quinta-feira, 20 de março de 2014

Seleção musical: J-pop pra gente grande


A seleção de indicações agora privilegia artistas veteranos, que produzem um pop mais voltado ao público jovem adulto. Possuem fãs que os acompanham há vários anos e preservam grandes qualidades artísticas e autorais, não precisando mais acompanhar as regras do mercado, trilhando seu próprio caminho. Divirta-se!

quarta-feira, 12 de março de 2014

Dicas da blogosfera - 12

Esta é uma seção sem periodicidade onde o Sushi POP indica blogs ou postagens específicas sobre algum assunto interessante. As duas dicas a seguir são imperdíveis para que estuda desenho. Um artigo sobre como o mangá tem mudado através dos tempos e uma entrevista com a talentosa Erica Awano.


Mio, de K-ON,
retratada em
estilos de épocas
diferentes
1) A evolução gráfica do mangá
Eis aqui um artigo extremamente interessante em inglês. Fala sobre como o mangá, de uma forma geral, tem evoluído graficamente. Lembrando que mangá não é um estilo tão uniforme quanto os leigos pensam, há muitas variações dentro dos diferentes segmentos de mercado. 

Ainda assim, é possível perceber mudanças de traço e estilizações que vão se tornando mais populares entre os artistas de cada época. É sobre isso que fala esse artigo do autor Master Blaster, do blog Rocket News 24

O artigo mostra, de modo ilustrado, como certos detalhes vão sendo trabalhados de forma diferente em cada época. 

No exemplo ao lado, a personagem Mio, da série K-ON, aparece retratada, primeiro como foi concebida e nos quadros abaixo, ela vai sendo visualizada como se tivesse sido feita em décadas anteriores. Muito divertido e didático. Porém, faço a ressalva de que a arte usada como exemplo dos anos 90 eu não considero de linhagem mais representativa. Destaco que Sailor Moon, Evangelion, Pokémon, Digimon e Samurai X foram produzidos na década de 1990 e não têm nada em comum com a arte usada como exemplo. 

Pessoalmente, gosto muito dos estilos dos anos 70 e 80. Veja o artigo e comente por aqui.

Analise: Manga and anime, my how you´ve changed 

segunda-feira, 3 de março de 2014

Sete mulheres da cultura pop japonesa

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, conheça sete personalidades femininas da música, do mangá e do tokusatsu que marcaram época. São artistas que passaram no teste do tempo e se tornaram referência em suas áreas de atuação. 

J-MUSIC
Primeiro, quatro cantoras que não apenas venderam milhões de álbuns, mas também tiveram influência massiva na moda, comportamento e se tornaram símbolos de mulheres fortes e donas de seu destino. 
Mais de 50 milhões de exemplares vendidos:
Ayumi Hamasaki é a mulher que mais vendeu
CDs no Japão até hoje.