sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

On The Rocks, de Ricardo Cruz

Capa do EP On The Rocks,
com a arte de Mario Freire
O brasileiro Ricardo Cruz tem uma trajetória de vida única. Fã de seriados tokusatsu, animês e mangás, fez intercâmbio no Japão ainda no colegial e aprendeu japonês, sem nenhuma ascendência oriental. 

Cheio de iniciativa, colaborou com a revista Herói (depois de ter sido leitor por anos), produziu várias revistas, traduziu mangás (como as primeiras edições de Naruto) e no início dos anos 2000 começou a exercer sua paixão musical, cantando em eventos de animê. 


Dono de grande potência vocal, acabou chamando a atenção do cantor e compositor Hironobu Kageyama, membro fundador e líder do JAM Projectgrupo criado para resgatar a essência das anime songs, com uma pegada moderna e bem roqueira. Ricardo venceu uma audição que escolheu, em 2005, um estrangeiro para ser membro honorário do JAM, Daí, vieram gravações, shows e composições com o grupo, participações que foram ficando cada vez mais frequentes. 


E neste segundo semestre de 2014, veio seu primeiro CD solo, na verdade um EP - nome dado aos títulos com poucas canções, um formato entre o single e o álbum. Com 3 músicas - todas compostas por ele, mais as respectivas versões karaokê, On The Rocks também pode ser definido como um maxi-single. A canção que dá nome ao EP é uma grande homenagem de Ricardo Cruz aos seriados tokusatsu dos anos 1980, especialmente os Metal Heroes, categoria da qual fazem parte Jaspion, Gavan, Sharivan e outros.


Ricardo Cruz:
Rock e anime songs na veia!
Para quem conhece bem esse universo de produções que o Ricardo quis homenagear, vale uma comparação: "On The Rocks" parece ter sido composta por um ser que combina o compositor Chumei Watanabe (das trilhas de Jaspion e dos Policiais do Espaço) com Hironobu Kageyama. Aliás, duas das maiores influências no trabalho de Ricardo. 


"Silent road" foi escrita com a colaboração de Masaaki Endoh (também do JAM Project) e é uma balada épica, como se fosse num momento introspectivo do herói imaginário. Finalmente, "Kill Shot" é outro rock heróico, que conta com a narração de Kageyama, numa participação especial. 

No Japão, está disponível por enquanto somente para venda no iTunes, mas foi feita uma prensagem especial para ser vendida no Brasil. (links no final da postagem)

Os arranjos foram escritos por Carlos Tsukada, que também cuidou das gravações e tocou guitarra, baixo, teclados e fez a programação eletrônica. O resultado ficou excelente, mostrando um trabalho totalmente produzido no Brasil com nível internacional. 

Em breve, será lançado um vídeo clip da canção principal, e que tem tudo para atrair a atenção do público fã de tokusatsu. A música vai apresentar um herói original, que vai aparecer lutando contra um monstro em uma pedreira, numa locação muito parecida com a que era muito usada nos seriados da Toei Company. E, cereja do bolo, a identidade humana do super-herói será representada pelo ator Hiroshi Watari (de Sharivan, Spielvan e também o Boomerman de Jaspion), especialmente convidado para vir ao Brasil neste final de ano para gravar esse clipe. As gravações vão incluir um herói de armadura inédito, um monstro, explosões e lutas numa pedreira incrivelmente parecida com as usadas no Japão. Mais nostálgico impossível! 

Com On The Rocks, Ricardo Cruz dá seu maior passo autoral e tenta achar seu espaço no grande e competitivo mercado musical japonês. E isso é só o começo, pois já está em fase de elaboração o repertório para o próximo trabalho, um álbum completo a sair em algum ponto de 2015. 

Preview:


Para comprar o CD físico:

On The Rocks na Livraria Cultura

Para comprar em MP3:

3 comentários:

Renato Urameshi disse...

Po, bacana! Acompanho sempre os trabalhos do Ricardo quando tenho tempo. Sucesso pra ele e espero que dê certo o novo projeto.

Bruno Seidel disse...

Sensacional!!! Vou dar um jeito de conseguir uma cópia desse CD. Todo sucesso do mundo pro Ricardo! O cara merece!

Ale Nagado disse...

O Ricardo eu conheço há muito tempo e posso dizer que ele merece todo o sucesso que puder conseguir. Seu entusiasmo é contagiante e ele faz seu trabalho com dedicação, humildade e comprometimento.

Acima de tudo, ele é daqueles amigos com quem gosto de ficar horas papeando, rindo e filosofando.

Quando o clipe for lançado oficialmente, podem ter certeza de que ele estará aqui no Sushi POP.

Abraços a todos!