Com um divertido Doodle, o Google presta homenagem a um dos mais influentes diretores japoneses, Eiji Tsuburaya, na data de seu 114º aniversário.

Google homenageia o lendário diretor
de efeitos especiais Eiji Tsuburaya

Em 7 de julho de 1901, nascia no Japão o diretor de efeitos especiais Eiji Tsuburaya, famoso por seu trabalho no clássico Godzilla (1954) para a Toho Films e o maior responsável pela criação de Ultraman (1966) e Ultraseven (1967), através de seu estúdio Tsuburaya Pro


Ele faleceu em 1970, sem ter visto a expansão de seu universo de personagens, mas deixou para trás um legado de muitos filmes, vários deles clássicos elogiados por sua excelente produção. Se você associa filmes japoneses a efeitos especiais ridículos, é porque tem em mente a produção de séries infantis para TV. O universo do tokusatsu - os efeitos especiais japoneses - é bem mais amplo do que essa imagem cômica  e Tsuburaya era exigente com cuidados de produção em sua fase cinematográfica. Na TV, buscava soluções baratas e funcionais, estabelecendo padrões seguidos por décadas a fio - e muitas vezes sem o mesmo brilho. 
Eiji Tsuburaya conduz o internauta a
fazer um divertido filme de monstros
E hoje, comemorando os 114 anos de seu nascimento, o Google surpreendeu todo mundo com um de seus famosos Doodles. Aparece um herói "estilo Ultraman", com uma vinheta que lembra a abertura do primeiro Ultraman e em seguida o próprio Tsuburaya aparece, convidando o internauta a "fazer um filme" através de um joguinho engraçado que satiriza os cacoetes mais conhecidos dos filmes de monstros japoneses de baixo orçamento. 

Para o grande público, o nome de Tsuburaya é totalmente desconhecido, mas não suas obras. É extremamente significativo que o Google tenha feito essa homenagem.

Os Doodles só ficam no ar por um dia. Então, se ainda não jogou e dá tempo, corre lá!
www.google.com

Se você perdeu, pode acessar o Doodle no acervo do Google clicando aqui.
(Dica do Usys222)

E se quiser ler (ou reler) uma pequena biografia do mestre dos efeitos especiais japoneses, confira a matéria publicada aqui no Sushi POP:

Eiji Tsuburaya - O mestre do tokusatsu

Tsuburaya com o elenco de Ultraseven. Ele foi
uma especie de diretor de criação e deixou
sua marca na série, que contava com mais recursos
que o antecessor Ultraman. 

4 comentários:

Usys 222 disse...

Esse eu vi ontem à noite e foi uma tremenda surpresa! Tinha pensado em por que colocaram o próprio Eiji Tsuburaya no jogo, fui pesquisar e descobri a razão.

Ah, quem perdeu ou não teve tempo para conseguir fazer o filme direito pode procurar no Arquivo de Doodles:

http://www.google.com/doodles/eiji-tsuburayas-114th-birthday

Tem até uma matéria (bem básica, em inglês) sobre o Grande Mago dos Efeitos Especiais do Japão.

Tentei e vi que ia levar uma tremenda bronca do velho Eiji... e ia ser demitido no ato!

Ale Nagado disse...

Fala, Usys!

Eu achei sensacional terem escolhido o Eiji Tsuburaya pra homenagear, pois hoje também é aniversário do Ringo Starr, dos Beatles. Acho que preferiram o Tsuburaya porque o Ringo já é famoso mundialmente.

E eu joguei umas 4 vezes. A bendita máscara do monstro eu só acertei na última, ah ah.

Valeu pela dica do arquivo de Doodles, vai ser bem útil. E olha só: hoje o post com a biografia do Eiji Tsuburaya, que é antigo, pulou para o primeiro lugar entre os posts mais vistos dos últimos 30 dias. Fiquei bem contente com isso.

Abraço!

Stefano disse...

sobre o tokusatsu e supersentai...
as vezes havia temas paralelos nas tramas que eram bem interessantes.

Bruno Seidel disse...

Achei sensacional essa homenagem!!! Conseguiram captar bem a essência das séries clássicas, sem ofender e nem banalizar a imagem das séries de super-heróis e filmes de monstros japoneses. Confesso que joguei vááááárias vezes esse joguinho, que é bem simples, fácil e divertido. A "2ª fase", da máscara do monstro, foi a que eu achei mais difícil também. Errei várias vezes! E que legal mesmo ver o Eiji Tsuburaya ganhando essa projeção a nível mundial, mesmo 45 anos depois de sua morte. Certamente seu nome, seu trabalho e seu legado passará a ficar mais conhecido a partir de agora. Várias pessoas já vieram me procurar hoje pra falar sobre esse Doodle. ^^