segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

All You Need is Kill - No Limite do Amanhã

Chega ao Brasil mangá que adapta o mesmo livro que deu origem ao filme No Limite do Amanhã, com Tom Cruise
Vivendo em um eterno ciclo
de morte e recomeço, Keiji Kiriya
precisa mudar seu destino e
salvar a humanidade
Em um futuro sombrio e perigoso, Keiji Kiriya é um jovem integrante de uma unidade militar especial, onde os soldados recebem poderosas armaduras de combate. A missão deles é enfrentar os mimetizadores, criaturas de origem misteriosa que estão exterminando a humanidade. Keiji está ansioso pela iminência de sua primeira batalha na guerra contra os invasores. 


Na véspera de seu batismo de fogo, conhece a lendária Rita Vrataski, a melhor combatente blindada do mundo. Aparentemente fria e calculista, ela esconde grandes segredos em seu coração, sendo muito solitária em sua dura missão de vida. 

Os mortíferos mimetizadores, a maior
ameaça à raça humana que já apareceu
Logo na primeira investida, o batalhão onde Keiji está é massacrado e ele é dolorosamente morto por uma das criaturas. Então ele acorda, aterrorizado pelo que acredita ser um sonho. Lutando e morrendo de formas diferentes, ele se vê preso em um loop temporal, onde a cada morte ele acorda sempre no mesmo lugar, dia e horário, às vésperas de sua primeira investida. Ele sempre tenta mudar o destino, mas toda vez encontra a morte, revivendo para lutar de novo, como se vivesse em um video game


A cada loop, Keiji vai ficando mais experiente e habilidoso, pois retém todas as memórias e utiliza isso de forma cada vez mais astuta. Incapaz de conseguir triunfar no final, ele descobre não ser o único a viver o fenômeno do loop temporal. 

A solução do mistério é o que poderá levar Keiji, Rita e os demais soldados a uma vitória consistente dentro da grande guerra, mas mesmo o triunfo pode custar muito caro. 

Keiji e Rita: No comando de poderosas armaduras,
eles são a chave para a derrota dos mimetizadores
All you need is kill foi publicado originalmente em 2004 como light novel, um formato de romance ilustrado bastante popular no Japão, com texto de Hiroshi Sakurazaka e arte de Yoshitoshi Abe. A versão mangá lançada pela JBC é um trabalho do desenhista Takeshi Obata (de Death Note e Bakuman), sobre a adaptação concebida por Ryosuke Takeuchi

O traço realista e rico em detalhes de Obata realçou o horror e violência da história, bem como criou cenas de ação grandiosas, dignas de cinema. É impressionante o grau de detalhamento gráfico em uma série que foi publicada em episódios semanais. Tal proeza só foi conseguida porque Obata conta com uma equipe de assistentes que se empenham em dar acabamento impecável e cheio de detalhes em cada quadrinho. Mas isso não tira o mérito dele, um dos mais talentosos desenhistas de sua geração. 
Capa do livro que deu origem
ao mangá e ao filme
O mangá começou a ser publicado em janeiro de 2014 na revista Shonen Jump. Série curta e impactante, rendeu dois volumes, lançados simultaneamente no evento Comic Con XP

A história original de All You Need is Kill foi licenciada em Hollywood e serviu de base para o milionário filme No Limite do Amanhã (Edge of Tomorrow, 2014), estrelado por Tom Cruise. Mesmo com diversas alterações em relação ao original, o filme manteve a estrutura central da narrativa, a chave de seu sucesso. 

Com uma trama ágil e instigante valorizada por uma arte poderosa, é uma série ideal para quem procura uma obra curta e de grande impacto. 

O título de certa forma profana o nome de uma das mais famosas canções dos Beatles, a "All you need is love". Mas uma leitura atenta mostra que não há qualquer apologia à violência ou à guerra, muito pelo contrário. All you need is kill também se mostra, acima de tudo, uma história de amor.

All You Need is Kill 
Autores: Hiroshi Sakurazaka (história original), Ryusuke Takeuchi (roteiro) e Takeshi Obata (arte).
Formato: 12 x 18 cm, com 216 páginas. 
Total: 2 volumes. 
Preço: R$ 12,50 
Lançamento: Editora JBC
- Classificação indicativa: Para maiores de 16 anos. 


Atualização: Posteriormente, a JBC publicou toda a obra em volume único.

Leia também:
A crítica do filme No Limite do Amanhã, publicada no Omelete. 

5 comentários:

Natália Maria disse...

Curioso como me interessei pelo mangá e torci o nariz pelo filme, quando vi o trailer nos cinemas. Contudo, já separei meu exemplar e vou aproveitar para conhecer a história. Pré-conceito é algo que faz mal. E o melhor é que são 2 volumes.

Li o seu texto antes para confirmar se vali a pena comprá-lo ou não. E ouvi dizer que o filme não fez tanto sucesso assim, é verdade?

Até mais

Ale Nagado disse...

Fala, Naty!

Olha, o filme custou por volta de 178 milhões de dólares, mas não se pagou nos EUA, conseguindo lucro somente com a exibição mundial. Ou seja, não foi bem. Só não foi pior porque o Tom Cruise atrai muita gente ao cinema, independente da expectativa sobre o filme, que afinal muita gente não deve ter entendido.

Mas eu não vi o filme e sei que sucesso de bilheteria nem sempre indica se o filme é bom. Um dia tentarei assistir pra ter minha opinião.

Abraço!

Caio Incau disse...

Muito legal o review! Você comentou sobre os assistentes do Obata, você conhece alguma matéria sobre o fluxo de trabalho dele? Seria interessante ver algo deste tipo.

Ale Nagado disse...

Olá, Caio, seja bem-vindo.

Infelizmente, não tenho esse tipo de informação. Como é assunto que me interessa (aliás, tudo ligado a bastidores de alguma produção), se encontrar poderei usar em algum post futuro.

Abraço!

Ale disse...

A verdade era um bom filme, foi divertido eo Imax tem um claro valor acrescentado, eu gostei do enredo e muito boa ação. É altamente recomendável Edge of tomorrow acho que é um dos melhores do gênero.