quinta-feira, 21 de maio de 2015

JAM Project - 15 anos

Da esq. p/ dir.: Masaaki Endo, Masami Okui,
Hironobu Kageyama, Hiroshi Kitadani e Yoshiki Fukuyama
Lançado oficialmente em 2000, o conjunto JAM Project está completando 15 anos. Criado tendo à frente Hironobu Kageyama e Ichirou Mizuki, o objetivo era - e sempre será - criar e interpretar anime songs (ou anisongs) com muita empolgação e energia, como deve ser um bom tema de seriado de aventura. Rica Matsumoto, Eizo Sakamoto (da banda Animetal) e Masaaki Endo completavam a primeira formação do JAM.

Desde os anos 1990, várias gravadoras no Japão usam temas de animê como plataforma de lançamento de seus artistas, muitas vezes com canções que nada têm a ver com a série. O JAM surgiu como uma resposta a essa situação, mostrando que dava pra fazer anisongs com espírito clássico em uma roupagem moderna, sempre com muito rock. Tem dado certo e a formação, que já mudou bastante, traz atualmente o líder Hironobu Kageyama junto com Masaaki Endo (outro fundador remanescente), Masami Okui, Hiroshi Kitadani e Yoshiki Fukuyama, todos cantores com carreiras-solo anteriores à banda. E ainda, desde 2005 há o brasileiro Ricardo Cruz como membro honorário, participando de gravações, composições e shows. 

O vídeo abaixo mostra a abertura do show histórico de 15 anos da banda, com a participação de todos os ex-integrantes, com exceção de Rica Matsumoto. E o Ricardo Cruz estava lá, cantando ao lado de seus maiores ídolos, como um deles. 




Agora, outro vídeo altamente recomendado. É a nova versão de Skill, canção de 2003 que é uma das mais emblemáticas do conjunto, tendo alcançado o 25o lugar na parada de sucessos da Oricon naquele ano.



Por conta do ano comemorativo, há muita coisa sendo anunciada para os fãs do JAM: 

No próximo dia 15 de junho sai no Japão o novo álbum do JAM, intitulado JAM Project Best Collection XI. Já em 22 de julho, é a vez do novo single, EMERGE, segundo tema de abertura da série Gold Storm. E finalmente, em 9 de setembro, sai a super coletânea JAM Project 15th Anniversary Strong Best Album, que vai ter um álbum de retrospectiva e uma caixa com CDs selecionados, a Strong Box

Tudo isso sem contar a agenda de shows já divulgada, dentro e fora do Japão. Está sendo um ano bastante movimentado para uma banda que merece todo o sucesso que tem e muito mais.  
JAM Project: Aniversário
comemorado em grande estilo
Site oficial: www.jamjamsite.com 

2 comentários:

Usys 222 disse...

JAM Project! Esses soltaram músicas incríveis, com um tremendo espírito ardente. Gosto muito do trabalho deles. E quinze anos? Ao mesmo tempo que vejo como o tempo voa, por alguma razão tenho a impressão de que foi há muito mais tempo.

Uma das minhas músicas favoritas deles, é a GONG, tema do jogo Super Robot Wars Alpha 3. Interessante que dentro do jogo, a criação dela é atribuída ao Basara de Macross 7 e à Lynn Minmay. Gostaria de saber em que parte exatamente a Minmay teria entrado para fazer essa música...

Ale Nagado disse...

Fala, Mr. Usys!

Gosto muito da Gong também. E essa foi a música de estreia do Ricardo Cruz como membro honorário do JAM Project. Como o conheço há muito tempo, aguardei ansiosamente pela gravação. Lembro de ter ficado realmente emocionado quando ouvi a canção pela primeira vez e reconheci sua voz em meio aos cantores do JAM.

E que curiosa essa informação sobre os créditos da música no jogo... Nunca iria imaginar.

Abraço!