quinta-feira, 14 de maio de 2015

Blog em nova fase

Blog de volta e com novidades no formato editorial
Olá! Já faz algum tempo desde que suspendi as atividades deste blog. Como eu havia comentado, precisava de um tempo para me reorganizar, refletir e ponderar. Esse tempo já acabou. 


O que resolvi foi que, mesmo que não trabalhe mais em tempo integral na área criativa, algumas coisas não podem ficar pra trás. A curiosidade, o interesse em aprender e compartilhar informação e uma quantidade enorme de opiniões que me inquietam são coisas inerentes à minha pessoa. Por isso, mesmo de forma irregular (como quase sempre), este blog continua. Não passou pela minha cabeça deletar, pois há muito conteúdo útil para pesquisadores e interessados, mas agora parar de vez também deixou de ser uma opção por enquanto. E mesmo com as dificuldades de sempre, darei um jeito de sempre ter alguma novidade. Para tanto, mudei algumas coisas.

Deixam de existir os boletins numerados e a série "Dicas da blogosfera". Notícias, quando pintarem, continuarão a serem postadas, mas em alguns casos postarei um link para um site confiável com a notícia e aí irei tecer algumas opiniões. 

As dicas de blogs e sites interessantes continuarão a aparecer, mas não irei mais reunir indicações variadas num único post. Agora, quando eu tiver uma indicação de texto ou blog interessante sobre cultura pop japonesa (ou não), irei postar, junto com algumas considerações. Ou seja, assim como no caso das notícias, procurarei fazer posts curtos e usar o espaço para considerações. É um formato mais enxuto e focado em opinião. E quando tiver de pesquisar fontes variadas para elaborar uma redação apropriada, irei fazê-lo sem problema, desde que haja tempo hábil. Não irão aparecer mais nos títulos, mas os termos "blogosfera" e "boletim" continuarão a ser usados nos marcadores, para facilitar buscas. 



As Dicas musicais também serão agora mais simples. Farei apenas uma indicação de vídeo clip por vez (como era antigamente), e tentarei fazer isso com mais frequência, comentando algo sobre o artista escolhido. Eventualmente, alguns nomes serão tema de matérias. É uma das coisas que mais gosto de fazer e muita gente já me contou que descobriu artistas muito bacanas com minhas indicações. 


Nova seção chama os leitores a
participar dos assuntos em pauta
Outra mudança é a introdução de uma nova seção, chamada simplesmente Bate-papo. Inspirado no "Papo com o Machado", do dublador Nelson Machado, será uma seção onde o leitor poderá enviar uma pergunta para mim. Mas as perguntas deverão sempre tocar em temas ligados ao universo da cultura pop japonesa (ou mundial), ou ainda sobre quadrinhos ou até desenho (aspectos profissionais e criativos) e assuntos relacionados. Também poderão ser perguntas relacionadas a trabalhos com os quais estive envolvido, como a revista Herói, as HQs de Street Fighter ou as adaptações de seriados tokusatsu em quadrinhos que escrevi nos anos 1990. 

O foco maior continuará na cultura pop ou na cultura japonesa, sem tocar em política, religião ou coisas que não fazem parte no universo de assuntos deste blog. Temas off-topic certamente continuarão aparecendo vez por outra, mas somente por iniciativa minha. A ideia é bater papo, trocar ideias, interagir mais com os leitores. Mandem perguntas, não pedidos de informação ou sugestão de matérias. É o Bate-papo que vai determinar se o blog terá muitas ou poucas atualizações, pois a interação e a troca de ideias é o que vai nortear essa retomada do blog.

Além disso, quem é leitor do Sushi POP sabe que não adianta perguntar meu episódio favorito de Naruto, porque eu não assisto essa série. Gosto de comentar roteiros, trilhas sonoras, bastidores, criação, direção, arte e narrativa. Aspectos históricos, sociais, soluções inovadoras, referências... Enfim, quero que este blog seja, mais do que nunca, um espaço pra interagir com pessoas que curtem os mesmos assuntos que eu. 


Para participar, envie sua pergunta aqui
E sempre coloque no título: "Bate-papo Sushi POP".

Além da nova seção, resenhas, reportagens, entrevistas e ensaios ainda aparecerão aqui e ali, na medida do possível. 

Se essas mudanças propostas irão resultar em crescimento para este blog, só o tempo dirá. Só sei que eu ainda gosto de escrever, tenho algumas coisas a dizer e quero continuar escrevendo por um tempo ainda sobre cultura pop japonesa e assuntos correlatos ou similares. Certamente uma hora irei parar pra me ocupar de outras coisas nas horinhas realmente livres. Até lá, vamos curtir um pouco mais este espaço.

Até breve. 

PS: E pra quem pergunta sobre o nome...
Inspirado no famoso prato japonês que aceita uma variedade de ingredientes, o nome Sushi POP foi escolhido para batizar este blog, que fala principalmente sobre o vasto universo da cultura pop japonesa e seus muitos "ingredientes"

13 comentários:

Rogério disse...

Bem vindo de volta, Nagado.

Ale Nagado disse...

Obrigado, Rogério.

E sinta-se à vontade para enviar alguma pergunta para iniciar um bate-papo.

Abraço!

Bruno Seidel disse...

Fiquei sabendo ontem (13/5), através de um spoiler seu no Twitter, que o blog iria voltar à ativa no dia de hoje. Excelente notícia!! -)

Só não ficou claro se essa sua sessão "Perguntas & Respostas" vai ser em formato de texto ou em vídeo, já que citou o "Papo com Machado" como referência. Uma versão "vlog" do Sushi Pop poderia ser bem interessante. E nem precisa ser algo muito profissional, com filmagem em HD, estúdio e edição caprichada. O próprio vlog do Nelson Machado é totalmente focado no conteúdo: a edição e o acabamento são bem simples, mas a comunicação é a didática que ele tem pra dialogar com o espectador é excelente! Sei que você domina técnicas de oratória e entende do assunto como poucos. Nunca pensou em algo do tipo? (olha só, tá aí uma primeira pergunta... hehehehehehe!)

Ale Nagado disse...

E aí, Mr. Bruno Seidel!

Uma coisa que faltou explicar é que será tudo respondido em texto. Mesmo um vídeo simples exige alguns cuidados e preparo e não pretendo mexer com isso no momento. Mais pra frente, quem sabe... Mas no momento, o papo será todo em texto, que pra mim é mais rápido e prático.

Abraço! (E aguardo sua 1a participação.)

Usys 222 disse...

Bom ver que decidiu retomar o Blog!

E bem interessante essa nova seção de Bate-papo. Acho que muita gente tem curiosidade sobre como foi fazer as adaptações de seriados e jogos da época. Ou então sobre como era o trabalho com as distribuidoras de vídeos.

Espero pelas novidades!

Ale Nagado disse...

Fala, Usys! Valeu a força!

Eu já estava planejando retomar o blog, mas só depois de julho. Aí, o destino interviu, sofri um acidente e fiquei de molho. Nesse período, veio a ideia do bate-papo pra viabilizar um blog mais ágil e que fosse divertido pra mim. Bom, isso se alguém enviar perguntas. Senão, vou precisar pensar em alguma pauta.

Abraço!

Natália Maria disse...

Olá!!

seja bem-vindo de volta. Acabar com algo assim realmente deve ter feito uma falta. Já considerei de dar uma pausa no Naty in Wonderland, mas eu não consigo e vou levando como posso, sem muito tempo e/ou vontade de pensar quando se quer descansar de um dia de trabalho. xD

Vou continuar acompanhando e fiquei realmente feliz que você tenha "voltado atrás"

Até mais

Raphael Soma disse...

Sabia que não ia ficar muito tempo fora. Bem-vindo de volta, Tio Nagado! :3

Rogério disse...

Boa noite Nagado,

Pode deixar, assim que eu pensar em algo vou te "incomodar". Rsrsrs.

Aliás, lembrei agora que num post do ano passado você mencionou a possibilidade de falar sobre a indústria fonográfica no Japão e suas peculiaridades. Aparentemente as gravadoras continuam tendo algum poder por lá.

Ale Nagado disse...

Oi, Naty!

Menos de um mês depois de deixar em hiato eu já estava pensando em voltar, mas a ideia era fazer isso em julho, ou depois. Daí, fiquei "de molho" forçadamente e deu aquele comichão de retomar, vieram umas ideias pra viabilizar e deu no que deu. Cá estou e obrigado pela força de sempre.

Hey, Mr. Soma! Obrigado pelo apoio e quero ver textos seus com frequência, hein.

E aí, Rogério!
Olha, as gravadoras ainda dão as cartas no mercado fonográfico no Japão. Aliás, não só isso, mas ainda mandam na vida pessoal dos artistas. É tema pra muita conversa ainda.

Abraços a todos e obrigado pelo apoio!

Renato Urameshi disse...

Olá Nagado! Só passando para desejar uma boa volta. Eu acompanho o blog SushiPÒP há pouco tempo, mas sei como é gratificante para você cuidar deste espaço.

Um abraço e sucesso aí com o novo formato!

Ricardo disse...

Soube apenas hoje do retorno do blog.

Fico contente que tenha reaberto o Sushi Pop. Com certeza trará muitas informações interessantes, proporciando a troca de ideias.

Ale Nagado disse...

E aí, Renato!

Obrigado pela força! Desejo sucesso para o Leitura Oriental!

Olá, Ricardo!

Valeu pelo apoio! E falando em troca de ideias, aguardo alguma pergunta sua para a seção "Bate-papo".

Abraços pra vocês!