RECADO AOS VISITANTES:

Olá! O blog ainda está de férias, mas já estou trabalhando em novas postagens. O Sushi POP voltará a ser atualizado no dia 1 de agosto (terça), no período da tarde.

O que vem por aí:
- Ultraman Geed, Novo Lobo Solitário, Katokutai, Pinóquio de Osamu Tezuka, Danger 3, resultado da convocação para trabalhos acadêmicos e mais!

Esteja aqui para conferir. Até breve!

sábado, 7 de março de 2015

Dicas da blogosfera - 16

Vamos a mais uma rodada de indicações de postagens e blogs recomendados. Referências importantes sobre mangá e animê, uma dica para quem quer acompanhar notícias fresquinhas do Japão e, de quebra, duas postagens de blogs gringos pra quem gosta de História. Uma mostra a evolução de Tokyo em fotos e a outra, conta sobre as antigas mergulhadoras do Japão conhecidas como "ama".


Yoru no Yatterman - A continuação de
um grande sucesso da Tatsunoko Pro.
é analisada em um "Test Drive"


1) Degustação de animês


O blog parceiro Leitura Oriental tem uma seção muito interessante intitulada Test Drive. Consiste em reunir análises dos colaboradores acerca de algum animê inédito no Brasil. Sem muita informação prévia, os participantes são convidados a assistir via streaming a algum título que tenha estreado há pouco tempo no Japão. O resultado são análises bastante pessoais, com indicações se vale à pena não acompanhar ou aguardar lançamento por aqui de uma série, com base nos primeiros episódios. 

E além dos colaboradores habituais, há sempre um convidado externo. Na rodada de análises mais recente, fui o convidado da vez e o título analisado foi Yoru no Yatterman, baseado em um antigo sucesso do estúdio Tatsunoko Pro

--- Test Drive - Yoru No Yatterman

--- Todos os Test Drive publicados

****************************************


2) Pesquisa de opinião pública e de mercado sobre mangás

Quais são as preferências do público brasileiro leitor de mangás? Entender um pouco esse nicho de mercado tão diversificado é a proposta de uma pesquisa que reúne vários blogs em torno de um mesmo projeto. Listagens completas de títulos disponíveis em bancas e lojas especializadas são publicadas mensalmente, com apurações também divulgadas mês a mês. 

A iniciativa é do Anime Portifólio e conta com o apoio dos blogs LeituraOrientalAnimeCoteEcchi Must DieOtaku InsideOnly good animesMangatomNaty in WonderlandNetoin, Suco de Mangá e Blog do Gusta. Em todos os blogs participantes há uma seção em que é disponibilizada uma lista para votação e preenchimento. E em todos,  há o acesso à planilha dos resultados do mês anterior. 


****************************************



3) Múltiplas faces de um Japão pouco conhecido

Não exatamente um blog, mas um portal independente de notícias sobre o Japão totalmente escrito em inglês. Cobre de notícias envolvendo política e economia até o submundo do crime e do sexo. Tem o cuidado de ser didático e buscar fontes variadas e é uma valiosa fonte de informação sobre aspectos da vida no Japão que poderão surpreender muita gente. Somente para adultos.

--- The Tokyo Reporter

****************************************

4) Tokyo: passado e presente

O blog colaborativo Japan Info, feito por cidadãos japoneses, publicou uma interessante coleção de fotos que comparam a capital Tokyo nos dias de hoje e como ela era 100 anos atrás, mostrando várias regiões da cidade. É um registro histórico muito bacana, que mostra o impacto do progresso na sociedade japonesa. 

--- Present and past: 100 years of Tokyo

****************************************

5) As últimas sereias do Japão

Agora, um artigo de blog antigo, mas também muito interessante. Fala sobre as antigas mergulhadoras do Japão, chamadas de ama. Mulheres fortes e corajosas que realizavam longos mergulhos em busca principalmente de pérolas. Eram capazes de ficar dois minutos embaixo d´água, subindo para respirar por alguns segundos. E era comum fazer isso até 60 vezes seguidas. 

O mais curioso é que era uma profissão feminina porque acreditava-se que a anatomia da mulher, com sua "camada extra de gordura" permitia reter ar nos pulmões por mais tempo. Com a falta de trajes e equipamentos nas vilas onde moravam, mergulhavam seminuas, sempre com extrema naturalidade. A atividade durou por quase 200 anos e um célebre registro fotográfico foi realizado na metade do século passado.

Essas mergulhadoras (algumas muito jovens) ganhavam muito mais dinheiro que os homens de suas aldeias e eram um símbolo de mulheres fortes e destemidas, que enfrentavam o mar com um sorriso no rosto. Um bom post do blog Messy Nessy Chic para ser indicado por ocasião do Dia Internacional da Mulher. 

-- The last japanese mermaids


5 comentários:

Kauê disse...

Muito legal o link sobre as ama. Fiquei curioso sobre a história delas após ver a novela Ama-chan, da NHK.

Ale Nagado disse...

Puxa, não sabia dessa novela. Se por acaso tiver link para algum streaming desse material (de preferência legendado), pode indicar aqui.

Abraço!

Kauê disse...

Tem o streaming com legendas em inglês aqui: http://www.drama.net/amachan
Em português acho que não existe.

Essa novela ajudou a revitalizar o turismo no nordeste do Japão após o tsunami. Gostei bastante.

Ale Nagado disse...

Opa, valeu. Em inglês já está ótimo.

Vou dar uma conferida. Esse formato de novelas de 15 minutos e com mais de uma centena de episódios é antigo e fez muito sucesso com donas-de-casa que estão sempre correndo. O formato de 12 episódios, tendo cada um cerca de uma hora, parece que pegou mais entre o público jovem. Vamos ver.

Abraço!

guilherme_1992@hotmail.com.br disse...

Séra que algum dia algum fansub irá traduzir para pt-br? infelizmente não possuo um bom inglês.