terça-feira, 29 de abril de 2014

Dica musical: O jazz do Three Primary Colors

Tooru, Emi e Satoshi - Three Primary Colors
Uma banda estreante cheia de personalidade, direto de Tóquio

Dentre os gêneros musicais que gosto, o jazz talvez seja o que eu menos conheça com profundidade, sou um apreciador ocasional. Tenho uns CDs básicos de artistas como Nat King ColeHerbie Hancock, além de algumas coletâneas. Também gosto muito do Vince Guaraldi Trio (da trilha sonora do Snoopy) e alguns outros. E, não faz muito tempo, descobri que o Japão tem um vasto cenário musical voltado ao jazz, com grande destaque para a música instrumental. 


segunda-feira, 21 de abril de 2014

Boletim 55: O adeus de Doraemon?


Uma das séries mais icônicas do animê pode estar perto do fim. É Doraemon, famoso personagem criado pela dupla Fujiko Fujio em 1969. O simpático herói é um gato-robô vindo do futuro para ajudar o atrapalhado e frágil garoto Nobita na dura tarefa de crescer e amadurecer. De seu "Bolso da 4ª  Dimensão", quase todo tipo de traquitana pode aparecer e ele é o incansável amigo e protetor perfeito, conquistando também as crianças da turma de Nobita. 


terça-feira, 15 de abril de 2014

Ataque dos Titãs - O triunfo da criatividade

Ataque dos Titãs: A humanidade
contra gigantes devoradores
de gente. Narrativa perturbadora.
Desde novembro de 2013 a Panini Comics - Planet Mangá está publicando, em forma bimestral, a revista Ataque dos Titãs, a versão em português de um grande sucesso recente dos mangás. Seu título original, Shingeki no Kyojin ("O Avanço dos Gigantes") foi adaptado no ocidente como Attack On Titan, que serviu de base para o título brasileiro. Não há ligação com os titãs da mitologia grega, mas sim uma alusão ao poder dos gigantes, que estão entre as criaturas mais assustadoras já concebidas numa história em quadrinhos.

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Boletim 54 - Surge Ultraman Victory!

Programa semanal do Universo Ultra irá trazer as aventuras de um novo herói ao lado do já conhecido Ultraman Ginga
Ultraman Victory, o
novo e misterioso personagem
A série Ultraman Retsuden (Biografias) realmente conquistou espaço e fincou o pé como o horário semanal dos Ultras na TV japonesa. Além dos resumos, melhores momentos e seleções de episódios clássicos e filmes, o programa (exibido todo sábado na TBS) já apresentou uma minissérie de Ultraman Zero e uma outra mini, com o herói inédito Ultraman Ginga. Uma série de curtas em animação chamada Dai Kaiju Rush também deu as caras, fazendo do programa uma verdadeira viagem épica ao Universo Ultra. Agora, mais uma novidade está agitando os fãs no Japão.


terça-feira, 8 de abril de 2014

A Arte do Desenho: Franco de Rosa entrevista feras do traço

Um dos maiores batalhadores da HQ nacional é também um jornalista, cartunista, editor, roteirista, desenhista e agitador cultural que atende pelo nome de Franco de Rosa. Entre o final dos anos 1980 e início dos 90, quadrinhos vendiam bem nas bancas e gozavam de grande prestígio na mídia.
Franco de Rosa
A maioria dos grandes jornais tinha uma página semanal dedicada a lançamentos e resenhas sobre quadrinhos e Franco de Rosa era o colunista da hoje extinta Folha da Tarde. E ele sempre deu muita força aos trabalhos e autores nacionais. Antes, fora um dos agitadores do fenômeno Grafipar, que tentou - e conseguiu durante um tempo - incentivar a produção profissional de quadrinhos no Brasil, em uma saga narrada no livro Grafipar - A Editora que Saiu do Eixo (Ed. Kalaco). Tendo passado por muitas editoras e tendo exercido praticamente todo tipo de função na parte criativa de uma publicação, Franco tem dado uma nova e importante contribuição para a memória dos quadrinhos nacionais. 

Através da TV virtual Geração Z, ligada ao portal UOL, Franco produz e apresenta um programa semanal onde entrevista, de modo descontraído e em pouco mais de 20 minutos, nomes importantes dos quadrinhos no Brasil. Como numa conversa entre velhos amigos (e geralmente é, pois o Franco conhece quase todo mundo do mercado, ainda mais os veteranos), a série A Arte do Desenho apresenta artistas profissionais falando sobre suas obras, influências e métodos de trabalho. Para quem está começando ou não tem acesso aos entrevistados, é particularmente fascinante presenciar um bate-papo assim. Como curiosidade, as imagens que formam a vinheta de abertura são desenhos e páginas produzidos pelo próprio Franco, ao longo de sua carreira de décadas de dedicação aos quadrinhos e à ilustração. 

A Arte do Desenho vai ao ar ao vivo toda segunda, às 16h00, ficando depois disponível no acervo UOL. Confira algumas das entrevistas já realizadas:

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Ryoichi Ikegami - Mestre do gekigá

Ele foi um dos primeiros artistas de mangá a ter grande reconhecimento no ocidente e está perto de completar 70 anos. Conheça um pouco sobre a carreira de Ryoichi Ikegami, um dos mais habilidosos desenhistas de sua geração. 

Crying Freeman, o assassino romântico que conquistou fãs
no ocidente com o elegante traço de Ryoichi Ikegami