terça-feira, 9 de junho de 2015

Enigma - Mistério e suspense em mangá

Jovens com superpoderes
em um desafio mortal
Sumio Haiba é um estudante colegial com um dom especial. Ele é capaz de prever o futuro ao entrar em um tipo de transe onde adormece e sua mão se movimenta de maneira autônoma, fazendo anotações e rabiscos com visões de um futuro provável em um caderno. Sumio vive apenas com sua jovem mãe, uma hostess cheia de mistérios e segredos desde que seu pai desapareceu anos atrás em circunstâncias misteriosas. Logo, o mesmo destino acomete sua mãe e ela desaparece, deixando apenas uma mancha num elevador. 


O jovem paranormal se vê ele próprio sequestrado e jogado dentro de um colégio junto com outros seis jovens colegiais. A eles é anunciado que estão dentro de um jogo moral coordenado por um misterioso ser que se autodenomina Enigma. Eles têm 72 horas para escapar de seu confinamento usando sete senhas espalhadas pelo prédio, enquanto são caçados por um ser denominado Shadow e que aparentemente foi também o responsável pelo desaparecimento da mãe de Sumio. 

Cada um dos jovens selecionados possui um dom especial e todos terão que aprender a trabalhar em grupo se quiserem escapar. Os vencedores também terão seus maiores desejos atendidos. 

A estreia de Enigma na
famosa revista Shonen Jump (2010)
O impulsivo - e ávido por viver um romance - Sumio logo se aproxima da bela Hiina Kyoujin, cujo poder misterioso é controlar uma pequena mão invisível que ela projeta além de seu corpo. Outro que revela seu poder no início do desafio é Moto Hasekura, que pode desaparecer ou fazer praticamente qualquer coisa ficar invisível por um curto período de tempo. Os demais vão mostrando criativas habilidades especiais durante o desenrolar do desafio. Em um grupo bastante heterogêneo quanto à suas personalidades, o elemento visualmente bizarro é Aru Mizusawa, que está preso em uma fantasia de boneco mascote da polícia que estava usando no trabalho quando foi sequestrado. 

O mangá foi publicado entre 2010 e 2011 na revista semanal Shonen Jump (Ed. Shueisha), a mais influente revista de quadrinhos de seu país. Entretanto, a série ficou abaixo das expectativas e acabou sendo cancelada precocemente, através do sistema de votação semanal de séries favoritas. Mesmo assim, conseguiu chegar a 55 episódios semanais (pouco mais de um ano de publicação), gerando sete volumes encadernados. 

O belo desenho de Kenji Sakaki e sua boa técnica narrativa, ajudam a manter o pique, com uma trama interessante e movimentada. Se fosse numa revista menor, com menos pressão por popularidade, poderia ter sido um verdadeiro sucesso. E, do ponto de vista do leitor, às vezes uma trama fechada em poucos volumes pode render uma leitura mais satisfatória do que longas sagas muitas vezes recheadas de prolongamentos que em nada acrescentam ao desenrolar da trama. Por isso, Enigma merece uma chance. 

Enigma
Autor: Kenji Sakaki
Editora: JBC
Formato: 13,5 cm x 20,5 cm, com 200 páginas
Total: 7 volumes
Lançamento: Abril de 2015 (Distribuição nacional)
Preço de capa: R$ 13,90

Nenhum comentário: